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44ª turma de formandos do projeto MINIEMPRESA, desenvolvido há 22 anos pela Junior Achievement no RS
   
     
 


10/12/2016

44ª turma de formandos do projeto MINIEMPRESA, desenvolvido há 22 anos pela Junior Achievement no RS
Presidente do SINMETAL, Gilberto Petry, defendeu a urgente necessidade de resgatar valores e elogiou o trabalho de formação da entidade

Diante de cerca de mil pessoas, entre estudantes, familiares e amigos, o paraninfo da 44ª turma de formandos do programa MINIEMPRESA, da Junior Achievement, Gilberto Porcello Petry, presidente da Sinmetal – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul, lembrou que a entidade já formou 15 mil miniempresários e que segue estimulando as novas gerações a seguirem a trilha do empreendedorismo.

Em seu discurso, lembrou a sua trajetória profissional de ex-funcionário do Banco do Brasil, quando renunciou à sua estabilidade, pediu demissão e foi buscar desafios inicialmente como consultor empresarial e logo em seguida como empresário. No evento, que reuniu 238 jovens de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, às 19h, no Teatro do SESI, o paraninfo foi direto ao ponto que tem mobilizado o Brasil: “Nos tempos atuais não dá mais para usar meias palavras. Precisamos assumir, de uma vez por todas, de que para mudar a cara do País, é preciso reafirmar valores que parecem que ficaram esquecidos. Ética, trabalho e visão no bem estar coletivo, sem contudo deixar de pensar na individualidade das pessoas, importante característica, a meu ver, para que surjam os grandes empresários”.

Na visão do empresário que dirige um sindicato com mais de 75 anos de atividades, com uma base territorial de 412 municípios no Estado, onde estão instaladas 5 mil empresas que geram, “apesar de toda crise que vivenciamos mais de 80 mil empregos”, o país vive uma crise sem precedentes de destruição de empregos. “Este processo é resultado da globalização da economia, que estabelece uma competição sem precedentes na história mundial onde a proteção dos mercados domésticos perdeu sua eficácia, embora os últimos resultados eleitorais nos USA, Áustria e Grã-Bretanha com o Brexit podem estar começando a questionar isso”, diz.
Ao lado do presidente da JARS, o advogado tributarista Sérgio Lewin, Gilberto Petry disse que diante das dificuldades do estado brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal “cada vez mais, o setor público deixará de representar o papel de grande empregador e talvez indutor do desenvolvimento, para restringir sua atuação às prioritárias áreas da segurança, educação, saúde e infraestrutura”.

Segundo ele, os malefícios do inchamento da máquina pública são plenamente evidentes no Rio Grande do Sul, onde décadas de pródigas benesses concedidas sem levar em conta o que isso poderia acarretar no futuro aos cofres públicos levaram à atual situação de insolvência de nosso Estado, forçando a adoção de medidas de ajustes que passaram a ser compulsórias se não quisermos ter um futuro pior ainda. “Portanto, a conclusão é mais do que evidente, teremos menos empregos formais e sim postos de trabalho, onde quem for empreendedor contará com um diferencial decisivo”. destaca.

No final de seu discurso voltou a cumprimentar a Junior Achievement por dar oportunidade aos jovens “para que eles possam ser vencedores, proporcionando a todos e a cada um desses jovens o ferramental necessário para que possam desenvolver o seu potencial”. E para concluir deixou o conselho para que os jovens não desistam nunca dos seus sonhos. “Eles são fundamentais para a realização de seus objetivos”, . encerrou.

Sobre o Programa MINIEMPRESA

Nas jornadas semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas, geralmente no turno da noite, os meninos e meninas da faixa de 15 a 18 anos aprendem todos os conceitos básicos que um empresário “gente grande” precisa pensar quando esta montando o seu negócio. A garotada é estimulada a pensar em inovação desde cedo, a criar empresas e produtos “fora da caixa”.

Acompanhados por quatro voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção dentro do método Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard, os miniempresários se envolvem com estudos de viabilidade e pesquisa de mercado, captação de recursos, organograma, escolha e reunião de diretoria, formulários de controle, compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de fabricar um produto e vendê-lo.

Ao longo da formatura do maior e mais antigo programa empresarial jovem do mundo serão entregues 12 premiações, entre elas a de Melhor Miniempresa. “Vamos comemorar um momento muito especial para a Junior Achievement. É a formatura dos estudantes que estão fazendo a sua estreia no mundo do empreendedorismo, experiência transformadora que levarão consigo para toda a vida. Já chegamos a 400 escolas públicas e privadas do Estado com o Programa, em 40 municípios”, diz Sergio Lewin, presidente da Junior Achievement Rio Grande do Sul.

