TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CONGREGARH 2009
   
     
 


28/10/2009

CONGREGARH 2009
Últimas notícias do maior Congresso de Gestão de Pessoas do Sul do país

Fórum de Gestão Pública, da ABRH-RS, começa com palestra sobre Meritocracia, com Lívia Barbosa

Especialista falou sobre a importância da lógica do desempenho na sociedade brasileira. O 1° Fórum de Gestão Pública acontece no Centro de Eventos da PUCRS, antecedendo o Congresso de Gestão de Pessoas – CONGREGARH 2009, que começa às 16h de hoje e segue até sexta-feira, dia 30.
 
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), promove hoje, dia 28, a primeira edição do Fórum de Gestão Pública, com o objetivo de promover a troca de práticas de gestão movidas pela lógica do desempenho. O evento antecede o CONGREGARH, maior Congresso de Gestão de Pessoas do Sul do país, que começa hoje, às 16h e segue até o dia 30, sexta-feira.
 
A especialista em Meritocracia e consultora de empresas na área de desenvolvimento organizacional, Lívia Barbosa, abriu o encontro com a palestra Meritocracia: superando resistências. Segundo a consultora, se somos todos iguais do ponto de vista social, o que pode nos diferenciar é o desempenho individual. “O mérito como único critério legítimo de hierarquização rejeita privilégios hereditários, coorporativos e nepotistas, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades”, afirmou.
 
Durante a palestra, a especialista abordou os sistemas meritocráticos norte-americano e brasileiro. O primeiro é baseado no talento e na determinação e considera a competição um mecanismo positivo, que seleciona os melhores. “No Brasil, a competição é considerada um critério injusto, pois os resultados não são explicados pelo desempenho do indivíduo, mas pela sua história e posição social”, destacou.
 
O Fórum de Gestão Pública segue durante o dia, com a palestra, às 13h45min, All that jazz: o jazz como metáfora de inovação na gestão pública, com o psicólogo e filósofo Carlos Linhares. O encerramento do evento acontece às 16h45min, com a palestra Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento, apresentada pelo intelectual colombiano Bernardo Toro, que também marca a abertura do CONGREGARH 2009.
 
EXPOCONGREGARH começa na PUCRS com diversas novidades na área de Gestão de Pessoas
 
A feira começa hoje, dia 28, e segue até sexta-feira, dia 30. Além de conhecer as novidades na área de gestão de pessoas e recursos humanos, os visitantes também poderão conferir as inovações nos espaços Bem-estar e Olhar Social.
 
A EXPOCONGREGARH, maior feira de negócios em gestão de pessoas do Sul do País, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), abre suas portas hoje para o público, com diversas atrações. Uma delas é o Laboratório dos Sentidos, realizado pelo Projeto PPD’s Rumo Norte e disponível para o público no espaço Olhar Social da feira. O Laboratório dos Sentidos é um convite para os visitantes conhecerem, na prática, os desafios enfrentados pelos deficientes visuais.
 
Outra atração é no espaço Bem-estar, onde a Unimed Porto Alegre oferece aos visitantes serviços de Quick massage e verificação de pressão, além de apresentar os resultados do Índice Bem-Estar. Já no Cyber Café, o público dispõe de acesso a internet e máquinas de cafés aromatizados.
 
No espaço de 891m², mais de 50 expositores apresentam as novidades em benefícios, qualificação, tecnologia, consultoria e gestão, como a Caravana Vagas, que estará disponibilizando cadastramento gratuito para as empresas que quiserem utilizar o software de recrutamento e seleção. A expectativa de feira é receber, por dia, mais de 1.500 visitantes.
 
Serviço
 
EXPOCONGREGARH
Quando: 28 a 30 de outubro
Local: Centro de Eventos da PUCRS
Informações: (51) 3254.8258
 
Fórum de Gestão Pública debate Meritocracia nas Organizações Públicas
 
Painel “Meritocracia na Gestão Pública” teve a participação do secretário de Planejamento da prefeitura de Porto Alegre, Clóvis Magalhães, do secretário da Justiça e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Schuller e da Diretora de Gestão de Desempenho e Movimentação da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União, Cláudia Gonçalves.
 
Lideranças de organizações públicas das esferas municipal, estadual e federal reuniram-se, hoje pela manhã, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, no Fórum de Gestão Pública, que antecede o CONGREGARH 2009. O secretário de Planejamento da prefeitura de Porto Alegre, Clóvis Magalhães, o secretário da Justiça e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Schuller e a Diretora de Gestão de Desempenho e Movimentação da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União, Cláudia Gonçalves, debateram a Meritocracia nos órgãos públicos.
 
Cláudia relatou algumas práticas de reconhecimento aos funcionários do Tribunal de Contas da União pelo desempenho alcançado. “Criamos o Pacto por Resultados, que consiste em aumento da motivação dos servidores, da produtividade e, para tanto, desenvolvemos três programas: Gestão de Desempenho; Reconhe-Ser e Especialista Sênior.”, destacou. A gestora salientou o programa Reconhe-Ser, em que o servidor acumula pontos, conforme a realização de uma avaliação individual de desempenho, realizada quadrimestralmente e, com o atingimento de um determinado número, recebe o reconhecimento do Tribunal.
 
Clovis Magalhães destacou o trabalho de Modernização da Gestão Pública que a prefeitura de Porto Alegre desenvolve desde 2005 e que tem o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) como parceiro neste processo. “Na prefeitura, cada um dos nossos Programas de Governo tem um gerente, que deve ser funcionário do quadro, e, para cada ação do Programa é designado um líder e sua respectiva equipe. Desta forma, o conhecimento é compartilhado, não havendo um dos maiores problemas dos órgãos públicos, que é a centralização do conhecimento” salientou. Clóvis disse ainda que, a cada 3 meses, é realizada reunião com os gerentes, onde é entregue troféu para o gestor com o melhor desempenho no período e também aquele cujo desempenho era baixo, teve uma forte recuperação.
 
Fernando Schuller destacou que as Organizações Sociais, entidades privadas sem fins lucrativos, devem ser o foco dos governantes. “Em São Paulo tem hospitais, o Museu do Futebol, a Pinacoteca e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que recebem dinheiro do setor público, mas possuem modelo de gestão privado, ou seja, os funcionários que não apresentarem resultados são demitidos, ao contrário da área pública, onde os servidores ficam 30, 35 anos, muitas vezes sem produtividade, pois sabem que a legislação os protegem”, exemplificou. Schuller ainda lembrou o “absurdo” das licenças prêmio, que concede 3 meses de férias a cada 5 anos de trabalho do servidor público. “Durante 30 anos de trabalho, além das férias de 30 dias anuais, o servidor terá o direito, se acumular, a 18 meses de férias. Isso gera um custo de R$ 163 milhões aos cofres públicos por ano”, indignou-se.
 
O Fórum de Gestão Pública segue com a palestra do psicólogo e filósofo Carlos Linhares, sobre o jazz como metáfora de inovação na gestão pública. O encerramento do evento fica a cargo do intelectual colombiano Bernardo Toro, que às 16h45min, palestrará sobre “Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento”, dando início do CONGREGARH 2009.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Cristine Penna
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br