TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE lança Projeto Aprendiz Energético e beneficia 1 mil estudantes
   
     
 


29/04/2017

RGE lança Projeto Aprendiz Energético e beneficia 1 mil estudantes
Alunos da rede pública e privada vão estudar técnicas de Eficiência Energética

Na data em que se comemora o Dia da Educação, a Gerência de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE) lança, oficialmente, o Projeto Aprendiz Energético. O programa vai beneficiar 1000 estudantes do ensino médio da rede pública e privada de Caxias do Sul com um curso profissionalizante de Eficiência Energética.

A qualificação, que acontece no turno inverso ao do currículo normal, além de dar uma formação aos jovens auxiliará, por meio de parcerias público-privadas, no encaminhamento ao mercado de trabalho antes do ingresso no ensino superior. O projeto, que tem orçamento de R$ 2,56 milhões, é custeado pela RGE e não gera nenhum ônus para as instituições de ensino, alunos e professores que participam do projeto.

O modelo escolhido para o programa é o Ensino à Distância (EaD) e transmitirá aos estudantes da 2ª série do ensino médio conceitos teóricos de eficiência energética. Além da base teórica, os alunos também poderão aplicar os conhecimentos de segurança e auxiliar na redução das contas de energia elétrica e de água em suas residências, escolas, nas empresas onde terão oportunidade de ingressarem através do projeto.

“Nossa intenção é oferecer uma formação de qualidade e preparar o aluno para o mercado de trabalho. O curso não substitui a faculdade ou uma formação técnica após a conclusão do ensino médio. Mas é um grande passo para a construção de uma carreira de sucesso para quem quer atuar nessa área”, afirma Odair Deters, coordenador de Projetos de Eficiência Energética da RGE.

O curso tem duração entre oito e 10 meses e acontece em uma sala de informática disponibilizada pela escola ou na sede da empresa Datte, parceira da RGE no desenvolvimento do projeto. No total, serão 15 disciplinas e a escola terá acesso completo, por meio de um ambiente virtual, ao histórico do aluno e as etapas evolutivas do processo de ensino. Dois professores de cada uma das escolas participantes do projeto também passam por capacitação e se tornam um tutor da turma de alunos, auxiliando nos desafios propostos pelo programa, que inclui uma gincana, aulas em laboratórios e visitas a empresas para o levantamento de cargas e dados de consumo de energia e de água.

Para o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello, o investimento da companhia na formação dos estudantes em uma cultura de eficiência energética é uma contribuição da concessionária para a criação de uma sociedade mais qualificada. “O apoio a projetos educacionais é uma das características da RGE. Queremos auxiliar na formação de cidadãos conscientes e que saibam a importância do consumo eficiente dos recursos”, afirma Tadiello.

Além de todo curso, treinamento para professores, ambiente virtual de aprendizado, a RGE também fornece material didático e premiará, ao final do curso, os melhores colocados. Ainda foi criada uma parceria para a realização de estágios remunerados ou inclusão dos jovens como aprendizes em empresas de Caxias do Sul com a possibilidade de aquisição de experiência e até de contratação no futuro.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 16 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como: substituição de equipamentos ineficientes, doação de lâmpadas, adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, dentre outros. Com um investimento de mais de R$ 162 milhões em 86 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 84.783 kW e de energia conservada de 286.013 GWh/ano, desde 2001.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência a seus consumidores, sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006, a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. 

Fonte: Assessoria de imprensa RGE
Autor: Guilherme Pulita
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br