A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), instituição que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), marcou presença na 5ª Edição do Congresso Nacional de Crédito e Cobrança (CMS), evento realizado nos dias 27 e 28 outubro de 2009, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Considerado o mais importante evento de crédito e cobrança realizado no Brasil, o CMS apresentou em sua programação, o painel “Educação Financeira: o impacto futuro para os consumidores de crédito”.
A superintendente de produtos e serviços da ACSP, Roseli Garcia, destacou na abertura do painel que a educação financeira é uma questão que, além de atual, impacta diretamente na vida social e econômica do brasileiro, acrescentando que esse tema deve ser explorado de modo mais latente pelas empresas.
“Temos que orientar as pessoas a comprar, pois assim estaremos melhorando sua educação de consumo”, afirmou Roseli Garcia, que ainda ressaltou a relevância da conscientização do empresariado de que, a administração responsável das finanças domésticas é uma atitude que gera impacto direto em seus negócios.
Participaram desse painel, o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles; a diretora-executiva de Relações Corporativas da Visa Inc, Jennifer McGowan e o diretor de relações institucionais do Itaú Unibanco, Ricardo Terenzi Neuenschwander. Também o gerente de negócios de Pessoa Física da ACSP, Paulo Capoletti, discutiu o tema “Soluções para cobrança-estudo de caso”.
No último dia de evento, o gerente de produtos da pessoa jurídica da ACSP, Marcos Castañón Tibiriçá, debateu em seu painel “O Risco e Cobrança na Micro e Pequena Empresa”. “Precisamos entender que, neste momento, a cobrança é parte de um processo que deve ser encarado como fundamental nas pequenas e médias empresas”, finalizou.