TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Quinteto Rapsódia é a atração do encerramento da Série Música no Museu 2016
   
     
 


02/12/2016

Quinteto Rapsódia é a atração do encerramento da Série Música no Museu 2016
Apresentação do grupo de cordas tem entrada franca e acontece no dia 11 de dezembro, domingo, às 16h30

No dia 11 de dezembro, domingo, a Série Música no Museu da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, uma das iniciativas de maior sucesso da Temporada 2016 da Ospa, chega à sua última edição do ano. A partir das 16h30, o Quinteto Rapsódia, grupo de cordas, interpreta obras tradicionais para a sua formação, arranjos autorais e, também, peças mais recentes, na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli. Composto por Danilo Campos Vieira (violino), Carlos Sell (violino), Velitchka Filipova (viola), Filip Filipov (violoncelo) e Eder Kinappe (contrabaixo), músicos da sinfônica, o quinteto faz sua estreia neste evento, promovido em parceria com o MARGS. A entrada é franca.

O programa

O repertório inicia com arranjos de obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750): “Brandenburg Concerto No.3” e “Aria da quarta corda”. Uma peça do italiano Arcangelo Corelli (1653-1713), “Concerto VIII, Op.6 No.8”, dá continuidade à apresentação. Na sequência, o quinteto interpreta a obra brasileira “Mini Concerto Grosso” de Claudio Santoro (1919-1989). Para encerrar o recital, os instrumentistas dão destaque a composições com arranjos feitos pelo violoncelista Filip Filipov, integrante do grupo: “Ave Maria” de Erothides de Campos (1896-1945), “Adios Nonino” de Astor Piazzola (1921-1992) e “Two Guitars” (Música folclórica cigana russa).

O Grupo

Danilo Campos Vieira (violino)

Iniciou seus estudos de música no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, São Paulo, vindo a estudar posteriormente com Pedro Delarole. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa de estudos para participar do Jugendorchester Festival em Wattwill, na Suíça. No ano seguinte concluiu seus estudos no Conservatório Dr. Carlos Campos, prosseguindo seus estudos na Universidade do Estado São Paulo – UNESP. Participou de festivais e masterclasses nos municípios de Curitiba, Ourinhos e Poços de Caldas, tendo aulas com os professores Paulo Bosisio, David Taylor, Betina Stegmann, Lindon Taylor, Cecília Guida, Maria Vischnia. Atualmente é músico da Ospa, da Orquestra Filarmônica da PUCRS, e faz aperfeiçoamento com o Dr. Marcelo Guerchfeld.

Carlos Sell (violino)

Bacharel e Mestre em Música pela Universidade Federal do RS, iniciou seus estudos de violino com Carlos Alberto A. Vieira. Posteriormente, estudou com Luiz H. Fiaminghi, Hella Frank, Fredi Gerling e Marcello Guerchfeld. Músico efetivo da Ospa desde 2006, foi integrante das Orquestras SESI-Fundarte, Unisinos e do Theatro São Pedro. Atualmente também integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Participou de turnês da Orquestra Jovem do Mercosul e da Orquestra Jovem das Américas, tendo se apresentado em vários países do continente americano. Na área da música de câmara, tem se apresentado regularmente em Porto Alegre e em outras cidades do RS como membro do conjunto Capela Strumentale, do Collegium Musicum Porto Alegre e do Trio Knob-Sell-Mayer.

Velitchka Filipova (viola)

Nascida na Bulgária, é formada pela Academia Nacional de Música de Sófia. Em 1991, ganhou concurso internacional para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto/SP onde atuou como spalla de naipe das violas. Em 1993, trabalhou na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em Brasília e na Escola de Música de Brasília. De 1994 a 1998 lecionou viola, violino e História da Música na Universidade Federal da Amazônia em Manaus. De 1997 a 2004 atuou como concertino da naipe das violas da Amazonas Filarmônica e como professora de viola na Escola de Música Cláudio Santoro. Atualmente integra a naipe das violas da Ospa.

Filip Filipov (violoncelo)

Nascido na Bulgária, é formado pela Academia Nacional de Música de Sófia. Em 1991, ganhou concurso internacional para Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto/SP, onde atuou no naipe dos violoncelos. Em 1993, trabalhou na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em Brasília. De 1994 a 1998 lecionou violoncelo, piano e percepção musical na Universidade Federal da Amazônia em Manaus como professor visitante. De 1997 a 2004, atuou na Amazonas Filarmônica. No mesmo período, trabalhou como professor de violoncelo na Escola de Música Cláudio Santoro. De 2001 a 2004 atuou como professor de violoncelo na Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente integra a naipe dos violoncelos da Ospa.

Eder Kinappe (contrabaixo)

É natural de Realeza (PR). Bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal do RS, estudou com grandes professores e mestres do instrumento no Brasil, tais como Milton Romay Masciadri e Alexandre Ritter. A partir de 1998, começou a atuar nas principais orquestras do Estado. Em 2001, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da Ospa. No ano de 2006, estudou na University of Georgia. Entre 2008 e 2010, foi professor substituto na Universidade Federal do RS. Desde 2006, é membro efetivo da Ospa e atualmente é professor de contrabaixo da Escola de Música da orquestra.

A série

Uma das grandes novidades na programação da Ospa em 2016, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli.

Dica - Quem for ao recital poderá visitar também a exposição “Zoravia Bettiol - O lírico e o onírico”, em cartaz na Pinacoteca do Museu.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Corsan. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Ospa | Série Música no Museu | Recital do Quinteto Rapsódia

Quando: 11 de dezembro de 2016, domingo, às 16h30
Onde: MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

Programa

Bach, I. S.: Brandenburg Concerto No.3 (Arr. M. J.Isaac)
Bach, I. S.: Aria da quarta corda
Corelli, A.: Concerto VIII, Op.6 Nr.8 – Fatto per notte di natale
Santoro, C.: Mini Concerto Grosso
De Campos, E.: Ave Maria (Choro) (Arr. Filip Filipov)
Piazzolla, A.: Adios Nonino (Tango) (Arr. Filip Filipov)
Two Guitars (Russian Gipsy Folk Song) (Arr. Filip Filipov)

Apresentação: Quinteto Rapsódia, formado por Danilo Campos Vieira (violino), Carlos Sell (violino), Velitchka Filipova (viola), Filip Filipov (violoncelo) e Eder Kinappe (contrabaixo).

Fonte: Ospa
Autor: Marília Lima
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Ana Eidam


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br