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Palestra mostra desafios mentais que promovem melhorias para o varejo
   
     
 


24/03/2017

Palestra mostra desafios mentais que promovem melhorias para o varejo
Evento realizado no Shopping Total, em Porto Alegre (RS), contou com palestra do professor Chicão Lumertz e apresentação do programa Qcomércio

Seja no planejamento estratégico da empresa ou mesmo em ações do dia-a-dia, a mente comanda todas as nossas ações que direcionarão para o sucesso ou fracasso. A lição foi transmitida em palestra direcionada a lojistas do Shopping Total, na capital gaúcha na manhã desta quarta-feira (22/03). O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, enalteceu a presença dos lojistas no encontro.

- É com grande satisfação que vemos a presença e participação de todos em um evento que é dedicado a pensar a Qualidade no varejo. É fundamental que todos estejam preparados para esse cenário que estamos vivendo no Brasil que é de muita dificuldade - afirmou.

A palestra "Liderança Mindset - Atenção Plena" do consultor empresarial e fundandor da Selcon Consultores Associados, Chicão Lumertz, provocou reflexões na plateia, falando sobre teorias e comportamentos da mente do consumidor e do lojista.

- Uma das lições é compreender que, muitas vezes, não comandamos o nosso próprio pensamento que está sobrecarregado pela rotina do mundo atual. Estamos com a cabeça cheia e não nos damos conta que existem pessoas ao nosso lado. É uma alegria poder olhar no rosto de uma pessoa - afirmou.

Também foi dado destaque à importância de trabalhar o treinamento de todos colaboradores. Valores começam a provocar conflitos na mente das pessoas. Se o vendedor não for treinado, pode ter um comportamento inadequado em uma situação adversa. Comportamentos errados são percebidos a todo instante e é preciso saber colocar esse chamado filtro, segundo o palestrante. Para isso, destacou os quatro tipos de insatisfação, mais comuns: reclamar do que falta, reclamar do relacionamento, reclamar do que não consegue fazer e reclamar da gestão e da cultura de empresa.

- É natural ter insatisfações, mas não pode ser normal estar insatisfeito o tempo inteiro - completou Lumertz.

Para entender o diferencial dos melhores profissionais, o especialista reforçou a importância de entender que orientação não é crítica. Além disso, críticas são profissionais e não pessoais a ajudam a melhorar a performance. Outra dica é não reclamar da situação e sim ajudar a transformar o cenário.

Ao final do encontro, o superintendente da FCDL-RS, Leonardo Neira, apresentou o programa Qcomércio, desenvolvido para o fortalecimento do varejo e que é referência nacional no desenvolvimento da cultura da Qualidade.

- É preciso desmistificar a ideia de que planejar é difícil. O programa Qcomércio surgiu de uma provocação muito clara de que a preocupação com a Qualidade era necessária não apenas na indústria. O varejo é parte disso e passou-se a buscar a qualificação com foco no desenvolvimento, formação e estruturação das empresas - explicou.

Desde o início do programa 1.106 empresas participaram do Qcomércio. Em pesquisas, comprovou-se que 85% das participantes estavam satisfeito. Além disso, 67% aumentaram a lucratividade.

Fonte: Play Press
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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