TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Alta do álcool equilibra custo da produção
   
     
 


30/10/2009

Alta do álcool equilibra custo da produção
Só agora que doeu no bolso do consumidor, com o aumento dos preços do etanol nas bombas de gasolina, que os holofotes se voltaram para o setor sucroalcooleiro

Só agora que doeu no bolso do consumidor, com o aumento dos preços do etanol nas bombas de gasolina, que os holofotes se voltaram para o setor sucroalcooleiro. De acordo com o gestor de riscos Arnaldo Luiz Corrêa, apesar da enorme dificuldade de crédito pela qual passou muitas usinas e da travessia penosa na entressafra de parcos recursos disponíveis, decorrente da crise econômica mundial, o cenário é alentador, pois os mercados internacional e doméstico de açúcar remuneram acima do custo de produção. "O problema é o etanol, que sofre com o desequilíbrio do mercado de petróleo e da falta de caixa das usinas que empurram os preços para baixo mesmo na entressafra, fazendo com que o hidratado – que é mais de 70% da produção total de etanol – esteja no limite do custo de produção", avalia. 

Para se ter uma idéia, "se for considerada a média de preço do álcool hidratado, usado pelos veículos flex, comercializados nos últimos 100 dias (tomando como base o índice ESALQ), verificaremos que as usinas venderam o produto, em média, 3% abaixo do custo de produção, sem contemplar o custo financeiro de carregar estoques", completa Corrêa.
 
No último ano, o hidratado foi negociado 8% abaixo do custo de produção, em média. No início deste ano, muitas usinas, pressionadas pela crise de crédito, chegaram a vender o hidratado 31% abaixo do custo de produção. "O aumento do preço do etanol, agora, vem equilibrar essa conta que as usinas vinham assumindo para atender aos compromissos financeiros de longo prazo para a nova safra", pondera.

Já o açúcar vive um período favorável em termos de preços no mercado internacional em função do déficit de produção na Índia, maior consumidor mundial. Para o gestor, o fato é que o setor precisa de expansão constante nos próximos três anos, com crescimento de 10,24%, se quiser atender à demanda.

Fonte: Esfera da Comunicação
Autor: Leticia Odilon
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br