TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RS lidera ranking de armas recadastradas
   
     
 


27/10/2009

RS lidera ranking de armas recadastradas
De acordo com Sinarm, até o dia 8 deste mês, foram expedidos no RS mais de 78 mil registros definitivos

Enquanto organizações como o Viva Rio fazem pesquisas para mostrar a ineficiência do controle de armas no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul (RS) lidera o ranking das armas recadastradas no país durante a Campanha Nacional de Recadastramento de Armas, uma iniciativa da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam) e da Polícia Federal (PF), iniciada em julho de 2009. De acordo com o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), até o dia 8 deste mês, foram expedidos no RS mais de 78 mil registros definitivos.

Para o diretor institucional da Aniam, Salesio Nuhs, o alto número de registros feitos no RS é justificado pela cultura das armas presente no estado, segundo maior mercado do Brasil. Ele explica que, ciente da alta quantidade de armas na localidade, a Aniam disponibilizou para a PF um suporte operacional com a finalidade de acelerar o processo do recadastramento. “A PF do RS percebeu que, para agilizar o processo de emissão de registros provisórios, ela precisava de uma estrutura mínima, e a Aniam forneceu o suporte para apressar o envio”, disse.
 
De acordo com o presidente do Movimento Viva Brasil e especialista em segurança pública, Bene Barbosa, o recadastramento de armas é uma importante ferramenta para o controle no país. “Só com o recadastramento poderemos saber quem são dos donos das armas e onde elas se encontram. Ele lembra que as “armas utilizadas por bandidos não são recadastradas e provêm de contrabando”.
 
Recadastramento de Armas
 
Em vigor desde Abril de 2009, a Lei 11.922 criou novo prazo para o recadastramento de armas de fogo. Com a nova lei, cerca de 14 milhões de brasileiros possuidores de armas de fogo adquiridas legalmente e registradas nos estados e na PF têm a oportunidade de permanecer na legalidade.
 
O recadastramento termina no dia 31 de dezembro deste ano. Os proprietários de armas devem recadastrar, gratuitamente, através da internet, no site www.recadastramento.org.br, nas duas mil lojas especializadas credenciadas na Campanha Nacional de Recadastramento de Armas, ou em seis mil agências dos Correios.

Armas recebidas de herança ou doadas também devem ser recadastradas. Para recadastrar é preciso CPF, RG, comprovante de endereço e os dados da arma: número de série, marca, calibre e país de fabricação e o registro atual, caso tenha. Quem perder o prazo e for pego com uma arma sem registro estará sujeito a pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

Fonte: AmaisB Comunica
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br