Em linha com o que há de mais moderno em tecnologia de medidores inteligentes e o cruzamento de análise de dados, as distribuidoras da CPFL Energia – a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e controladora da Rio Grande Energia (RGE) – têm conseguido aumentar a identificação de ligações clandestinas e fraudes de energia. A nova metodologia de cruzamento inteligente dos dados começou a ser aplicada em clientes do Grupo A (grandes consumidores de energia elétrica), que já possuem medidores inteligentes instalados em suas residências. Nos casos em que essa ferramenta foi utilizada, a distribuidora alcançou um índice de 90% de acerto na identificação de problemas.
Ao longo de 2016, foram realizadas 290 mil inspeções para identificar desvios de energia elétrica. Nos clientes do Grupo A, foram 14 mil inspeções e no Grupo B (clientes residenciais), 273 mil. A iniciativa contribuiu para que as distribuidoras da CPFL Energia recuperassem 372 GWh de energia, o que seria suficiente para atender o consumo anual de 146 mil clientes residenciais. Somente na área de concessão da RGE, em todo ano passado, foram realizadas 61.866 inspeções. Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi a que concentrou o maior número de vistorias: 8.594.
De acordo com Dilson Fernando Martins, gerente de Recuperação de Receita, a perspectiva é aumentar o número de inspeções em 27% neste ano. “Nossa proposta é ampliar a ofensiva da CPFL para regularizar as ligações clandestinas e acabar com a fraude.” E acrescenta: “O uso irregular da energia traz prejuízos a todos e, por isso, colocamos nossos esforços em combatê-lo e alcançar índices de perdas não-técnicas próximos a zero”.
Atualmente, o índice de perdas comerciais, como é chamada a energia desviada dos medidores – seja de forma intencional ou por fatores técnicos – gira em torno de 2,5% nas distribuidoras do Grupo. Este é um dos menores índices entre as distribuidoras do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Capacitação do time
A nova metodologia para desvendar as fraudes é um dos primeiros ganhos comerciais que as Smart Grids (redes inteligentes) trazem para a CPFL, unindo-se aos benefícios técnicos e operacionais propostos pela tecnologia. O método só é possível de ser aplicado, porque todos os clientes do Grupo A têm medidores inteligentes instalados. Estes medidores possibilitam acesso a dados técnicos sobre o consumo que, quando analisados e cruzados com o perfil do cliente e combinados a plataformas de inteligência artificial, sinalizam a existência ou não de um problema. Uma equipe de inspeção é destacada para fazer uma investigação no local e pode identificar se o apontamento significa uma fraude ou um problema técnico.
Além do uso da tecnologia, a CPFL também intensificou a formação e o treinamento de 300 agentes da equipe de Recuperação de Energia que, trabalhando em conjunto a autoridades policiais, puderam regularizar ligações e impedir a prática de furto de eletricidade, considerada um ato criminoso. “Essas inspeções são realizadas em residências, comércios e indústrias. As equipes fazem uma verificação detalhada de todo o padrão de medição, inclusive eventuais desvios de energia elétrica diretamente do sistema da empresa. Também apoiamos e somos apoiados pelas autoridades policiais na identificação de casos mais complexos”, comenta Martins. “As perdas comerciais contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estabelecer a tarifa de energia em cada área de concessão”, alerta.
Furto de energia elétrica: prejuízo para todos
Considera-se furto de energia quando há uma ligação direta na rede elétrica sem o conhecimento e autorização da concessionária de energia. São os conhecidos “gatos”. Já a fraude ocorre quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo no medidor de energia, com o objetivo de reduzi-lo. Ambos são crimes previstos no Código Penal e a pena é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.
Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a CPFL Energia promove a regularização dos clientes residenciais de baixa renda, trazendo cidadania e promovendo ações educacionais sobre o uso consciente de energia elétrica. Em 2016, o Grupo investiu R$ 5,26 milhões nesta ação, no estado de São Paulo, beneficiando 1.950 famílias.
Cidades da área de concessão da RGE onde mais ocorreram inspeções
Município
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Número de inspeções
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Gravataí
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8.594
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Caxias do Sul
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7.479
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Passo Fundo
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3.152
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Cachoeirinha
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2.939
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Santo Ângelo
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2.507
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Santa Rosa
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2.108
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Erechim
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1.826
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Taquara
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1.260
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Farroupilha
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1.152
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Bento Gonçalves
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983
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Toda área de concessão
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61.866
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Como denunciar
Para reduzir estes riscos e o furto de energia, as distribuidoras da CPFL Energia mantém um programa constante de inspeções. A CPFL criou vários canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações sem a necessidade de identificação do denunciante.
Confira a seguir:
· E-mail: denunciafraude@cpfl.com.br: esse canal atende as demandas pontuais dos seguintes órgãos: Ouvidoria, Grupo “A”, Agências de Atendimento, dentre outros
· Telefone: Denúncia de Furto de Energia pelo telefone 0800 721 0721, os clientes do Grupo CPFL conseguem denunciar as possíveis fraudes e furtos de energia
· Web: pelo endereço eletrônico www.rge-rs.com.br/atendimento-a-consumidores/produtos-e-servicos/Paginas/denuncia-de-furto-de-energia.aspx
Sobre a RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do estado.
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência a seus consumidores, sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006, a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.