TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Aplicativos sustentáveis e o seu papel de mudança
   
     
 


23/05/2017

Aplicativos sustentáveis e o seu papel de mudança
5 aplicativos que incentivam uma vida mais sustentável

O mundo passa por uma fase na qual mudanças climáticas extremas, redução dos recursos naturais e crises financeiras testam  os limites da nossa própria sociedade. Um dos fatores contribuintes para  esses problemas é o aumento do nível de consumo e a facilidade que a população tem em descartar seus bens.

Uma cultura mundial do consumo exagerado criou, há anos, tendências como o fast-fashion, no qual marcas introduzem peças novas a cada duas semanas nas lojas. O resultado disso é a aquisição exacerbada de roupas e outros objetos que acabam em lugares de doação. Mesmo com peças sendo doadas, cerca de 84% delas são jogadas fora, o que gera quase 13 milhões de toneladas de lixo, apenas em têxteis, segundo  estudo feito pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).  

Além do consumo acelerado da moda, o consumo de bens no nosso dia-dia é incentivado por uma idealização de que quanto mais coisas possuirmos, melhor. Um clássico exemplo que rebate essa afirmação é o caso da furadeira citado por Rachel Botsman em seu TedTalk, The Case for Collaborative Consumption. Essa ferramenta é utilizada por uma pessoa, em média, cerca de 12 a 13 minutos em toda a sua vida, demonstrando que o compartilhamento de um bem seria uma forma mais sustentável para o planeta e, também, para os nossos bolsos.

Finalmente, olhando para os efeitos ambientais, o consumo de combustíveis fósseis ainda é uma ameaça ao ambiente e precisa ser diminuído o mais rápido possível. Segundo reportagem da PricewaterhouseCoopers, o nível de combustíveis fósseis precisa cair 6.5% ao ano para evitar um aumento de 2 graus celsius na temperatura mundial. Esse aumento em temperatura aceleraria a fusão do ártico e a elevação do nível do mar, afetando  9 milhões de habitantes que vivem em áreas ameaçadas pela elevação do oceano,  apenas no Brasil.   

Apesar dos dados assustadores, existem soluções simples que podem ajudar a desacelerar esse processo e contribuir para uma planeta mais sustentável. Uma delas é o uso de aplicativos criados com o propósito de incentivar um estilo de vida mais consciente e diminuir o impacto pessoal no ambiente.

Tais aplicativos ajudam a população a se conscientizar sobre os impactos ambientais, demonstrando que pequenas mudanças em nossos  hábitos são possíveis e que podem fazer uma grande diferença para o bem comum. Um aumento na conscientização sobre os danos ambientais e as repercussões do consumo exagerado é necessário para que possamos preservar o que temos e garantir que as futuras gerações também possam desfrutar do nosso planeta Terra.  Segue uma lista dos top 5 aplicativos que incentivam um estilo de vida mais sustentável.

1. Skina:

O Skina nasceu com um propósito: aproximar compradores e vendedores que estão por perto. Sob o lema "Olhou pro lado, negócio fechado!", o Skina se destaca pelo uso da tecnologia de geolocalização e busca incentivar uma nova forma de consumo, reciclando bens e estreitando laços entre comunidades. Criado em julho de 2015 e parte da OLX Brasil, o app foi eleito como um dos melhores aplicativos de 2016 pelo Google e, recentemente, passou a aceitar a venda por meio de cartão de crédito como forma de inovar e facilitar ainda mais as transações entre seus usuários. Hoje, já são mais de 5 milhões de downloads de pessoas que, mesmo sem saber, fazem parte de uma rede de colaboração e de um consumo mais consciente.

2. Tem Açucar:  

Tem Açucar é uma plataforma que facilita o compartilhamento de coisas entre vizinhos! O app busca estimular a colaboração, a camaradagem e o senso de comunidade. O objetivo do Tem Açucar é resgatar o hábito de bater na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar. E app da uma mãozinha pra que seja possível bater em várias portas em questão de minutos. Pegar algo emprestado e emprestar suas coisas é uma ótima maneira de economizar dinheiro, agir de forma sustentável e quebrar o gelo na hora de conhecer os vizinhos #ficaadica Ah! E a ajuda é incondicional, você não tem que dar nada em troca e nem pagar por isso, tipo aquele ditado: gentileza gera gentileza.

3. Bla Bla Car:

A BlaBlaCar conecta condutores que fazem viagens de longa distância a passageiros indo para o mesmo destino. Eles viajam juntos e dividem os custos do trajeto. Cada passageiro faz uma contribuição justa pelo seu assento e o condutor não obtém lucro. O serviço está disponível no endereço www.blablacar.com.br e em aplicativos para iPhone e Android. A BlaBlaCar está presente em 22 países, com mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma é construída para criar uma comunidade segura e de confiança, com perfis que contêm nome, foto, biografia, verificação de celular, e-mail e identidade. Além disso, passageiros e condutores se avaliam mutuamente após a viagem. Os membros declaram no seu perfil se são ‘Bla’, ‘BlaBla’ ou ‘BlaBlaBla’ de acordo com sua disposição em conversar durante a viagem, daí vem o nome BlaBlaCar. Durante o primeiro ano da plataforma no Brasil, os usuários do país compartilharam cerca de 1 milhão de assentos em viagens de longa distância.

4. Roupa Livre:

O Roupa Livre conecta iniciativas e pessoas que buscam uma relação mais consciente, carinhosa e cuidadosa com o que vestem. As fundadoras Mariana Pellicari, Gabriela Mazepa e Elisa Dantas se juntaram 3 anos atrás para combinar suas forças e criar um movimento aberto para quem quer experimentar um novo olhar através de eventos, livros digitais, mapeamento de iniciativas, produção de conteúdos e muita mão na massa. Desse movimento surgiu o aplicativo, que é baseado no seguinte proposta: a gente não precisa de roupas novas, a gente precisa de um novo olhar. As fundadoras ressaltam que já existem roupas prontas para várias gerações nesse mundo. Pra fazer uma calça jeans, a gente gasta dez mil litros de água. Diariamente toneladas de sobras de tecidos são jogadas fora. E muitas pessoas são exploradas no processo de produção desenfreada de roupas. Isso não quer dizer que é preciso deixar de se sentir bem e confortável com o que vestimos. Dá pra ter estilo próprio sem prejudicar as pessoas e o planeta, e criar uma nova relação com sua guarda-roupa.

5. GoodPeople:  

Parte do grupo abeLLha, o GoodPeople é um app para conectar talentos e oportunidades complementares. Os usuários podem cadastrar seu perfil com os talentos que tem (profissionais ou não) e também podem publicar os projetos que precisam de talentos complementares. O GoodPeople foi criado em 2015, pelo sueco-carioca Maxim Kejzelman (ex-gerente de produto do bomnegocio.com) e pela paulistana Ana Julia Ghirello (ex-vice-presidente do bomnegocio.com) e ganhou corpo em 2016, quando atingiu a marca de 5 mil usuários se oferecendo seus talentos ou procurando alguém para tirar um projeto do papel. Gratuito para iOS e Android, o GoodPeople também oferece uma solução de grey label para empresas que queiram incentivar o intraempreendedorismo, ou seja, permitir que pessoas se juntem para criar alguma solução inovadora dentro da própria empresa.

FACEBOOK:  https://www.facebook.com/appskina/?fref=ts

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/skina/

TWITTER: https://twitter.com/skina

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Emma Platais: emma@skina-app.com
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br