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Receita da Claro aumenta 4,6%
   
     
 


27/10/2009

Receita da Claro aumenta 4,6%
Brasil lidera adições de clientes para a América Móvil

O Brasil foi o mercado, dos 18 países que são atendidos pela America Móvil, que liderou o número de adições líquidas de clientes, quando conquistou, no terceiro trimestre, 1,8 milhão de novos acessos, quase dobrando a clientela referente ao trimestre anterior. Com esse desempenho, a Claro teve aumento de 4,6% em sua receita operacional - passando para R$ 3,082 bilhões no 3T09, conra R$ 2,945 bilhões de igual período do ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, a receita operacional da empresa foi de R$ 8,828 bilhões, também aumento de 4,6% frente ao mesmo período do ano passado.

A operadora brasileira apresentou no trimestre crescimento de 8,7% em seus serviços de comunicação de dados. Mas o tempo de uso (MOU) caiu 15,2% em relação ao 3T08: foi para 86 minutos por mês, contra 101 do ano passado. O Arpu (receita média por cliente) também caiu 10,1% em relação ao 3T08, de R$25,00 para R$ 23,00. O Ebitda (fluxo de caixa) foi de R$ 678 milhões, praticamente igual ao mesmo trimestre do ano passado. Nos nove meses, o Ebitda soma R$ 2,1 bilhões. A margem, de 22%, mantém-se estável.

A Claro encerrou o período com 42,278 milhões de clientes, aumento de 18,5% frente ao mesmo trimestre de 2008. O pós-pago continua a crescer mais: incremento de 20,6% (8,583 milhões), mas o pré-pago é,disparado, a maior base: 33,695 milhões, aumento de 18,08%. Conforme a empresa, a operadora já cobre 55% da população com a rede 3G.

América Móvil

Com o resultado de suas 18 subsidiárias americanas, a América Móvil encerrou o período com lucro líquido de 18,681 bilhões de pesos mexicanos, aumento de 50,6% frente ao 3T08. Nos primeiros nove meses, o lucro líquido soma 57,5 bilhões de pesos mexicanos, aumento de 31,2% frente ao ano passado.

As receitas aumentaram 19,5% ano a ano, e chegaram a 100 bilhões de pesos mexicanos. Nos primeiros nove meses, as receitas somaram 287,9 bilhões de pesos mexicanos, aumento de 14,5%. O Ebitda foi 15,9% mais alto, de 40,4 bilhões de pesos mexicanos, ano a ano, e de 118,1 bilhões nos nove primeiros meses do ano.

A America Móvil encerrou o período com 198,1 milhões de clientes, dos quais 194,3 milhões com celular e 3,8 milhões com linha fixa. O México continua a ser o principal mercado, com 58,4 milhões de celulares, seguido pelo Brasil, com 42,3 milhões (que apresenta o crescimento mais rápido, de 18,5% ano/ano), Colômbia, com 27,3 milhões e Argentina, com 16,4 milhões.

Operadora anuncia serviço de propaganda no celular

A Claro anunciou hoje um acordo com a MyScreen Mobile, empresa americana especializada em mobile advertising, para oferecer um aplicativo que permitirá aos anunciantes desenvolverem campanhas segmentadas, direcionadas aos clientes que aceitam receber mensagens promocionais após as chamadas realizadas, com base em perfis demográficos e de interesse pessoal. A previsão é de que o serviço esteja disponível em dezembro, inicialmente para Blackberry e aparelhos com sistema operacional Symbian. Para o início do ano a oferta será ampliada para o iPhone, da Apple, e smartphones com  sistema Android.

"A propaganda será enviada apenas para os clientes que quiserem e estes terão recompensas e benefícios pelas campanhas recebidas, como, por exemplo, créditos adicionais", explicou Fiamma Zarif, diretora da Claro. Segundo ela, mais de 50% da base de usuários da operadora, de 42 milhões de assinantes, concorda em receber essas mensagens. "Estamos testando o formato e a aceitação do usuário e acreditamos que celular como mídia é uma tendência irreversível", comentou a executiva. O serviço poderá ser ofertado tanto pela empresa parceira, que está contactando agências de publicidade no Brasil, quanto pela própria Claro.

Receitas de serviços

A Claro, destacou seu presidente João Cox, foi a operadora do grupo América Móvil que apresentou maior crescimento nas receitas de serviços de valor adicionado no terceiro trimestre deste ano. "A receita líquida de serviços da empresa cresceu 8,7% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2008, impulsionada pela receita de serviços de valor agregado, que teve um crescimento de 66,1% ano a ano", comentou. A operadora, antecipou Cox, anunciará outras inovações até o final do ano. Entre os lançamento previstos está um modem 3G, com antena externa para TV digital.

Resultados

No 3º trimestre de 2009, a Claro conquistou 1,792 milhão de novos clientes e obteve receita líquida de R$ 3,1 bilhões, o que representa um avanço de 4,6% em comparação com o 3º trimestre do ano passado. No acumulado do ano, a receita líquida total atingiu R$ 8,8 bilhões, com crescimento de 4,6% no período. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 2,1 bilhões. O EBITDA do trimestre foi de R$ 678 milhões e a margem EBITDA ficou em 22,0%, similar àquela registrada em 2008. O lucro operacional (EBIT) foi de R$ 217 milhões, com incremento de 110,0% em relação ao ano anterior.

Cox enfatizou que a participação de mercado da operadora é de 25,45%, menos de 4 pontos percentuais de diferença para a Vivo, que lidera o mercado em número de assinantes. A base de clientes pós-pagos da Claro cresceu 20,6% em relação ao 3º trimestre do ano passado e representa mais de 20% de seus assinantes. Os pré-pagos apresentaram avanço de 18% ano a ano.

Apesar dos avanços, a empresa registrou queda de 10% na receita média do usuário (Arpu) no terceiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado, e redução de 15,2% no MOU (Minutos por Uso), de 101 minutos em 2008 para 86 neste trimestre, na média mês.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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