TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Músico uruguaio Leonardo Díaz Morales faz pré-lançamento de seu CD no Projeto Chapeu Acústico da BPE
   
     
 


27/04/2017

Músico uruguaio Leonardo Díaz Morales faz pré-lançamento de seu CD no Projeto Chapeu Acústico da BPE
Projeto conta com apresentações de músicos dispostos a movimentar a cena local, sem depender de verba pública ou privada

Música uruguaia com pegada brasileira é a tônica "Minutos de Eternidad", CD do cantor e compositor uruguaio Leonardo Díaz Morales, que tem pré-lançamento no dia 2 de maio, às 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE). O evento inegra o projeto Chapeu Acústico, com produção de Marcos Monteiro, realizado sempre às terças-feiras, com apresentações de músicos dispostos a movimentar a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapeu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.

No violão, harmônica diatônica e interpretação, Leonardo se apresentará acompanhado de Alexandre Munhoz Scherer, no contrabaixo e Bruno Coelho, na percussão. O repertório inclui dez canções, em que assina a letra e música de cinco delas: "Minutos de Eternidad", "Margarita", "Coração Poeta", "A Los Lejos" e "Hechizo de Milonga". Também no programa, "Agua um Candombe Pra Ti", em parceria com Jorge Nicola Prado, que assina a letra e "Bem Mais que Tudo", em que compôs junto com Omar Villela Gomes. E ainda "Garganta con Arena de Cacho Castaña", "Horizontes" de Elaine Geissler e "A Mi Gente" de José Carbajal 'El Sabalero' (ver Los Olimareños).

A música de Leonardo Díaz Morales


A murga tem letra em português. O candombe também – com um leve sotaque, claro! Mas a proposta é justamente mostrar como as diferenças de idioma não impendem uma integração perfeita, que envolve sons e, especialmente, sentimentos que não conhecem fronteiras. Leonardo Díaz Morales não apenas propõe isso, como vive na pele. Uruguaio de Durazno, capital do Departamento de mesmo nome, que fica no coração do país vizinho, veio para o Brasil nos anos 1990 atrás da inspiração que sentia ao ouvir grandes nomes da MPB.

“Eu ouvia Caetano Veloso, Elis Regina, Chico Buarque...achava sensacional. Não entendia nada do que estavam falando (risos!), mas a sensação que aquelas melodias, letras e a maneira como tudo era cantado e tocado, mexiam muito comigo. Quando vim para o Brasil e aprendi português, pensei: o que me impede, como uruguaio, de cantar isso tudo que é tão lindo?”, afirma. Mas foi na música nativista que o músico começou a ganhar projeção. Foi premiado em festivais importantes, como o Carijo, de Palmeira das Missões e a Coxilha, de Cruz Alta. São mais de 30 troféus que guarda com carinho na sua residência, em Porto Alegre. Lançou em 2009 o primeiro CD, "Reminiscências", com algumas das principais composições. Mas foi no ano passado que decidiu realmente fazer o que sempre quis: unir os ritmos do Brasil e Uruguai, que se completam. Sobre a integração das culturas entre os dois países, o artista dispara: “Somos vizinhos, hermanos, temos diferenças que nos completam. Então, por que não fazer uma murga, uma zamba, um candombe em português? Cantar uma canção em espanhol, uma valsa com roupagem de MPB e um sotaque castelhano?”

Por isso, apresenta em maio “Minutos de Eternidad”, que tem participação de grandes nomes da música brasileira – e por que não dizer mundial? - como o violonista Yamandu Costa. Em Porto Alegre o pré-lançamento será no próximo dia 2, terça-feira, na Biblioteca Pública do Estado. Morales participa do projeto Chapéu Acústico, a partir das 19h.

“Esse espaço de música na Biblioteca é incrível. O fato da contribuição ser espontânea, das pessoas poderem curtir música de qualidade, tendo à disposição todos os estilos a baixo ou nenhum custo é sensacional. Também por isso, nessa ideia de compartilhar sons, ritmos e experiências, disponibilizaremos pra quem for nesse pré-lançamento algumas das músicas do meu novo CD de graça, para download. A ideia é que as pessoas apreciem, compartilhem e tenham bons sentimentos com nosso trabalho”, fala sobre a BPE, local escolhido para o pré-lançamento em Porto Alegre.

Interessados podem fazer download da zamba "A Los Lejos" com Yamandu Costa e ""Água - um Candombe pra Ti", através do link: https://wetransfer.com/downloads/981d5558685d6cb54db3219da0d500c020170420201733/8f47c4e20844069ccab8f50f2c8897a020170420201733/77b807

Serviço:

Dia: 2 de maio de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara).
Informações e entrevistas: Com a jornalista Caroline Patatt (telefone 51 8411-7056 e e-mail cpatatt@gmail.com) ou com o produtor Marcos Monteiro (fones 3013-2236/9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br)
Contribuição espontânea.

Fonte: Biblioteca Público Estado RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Gustavo Roth


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br