No Brasil, as escolas públicas representam 80% do público total participante. Em 2015, a iniciativa chegou à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Porto Alegre. Cerca de 20 internos participaram do programa, desenvolveram habilidades e criaram um sabonete líquido de colher.

CASOS DESTAQUES

InboundPR: um método inovador de marketing de relacionamento

Ariane Feijó, hoje com 36 anos, começou a sua vida empreendedora no programa Miniempresa. Em 1996, quando estudava no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, ela e sua equipe criaram a Bomb’s, um negócio que fabricava doces a base de chocolate e amendoim. Na ocasião, a jovem aprendeu a mediar conflitos e começou a entrar no mundo de Gestão de Pessoas e Marcas, o que seria fundamental para a sua carreira. Após o Programa MINIEMPRESA, Ariane se formou em Relações Públicas pela UFRGS e, em 2006, foi morar na Europa. Por lá, abriu sua primeira agência de relações públicas. Em 2013, a experiência deu bons frutos e ela se tornou a co-fundadora da Todo Mundo Precisa de um RP, movimento mais inovador do segmento no mundo. No Brasil, o alcance ultrapassa 70 mil pessoas.

Mas foi através da criação de um método inovador de marketing de relacionamento que a comunicóloga se notabilizou de vez. O InboundPR costura o marketing, as vendas e a comunicação, baseando-se em três pilares: propósito, pessoas e método. “No InboundPR, as RPs são a premissa que torna possível gerar vendas e reputação ao mesmo tempo. Conseguimos conectar essas duas variáveis graças à ferramenta que criamos. Recentemente, fomos consideradas uma das três melhores empresas do Brasil de inbound marketing com foco em Campanhas Integradas, com o case de um dos nossos clientes, a Rijeza Metalurgia”, conta. Através do método, a Rijeza Metalurgia aumentou em 58% sua carteira de clientes em um ano e, em seis meses, o volume de leads cresceu mais de 2.000%. Hoje, com a Otimifica, agência idealizada por Ariane, ela já está desenvolvendo novos mercados fora do país. “Depois que a gente sai uma vez e aprende a empreender em outros países, o exterior é apenas uma nova localização geográfica, não uma fronteira”, finaliza.

Contato: Ariane Feijó – 51- 985911389

Fon’Y: dois fones de ouvido, uma única saída

O Colégio Estadual Piratini (Rua Eudoro Berlink, 632, Auxiliadora), uma das escolas estaduais participantes no primeiro semestre deste ano, conseguiu transformar uma demanda percebida na rotina em inovação. Eles criaram um adaptador que permite conectar dois fones de ouvido em um mesmo celular. O produto é uma novidade no Brasil. “Reunidos em pequenos grupos para darmos ideias de produtos, a minha equipe chegou à conclusão que deveríamos fazer algo que envolvesse música, pois as pessoas estão sempre ouvindo um som”, explica Ciro Edivan Martins, 18 anos, um dos criadores do Fon’Y. Martins conta que a equipe já tem muitos pedidos do novo adaptador. No momento, eles buscam parcerias para produzir mais exemplares. Não por acaso, a invenção ganhou o prêmio de produto mais inovador em 2015. O próximo passo agora é patentear a invenção.

Contato: Ciro Edivan Martins (51-981158978)

PrimeSail: esporte e desenvolvimento profissional lado a lado

Encarado por muitos como lazer, o esporte também pode ser um grande aliado no desenvolvimento profissional - e não só para atletas. A PrimeSail, empresa criada por Cássio Lutz, 25 anos, é um exemplo disso. Instigado por sua experiência como empreendedor durante a participação no MINIEMPRESA, em 2010, ele criou sua empresa baseada em um conceito simples e inovador: reunir colaboradores de uma empresa dentro de um barco e ali fazer as conexões e reflexões de habilidades nos negócios com as habilidades da arte de conduzir um barco a vela.

Durante um trajeto, cada pessoa recebe uma função para desempenhar e tenta lidar, da melhor maneira possível, com os imprevistos que surgem no caminho. Por fim, o grupo faz uma nova reunião, em que avalia a experiência e elabora analogias sobre o tema. A mensagem é clara: na vela, assim como em uma empresa, é preciso liderança, adaptação às mudanças, planejamento, foco e uma equipe bem entrosada. Cássio conta que uma grande organização do varejo, com várias filiais, mudou todo seu plano de ação a partir de uma velajada. O próximo passo da empresa é expandir o negócio para além das águas do Guaíba.

Cássio Lutz, 25 anos – 51 981828214

A JUNIOR ACHIEVEMENT

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

É uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

Fonte: Neiva Mello
Autor: Neiva Mello
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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