TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Jaime Lerner, cineasta e escritor, lança seu terceiro livro
   
     
 


21/03/2017

Jaime Lerner, cineasta e escritor, lança seu terceiro livro
O romance “O Fazedor da Utopia”, e-book disponível pela Amazon a partir do dia 2 de abril, faz uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira em sua relação com a política

“A Cidade é uma máquina maravilhosa que os homens inventaram para que os estranhos interajam. Essa máquina é destruída pela violência, pelo risco e pelo medo.” É com a frase citada do seu documentário “Referendo” (2012) que Jaime Lerner abre sua mais recente publicação. O romance “O Fazedor da Utopia”, disponível em e-book pela Amazon a partir do dia 2 de abril, reflete acontecimentos políticos da história contemporânea do Brasil ao narrar a trajetória do prefeito da fictícia cidade de Miramar – uma espécie de laboratório de um projeto de país, colocado à prova pelas atitudes dos principais envolvidos em sua concretização. Após o lançamento, o livro poderá ser baixado gratuitamente pelo link http://a.co/8SIAHF9 por três dias (dias 2, 3 e 4 de abril).

O autor retoma temáticas sociais e políticas, presentes em suas produções para cinema como “Referendo” e “Harmonia” (2000), através de uma narrativa ágil e fragmentada. O personagem principal, Augusto Severo Diniz, um jovem idealista que resolveu encarar os meandros da política no Brasil e foi eleito como cabeça de uma prefeitura, é apresentado em um momento de crise. O leitor é transportado a um mosaico de suas memórias, devaneios e reflexões na tentativa do prefeito de entender o que deu errado em seu projeto e buscar uma saída.

Lerner comenta o trabalho: “O livro é construído como um drama que reflete a turbulência e complexidade de seu personagem, e faz uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira e sua relação com a política. A visão é bem distinta da corrente polarização entre 'haters' e 'lovers' que acompanha o atual momento conturbado do Brasil”. O escritor retrata diversas facetas do poder, traçando um amplo panorama sobre as questões éticas envolvidas na política a partir dos momentos da vida do personagem Augusto. A capa é de Lerner e Paula Trusz.

Autor da novela “Grupo de Risco” (1990), publicada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), e do volume de contos “Entre Quatro Paredes” (1996), pelo Fumproarte, Jaime flertou com a Literatura também a partir do cinema com seu docficção “Dyonélio” (2013) sobre o escritor gaúcho Dyonélio Machado. Participou ainda da Antologia Jewish Writing in the Contemporary World, com o conto “HERANÇA- HERITAGE”, no livro Jewish Writing in Brazil, publicado pela University of Nebraska Press. Atualmente dirige a minissérie “Caixa Preta”, que será exibida ainda neste ano pelo Canal Prime Box Brazil.

- No dia 23 de março, Lerner estreia seu novo blog: o “Blog do Lerner” (http://blogdolerner.wordpress.com). Na página, ele tecerá comentários sobre obras cinematográficas a partir do ponto de vista de quem faz cinema, esmiuçando o arsenal de recursos que os cineastas utilizam para contar as boas histórias que chegam às telas. Obras literárias também entrarão nas análises do autor, que não deixará de manter os leitores atualizados sobre seus trabalhos em desenvolvimento.

Mais sobre o autor

Jaime Lerner é escritor, roteirista, diretor e diretor de fotografia de produções para cinema e TV. Formado em Cinema e TV na Academia de Cinema Beit-Zvi, em Israel, foi professor nos cursos de extensão e pós-graduação em cinema na PUC-RS e participou da equipe de criação do curso de audiovisual da UNISINOS, onde também lecionou. Dirigiu 16 filmes entre os gêneros de ficção e documentário, além de diversos vídeos publicitários, clipes musicais e campanhas políticas. Seus trabalhos foram premiados em Gramado, Brasília, Rio-Cine, Brazilian Film Festival of Toronto, entre outros festivais. Atuou na direção da Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS (APTC – ABD – RS), sendo presidente em duas gestões, foi vice-presidente da FUNDACINE-RS e presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD Nacional). 

Fonte: Mariana Sirena
Autor: Mariana Sirena
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Mariana Sirena


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br