TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Vendas de Natal no varejo gaúcho em 2016 foram semelhantes ao registrado no ano passado
   
     
 


29/12/2016

Vendas de Natal no varejo gaúcho em 2016 foram semelhantes ao registrado no ano passado
FCDL-RS estima que a média de comercialização de produtos no estado será superior a registrada no país, onde ocorreu queda de 3% na comparação com 2015

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS estima que as vendas do varejo gaúcho no Natal 2016 tenham fechado em patamares similares aos registrados em 2015. No Brasil é esperada uma queda de 3% na comparação entre os dois períodos.

Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, mais do que a recessão econômica vivida no país, o resultado é fruto das compras antecipadas para o Natal ocorridas durante a Black Friday, no final de novembro, que registrou, no comércio eletrônico, alta de 17%, e, nas lojas físicas, que aderiram com mais força ao evento em 2016, um incremento de 20% nas vendas.

- Acreditamos que as lojas que souberam fazer o planejamento de vendas adequado à atual realiade da economia brasileira devem ter terminado o período das vendas natalinas com estoques menores do que nos últimos dois anos. Ainda assim, é possível que ocorram algumas liquidações nas próximas semanas, mais em função da baixa sazonal do movimento do comércio do que por frustrações de vendas em dezembro - fala Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra, também, que como uma parte das pessoas que receberam presente no Natal deve ir até as lojas para trocar mercadorias, especialmente roupas com tamanho errado, existe uma oportunidade dos lojistas lançarem mão de promoções que gerem mais vendas. Além do vestuário, é provável que brinquedos, eletroeletrônicos e produtos da linha branca ganhem estratégia de liquidações no final de 2016 e início de 2017.

Sobre a perspectiva mais animadora de vendas no Rio Grande do Sul em relação a média nacional, o presidente da FCDL-RS enfatiza que o estado teve uma melhoria importante no número de empregos formais em outubro deste ano, quando foram gerados 2.386 novos postos de trabalho, enquanto no país houve queda de 74 mil vagas formais. Isso acabou melhorando o poder de consumo dos gaúchos, trazendo um reflexo positivo nas vendas natalinas.

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: César Moraes. Coordenação: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Alves


Imprimir Enviar link

   
 
   
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 







































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br