TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cobertura CONGREGARH 2009
   
     
 


30/10/2009

Cobertura CONGREGARH 2009
Últimas notícias

Especialista em Tecnologia da Informação abre terceiro dia do CONGREGARH 2009

Ethevaldo Siqueira, colunista de O Estado de São Paulo e da Revista Época apresentou a palestra Uma nova realidade: mudanças tecnológicas e de paradigmas.
 
A palestra de abertura do último dia do CONGREGARH, promovido pela ABRH-RS, ficou por conta de Ethevaldo Siqueira, escritor e especialista em Tecnologia da Informação. O colunista do jornal O Estado de SP e da Revista Época, apresentou Uma nova realidade: mudanças tecnológicas e de paradigmas, em que expôs as grandes transformações do século XX e XXI.
 
Segundo ele, “a mudança é a grande característica dos nossos tempos. Estamos vivendo um tsunami de transformações que não podemos controlar. Adaptar-se, então, é uma necessidade de sobrevivência”. Siqueira abordou as dez alavancas que moldam o mundo de 2025, tendo como base a convergência digital: microeletrônica, computadores, software, internet, wireless, fibras ópticas, mass storage, nanotecnologia, networking e biotecnologia.  
 
O jornalista apresentou diversos dados ilustrando as aceleradas mudanças tecnológicas, como a evolução dos chips de memória, que com a capacidade de armazenamento de 1 byte em 1970, passou para 1 gigabyte em 2000, chegando a 1 terabyte em 2010. “O poder dos computadores cresceu dez bilhões de vezes entre 1950 e 2000. Nada cresceu nessa proporção”, afirmou. Ele falou também das novas tendências para o uso da internet, como a internet das coisas, com todos os dispositivos e objetos dotados de conectividade e inteligência; e da Web 3.0, permitindo retorno semântico nas pesquisas e não apenas a incidência dos termos digitados.       
 
Siqueira destacou a nanotecnologia como uma grande aposta para o futuro. “Em 2015, a previsão é de materiais e máquinas revolucionárias em escala molecular e atômica. Os nanorrobôs poderão ser utilizados de diversas formas: destruindo micróbios, matando tumores ou patrulhando a corrente sanguínea”. E acrescentou que o Brasil felizmente tem nanotecnologia, “campo altamente multidisciplinar que tem potencial para revolucionar maior do que a da microeletrônica”.   
 
Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias, Ethevaldo Siqueira trabalha atualmente como colunista do jornal O Estado de S. Paulo, para o qual escreve desde 1967. É professor de Tecnologia da Informação e autor de livros como 2015 - Como Viveremos, focalizando o impacto das tecnologias da informação e das comunicações na vida humana, Tecnologias que Mudam Nossa Vida e Para Compreender o Mundo Digital.
 
Com o tema Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento, a 4ª edição do CONGREGARH, que iniciou dia 28 de outubro, segue até o final da tarde de hoje com palestras de profissionais e personalidades renomadas nacional e internacionalmente. O Congresso acontece no Centro de Eventos da PUCRS.
 
Google e Azul Linhas Aéreas apresentam suas experiências em Recursos Humanos durante o CONGREGARH 2009
 
Deli Matsuo, da Google, e Johannes Castellano, da Azul Linhas Aéreas, participaram do painel Empresas que convergem com o novo tempo.
 
Nesta sexta-feira, 30 de outubro, a 4ª edição do Congresso de Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-RS, reuniu o diretor de Recursos Humanos para América Latina da Google, Deli Matsuo, e o diretor de Recursos Humanos da Azul Linhas Aéreas, Johannes Castellano. Durante o painel Empresas que convergem com o novo tempo eles apresentaram as inovadoras políticas de gestão de recursos humanos das empresas.
 
Castellano defendeu que as áreas de Recursos Humanos precisam estar mais integradas no negócio da empresa. Ele exemplificou falando da sua participação no Comitê Executivo da Azul, tomando parte em diversas decisões estratégicas. Ele também destacou a forma como a empresa trabalha, preocupada com a satisfação dos funcionários. “É muito bom trabalhar com gente que gosta de gente de verdade”, afirmou. Castellano perguntou como sustentar uma relação a longo prazo, e respondeu, “sabendo escutar o outro”. Segundo ele, o ambiente da Azul é aberto ao diálogo, tendo por valores, segurança, consideração, integridade, paixão, inovação e exemplo. “Em um ano e sete meses de empresa, tivemos zero operações trabalhistas”, ressaltou.
 
Matsuo falou que atualmente, com as relações digitais, “o mundo passou a ser o quintal das pessoas”. Dessa forma, ressaltou que o Google trabalha com pessoas que poderiam estar trabalhando em qualquer lugar do mundo. Matsuo explicou um pouco sobre a inovadora política de Recursos Humanos do Google, criada por dois acadêmicos sem experiência no mundo corporativo. Segundo ele, o segredo da estratégia está no recrutamento, com 100% dos currículos sendo analisados pelo board da companhia, que procura pessoas preocupadas com o coletivo, “ninguém consegue trabalhar sozinho no Google”, afirmou. Segundo ele a empresa trabalha de forma muito democrática, em pequenos grupos de cinco a seis pessoas. “Todos com muita autonomia, ousando sem medo de errar”. Sobre a retenção dos jovens talentos, Matsuo afirmou que não há muito o que fazer. “Seguimos uma regra que é investir nos colaboradores”. Entre os benefícios, ele citou que a empresa cede 20% do tempo diário para os funcionários dedicarem-se a projetos de interesse pessoal e destacou o Orkut como um projeto bem-sucedido que surgiu dessa forma.      
 
