TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Embalagens plásticas nos EUA teriam componentes cancerígenos, diz pesquisa
   
     
 


04/11/2009

Embalagens plásticas nos EUA teriam componentes cancerígenos, diz pesquisa
Associação quer proibir substância em embalagens no país. Canadá baniu composição nas mamadeiras.
 
Nos Estados Unidos, uma pesquisa apontou perigos à saúde causados por uma substância presente em plásticos usados em embalagem de alimentos. A preocupação é quase uma unanimidade no país. Embalagens plásticas são cada vez mais substituídas por vidros, por causa do BPA - o Bisfenol-A.

A substância nociva, presente em muitos tipos de plástico, tem composição química semelhante a dos hormônios femininos, e se dissolve, se misturando aos alimentos guardados na embalagem. Muitos produtos já trazem a inscrição de que são “livres de BPA”.

A pesquisa feita com animais revela: o consumo elevado de BPA está ligado ao aumento do risco de câncer de próstata, de mama, problemas do coração, diabetes e doenças no aparelho reprodutor.

O alerta foi dado pela Associação de Serviços aos Consumidores dos EUA, que publicou um estudo sobre o assunto. A médica responsável pela pesquisa diz que o risco maior é para crianças que começam cedo a consumir altas cargas de BPA nas mamadeiras plásticas e no leite líquido industrializado, e que a substância nociva não devia estar na comida. 
 
Segundo o alerta, até embalagens que alegam não ter o Bisfenol estariam contaminadas pela substância e as latas também passaram a ser um perigo, por causa deste plástico que reveste a parte interna.

A associação quer que o governo americano proíba a substância em embalagens do país. No Canadá o BPA foi banido das mamadeiras.
 
O FDA, a agência que controla alimentos e medicamentos, está refazendo as medições, e tem afirmado que a quantidade de BPA existente nos produtos está abaixo da considerada perigosa.

Fonte: G1
Autor: Jornal da Globo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br