TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Sindha encaminha parceria com Brigada Militar para ampliação do PROERD
   
     
 


22/05/2017

Sindha encaminha parceria com Brigada Militar para ampliação do PROERD
A BM, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas, já atendeu mais de 1,2 milhão de crianças no RS desde 1998

Uma nova parceria foi encaminhada nesta segunda-feira, 22/05, com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, desenvolvido pela Brigada Militar. Por iniciativa do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), a ideia é firmar um convênio com a Brigada para que o Sindicato possa contribuir para essa iniciativa. "Essa ação atende um dos pilares do Sindha que é o da educação e cidadania. Estamos aqui para oferecer nossa colaboração pelo respeito à instituição da Brigada e por vislumbrarmos nesse projeto algo que realmente faz a diferença na vida das crianças e da sociedade como um todo, com um fator importante que é a possibilidade de medir resultados", disse o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky sobre o interesse de engajamento no Programa.

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Dal'Lago, o PROERD é o principal programa de prevenção em atividade. Foi definido de acordo com a metodologia de gestão atual focado em 3 eixos principais da entidade: atendimentos do 190; repressão qualificada; e prevenção. Desde que foi instituído no Rio Grande do Sul, já atendeu mais de 1,2 milhão de crianças de escolas municipais, estaduais e particulares. Conta com a parceria de diversas entidades, mas precisa, sim, de maior investimento. "A oferta do Sindha é muito bem-vinda. Neste sentido, podemos discutir de que forma o Sindicato pode participar para viabilizarmos esse convênio", ressaltou o coronel Andreis.

Para Henry, através do convênio, a ideia é atingir mais áreas, abrangendo um número maior de escolas. "Queremos ser um elemento multiplicador", enfatizou. Ele informou ainda que há condições de envolver outros sindicatos do interior, especialmente de Caxias, para aumentar esse efeito difusor. Já o vice-presidente do Sindha, João Antonio Klee, lembrou a importância da comunicação desse projeto para um maior engajamento da sociedade. "É preciso trazer essas técnicas de gestão já implantadas pela Brigada para a comunicação também, pois a sociedade precisa saber o que é feito para participar mais".

O próximo passo agora é um encontro entre as áreas técnicas das duas entidades para definirem de que forma se dará a parceria para a formalização do convênio. O próximo encontro está previsto para a última semana de maio.

Sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
O PROERD é um programa onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

Consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Cada currículo tem 10 aulas. Em cada aula um assunto diferente. Os encontros duram até 1 hora. No RS, são 444 policiais militares habilitados como instrutores. O foco são estudantes do 5º, pais e responsáveis.

Fonte: Camejo
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br