Com o tema Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento, a 4ª edição do CONGREGARH, que iniciou dia 28 de outubro, segue até o final da tarde de hoje com a palestra de encerramento de Ariano Suassuna. O Congresso acontece no Centro de Eventos da PUCRS.
 
Unimed Porto Alegre apresenta IBE no CONGREGARH 2009
 
Realizada pela Unimed Porto Alegre, a pesquisa foi apresentada ao público do Congresso de Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-RS, no Centro de Eventos da PUCRS.
 
O Índice Bem-Estar Unimed Porto Alegre (IBE) foi apresentado no início da tarde de hoje, 30 de outubro, no Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH-RS – CONGREGARH 2009, que ocorre no Centro de Eventos da PUCRS. O superintendente da Unimed Porto Alegre, Julio Wilasco, apresentou um vídeo sobre o estudo ao público do evento.
 
O IBE é o resultado de uma ampla pesquisa que revelou o nível de bem-estar da população da Capital gaúcha e outros 12 municípios da região de atuação da Unimed Porto Alegre (Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Esteio, Gravataí, Osório, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia, Torres, Tramandaí e Viamão). Foram entrevistas 1.455 pessoas que foram avaliadas em 12 dimensões: Convívio Social, Relação com o Trabalho, Cultura e Lazer, Autonomia e Liberdade, Meio Ambiente, Hábitos Alimentares, Bem-Estar Psicológico, Espiritualidade, Bem-Estar Físico, Acesso Básico, Governo e Avaliação da Vida.
 
A pesquisa integra o Projeto Bem-Estar Unimed Porto Alegre, que busca sensibilizar médicos, lideranças empresariais, famílias, governos e a sociedade em favor do bem-estar, estimulando práticas benéficas e contribuindo para uma sociedade bem informada, com maior qualidade de vida e mais feliz.
 
O índice geral de bem-estar da população de Porto Alegre ficou em 0,67 (numa pontuação de 0 a 1). Já nas demais cidades participantes, a média foi 0,68. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, os professores doutores da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Rossi e Teniza da Silveira, este índice está de acordo com a média de outros países, onde pesquisas semelhantes já foram aplicadas, com exceção de países muito desenvolvidos, onde o índice fica mais próximo de 0,80.
 
Desafios da liderança foi tema de palestra durante o CONGREGARH 2009
 
A especialista em gestão de carreira e coaching, Vicky Bloch, e o Consultor especialista em executive search e articulista da Revista Você S.A., Luiz Carlos Cabrera, comandaram a palestra que apresentou os resultados do Fórum de Presidentes, realizado no dia 2 de outubro pela ABRH-RS.
 
Nesta sexta-feira, 30 de outubro, a 4ª edição do Congresso de Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-RS, reuniu a especialista em gestão de carreira e coaching, Vicky Bloch, e o Consultor especialista em executive search, Luiz Carlos Cabrera, o diretor superintendente da Selenium, Rodrigo Rihl Kriest, e o presidente executivo da Sicredi, Ademar Shardong. Com o tema O Desafio da Liderança neste Novo Tempo, a palestra apresentou os resultados do Fórum de Presidentes, realizado pela ABRH-RS esse ano.    
 
Vicky Bloch falou que atualmente, “o exercício da liderança é de grande complexidade”, devido à diversidade de pessoas que atuam dentro das empresas. Comentando os resultados do Fórum de Presidentes, ela falou que os principais pontos levantados pelos executivos foram relativos a atração de talentos (97%), a de como manter o engajamento dos profissionais (95%) e a capacidade de inovação como diferencial competitivo (90%).
 
Rodrigo Rihl Kriest apresentou os resultados referentes à atração e retenção de talentos. Segundo ele, a principal conclusão foi a de que “os profissionais procuram as empresas que têm grande reputação e imagem”, que compartilhem dos seus valores e provoquem orgulho. Ele falou que o grande desafio é as organizações identificarem o perfil adequado e saber como se comunicar com esse profissional. “As empresas querem reter seus talentos, mas não agem neste sentido ou não sabem como agir”, destacou.        
 
Ademar Shardong abordou o papel dos Recursos Humanos e a Sucessão nas organizações. Segundo ele “justifica-se a denominação de área de gestão de pessoas quanto esta efetivamente estiver comprometida com o objetivo e a estratégia da empresa”. Quanto à sucessão, ele defendeu que “a sucessão não deve ser um fato, um episódio. A sucessão deve ser um processo conhecido de toda a organização, inserido nas práticas de governança estrategicamente inseridas”. 
 
Luiz Carlos Cabrera ressaltou que hoje o contrato de trabalho mudou. “Até 1980 as pessoas se preparavam para obedecer ao chefe e manter seu emprego para o resto da vida. Trocavam a obediência pela segurança”. Segundo ele, desde 1990 essa troca passou a ser simbólica e as pessoas passaram a ter uma série de razões para trabalharem nas empresas. “As pessoas querem trabalhar nas empresas que agregam, em relação as quais tenham afinidade com a imagem e orgulho”.
 
Com o tema Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento, a 4ª edição do CONGREGARH, que iniciou dia 28 de outubro, segue até o final da tarde de hoje com a palestra de encerramento de Ariano Suassuna. O Congresso acontece no Centro de Eventos da PUCRS.

Fonte: Enfato
Autor: Cristine Penna
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br