TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Unimed Porto Alegre dá dicas para participantes da 13ª Travessia Torres-Tramandaí
   
     
 


23/01/2017

Unimed Porto Alegre dá dicas para participantes da 13ª Travessia Torres-Tramandaí
É preciso tomar cuidados para garantir uma boa corrida na tradicional TTT

A Unimed Porto Alegre será a responsável pelo serviço médico da tradicional corrida do Rio Grande do Sul, a Travessia Torres-Tramandaí (TTT). A 13ª edição da prova, que ocorre no litoral gaúcho em 28 de janeiro e é realizada pelo Sesc e TTT Eventos e Promoções, em conjunto com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa), exige atenção com a saúde por ser realizada no auge do verão e ainda por contemplar mais de 81km. Por isso, o médico do Comitê de Medicina Esportiva da Unimed Porto Alegre, Ivan Pacheco, recomenda alguns cuidados antes, durante e depois para garantir uma corrida sem problemas.

Para começar, a dieta um dia antes da corrida deve ser rica em carboidratos para aumentar o armazenamento de energia para a prova. “A hidratação será muito importante minutos antes da prova e durante, principalmente em dias quentes e com pouca umidade. Um copo de água meia hora antes da corrida e em torno de 500 ml a cada hora é uma boa escolha. O sono deve ser de boa qualidade assim como nos dias de treinamento com um mínimo de 7 a 8 horas”, indica Pacheco.

No dia da prova, o médico ressalta a importância do protetor solar e da hidratação, além de escolher uma roupa adequada devido às altas temperaturas e o sol forte do litoral. “A preparação para o dia da prova começa nos dias anteriores, com um bom treinamento e com acostumar-se com o calçado que vai ser usado no dia da corrida. Não se deve ‘estrear’ um calçado nos dias de competição porque não há tempo hábil para a adaptação a ele, mesmo que seja da mesma marca já usada”, afirma. Segundo o médico, é fundamental ainda levar em consideração as condições ambientais para escolher a roupa apropriada e a utilização do protetor solar nas partes expostas, principalmente nos braços e no rosto.

A corrida consome muita energia. Para evitar fraqueza, queda brusca de glicemia ou queda de pressão, Pacheco recomenda alimentar-se de forma adequada antes do treino. “Uma dica é comer alimentos que contenham carboidrato de fácil digestão até duas horas antes do treino e, 30 minutos antes, uma fruta é uma boa pedida”. E destaca: “Após a prova, a recuperação será feita por meio da alimentação, preferencialmente na primeira hora após o exercício, priorizando alimentos que possam ser rapidamente absorvidos, com frutas como a banana e a maçã. Também é importante a reposição dos líquidos perdidos, reforçar a hidratação e o cuidado com a pele usando o protetor solar”.

A estrutura de atendimento da Unimed Porto Alegre, que estará presente no evento como serviço médico oficial para apoiar todas as necessidades dos atletas, incluirá uma equipe de aproximadamente 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, cinco ambulâncias equipadas com os mais modernos equipamentos para atendimento de urgências e emergências, três veículos rápidos com enfermeiro e médico e três motos pilotadas pela equipe técnica. Além disso, um ambulatório da Unimed estará disponível na chegada da corrida com profissionais qualificados para atender atletas que necessitem de cuidados especiais. A travessia tem largadas marcadas para as 6h (individuais) e às 6h30 (duplas), 7h (quartetos), 7h30 (octetos) em Torres, próximo à Casa do Estação Verão Sesc.

Sobre a Unimed Porto Alegre

Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui mais de 710 mil beneficiários e 358 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A Cooperativa conta com aproximadamente 6,5 mil médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Hospital em Guaíba, Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, Prontos-Atendimentos, Clínicas de Vacinas, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.

Fonte: Enfato
Autor: Karla Pimentel
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br