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Polêmica com DDA
   
     
 


30/10/2009

Polêmica com DDA
"Custo não pode ser só do cliente"
Entidade pede garantias ao BC

Dois dos principais órgãos de defesa do consumidor de São Paulo têm posições diferentes sobre o sistema DDA de pagamento de boletos por meio eletrônico. O Procon-SP se pronunciou exclusivamente por meio de nota oficial, sob a justificativa, manifestada por um assessor, de não buscar fazer "juízo de valor, nem contra nem a favor". Na nota, de 19 linhas, outra vez assinada pela Assessoria de Imprensa, a entidade registra o alerta de que "o consumidor não é obrigado a aderir ao sistema DDA".

Na Pro Teste, entidade que conta com o apoio de ONGs internacionais e conta com 350 mil filiados em diversos países, a posição é firme e clara: "Lemos os contratos de adesão feitos pelos bancos e não há nenhum item que garanta que o novo serviço não será cobrado dos clientes", reclama a coordenadora Maria Inês Dolci.

"É claro que somos a favor do avanço da tecnologia, mas não tem cabimento que cada passo adiante tenha um custo para o público."

A coordenadora da Pro Teste promete fazer gestões com o Banco Central para que o impedimento de cobranças pela utilização do DDA fique rigorosamente explicita na relação entre os bancos e seus clientes.

Fonte: O Estado de S. Paulo
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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