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CPFL Energia: inovação em tecnologia aumenta efetividade contra ligações irregulares
   
     
 


23/02/2017

CPFL Energia: inovação em tecnologia aumenta efetividade contra ligações irregulares
Nos casos em que a nova metodologia de cruzamento de dados foi utilizada, as distribuidoras do Grupo alcançaram índices de 90% de acerto

Em linha com o que há de mais moderno em tecnologia de medidores inteligentes e o cruzamento de análise de dados, as distribuidoras da CPFL Energia – a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e controladora da Rio Grande Energia (RGE) – têm conseguido aumentar a identificação de ligações clandestinas e fraudes de energia. A nova metodologia de cruzamento inteligente dos dados começou a ser aplicada em clientes do Grupo A (grandes consumidores de energia elétrica), que já possuem medidores inteligentes instalados em suas residências. Nos casos em que essa ferramenta foi utilizada, a distribuidora alcançou um índice de 90% de acerto na identificação de problemas.

Ao longo de 2016, foram realizadas 290 mil inspeções para identificar desvios de energia elétrica. Nos clientes do Grupo A, foram 14 mil inspeções e no Grupo B (clientes residenciais), 273 mil. A iniciativa contribuiu para que as distribuidoras da CPFL Energia recuperassem 372 GWh de energia, o que seria suficiente para atender o consumo anual de 146 mil clientes residenciais. Somente na área de concessão da RGE, em todo ano passado, foram realizadas 61.866 inspeções. Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi a que concentrou o maior número de vistorias: 8.594.

De acordo com Dilson Fernando Martins, gerente de Recuperação de Receita, a perspectiva é aumentar o número de inspeções em 27% neste ano. “Nossa proposta é ampliar a ofensiva da CPFL para regularizar as ligações clandestinas e acabar com a fraude.” E acrescenta: “O uso irregular da energia traz prejuízos a todos e, por isso, colocamos nossos esforços em combatê-lo e alcançar índices de perdas não-técnicas próximos a zero”.

Atualmente, o índice de perdas comerciais, como é chamada a energia desviada dos medidores – seja de forma intencional ou por fatores técnicos – gira em torno de 2,5% nas distribuidoras do Grupo. Este é um dos menores índices entre as distribuidoras do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Capacitação do time

A nova metodologia para desvendar as fraudes é um dos primeiros ganhos comerciais que as Smart Grids (redes inteligentes) trazem para a CPFL, unindo-se aos benefícios técnicos e operacionais propostos pela tecnologia. O método só é possível de ser aplicado, porque todos os clientes do Grupo A têm medidores inteligentes instalados. Estes medidores possibilitam acesso a dados técnicos sobre o consumo que, quando analisados e cruzados com o perfil do cliente e combinados a plataformas de inteligência artificial, sinalizam a existência ou não de um problema. Uma equipe de inspeção é destacada para fazer uma investigação no local e pode identificar se o apontamento significa uma fraude ou um problema técnico.

Além do uso da tecnologia, a CPFL também intensificou a formação e o treinamento de 300 agentes da equipe de Recuperação de Energia que, trabalhando em conjunto a autoridades policiais, puderam regularizar ligações e impedir a prática de furto de eletricidade, considerada um ato criminoso. “Essas inspeções são realizadas em residências, comércios e indústrias. As equipes fazem uma verificação detalhada de todo o padrão de medição, inclusive eventuais desvios de energia elétrica diretamente do sistema da empresa. Também apoiamos e somos apoiados pelas autoridades policiais na identificação de casos mais complexos”, comenta Martins. “As perdas comerciais contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estabelecer a tarifa de energia em cada área de concessão”, alerta.

Furto de energia elétrica: prejuízo para todos

Considera-se furto de energia quando há uma ligação direta na rede elétrica sem o conhecimento e autorização da concessionária de energia. São os conhecidos “gatos”. Já a fraude ocorre quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo no medidor de energia, com o objetivo de reduzi-lo. Ambos são crimes previstos no Código Penal e a pena é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a CPFL Energia promove a regularização dos clientes residenciais de baixa renda, trazendo cidadania e promovendo ações educacionais sobre o uso consciente de energia elétrica. Em 2016, o Grupo investiu R$ 5,26 milhões nesta ação, no estado de São Paulo, beneficiando 1.950 famílias.

Cidades da área de concessão da RGE onde mais ocorreram inspeções 

Município
Número de inspeções
Gravataí
8.594
Caxias do Sul
7.479
Passo Fundo
3.152
Cachoeirinha
2.939
Santo Ângelo
2.507
Santa Rosa
2.108
Erechim
1.826
Taquara
1.260
Farroupilha
1.152
Bento Gonçalves
983
Toda área de concessão
61.866
 

Como denunciar

Para reduzir estes riscos e o furto de energia, as distribuidoras da CPFL Energia mantém um programa constante de inspeções. A CPFL criou vários canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações sem a necessidade de identificação do denunciante.

Confira a seguir:

· E-mail: denunciafraude@cpfl.com.br: esse canal atende as demandas pontuais dos seguintes órgãos: Ouvidoria, Grupo “A”, Agências de Atendimento, dentre outros

· Telefone: Denúncia de Furto de Energia pelo telefone 0800 721 0721, os clientes do Grupo CPFL conseguem denunciar as possíveis fraudes e furtos de energia

· Web: pelo endereço eletrônico www.rge-rs.com.br/atendimento-a-consumidores/produtos-e-servicos/Paginas/denuncia-de-furto-de-energia.aspx

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência a seus consumidores, sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006, a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Fonte: RGE
Autor: Guilherme Pulita
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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