TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Alexandre Kalache fala sobre revolução da longevidade no Seminário Sesc de Envelhecimento em Canoas
   
     
 


28/09/2016

Alexandre Kalache fala sobre revolução da longevidade no Seminário Sesc de Envelhecimento em Canoas
Evento, que iniciou na manhã de hoje, terá continuidade nesta quinta-feira (29)

O presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil, Alexandre Kalache, foi o palestrante de hoje no Seminário Sesc de Envelhecimento, que tem como tema “A revolução da longevidade”. O evento continua amanhã (29/09), quando o professor da Universidade Federal Fluminense e presidente da Associação Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento, Fábio Alonso, será o palestrante. A atividade está ocorrendo no Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).

Na abertura do evento, a gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini, deu as boas-vindas aos participantes. “Durante este Seminário, teremos a oportunidade de trocar ideias com professores que realmente fazem a diferença quando o assunto é longevidade. Nosso encontro tem o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e tenho certeza que todos sairão daqui com ideias renovadas sobre o envelhecimento ativo e saudável”, enfatizou. Participaram da abertura o vice-presidente da Fecomércio-RS, Itamar Tadeu Barbosa da Silva, e o secretário da Coordenadoria do Idoso de Canoas, Heitor Porcher, entre outras autoridades.

Em sua palestra, Kalache salientou que estamos passando pela revolução da longevidade. “Hoje vivemos 30 anos a mais do que nossos avós e isso é revolucionário. Nossos filhos e netos viverão ainda mais. E essa revolução já está tendo impacto em todos os setores da sociedade. A indústria, o turismo, o setor imobiliário e a educação já estão atentos”, ressaltou. “O recurso natural mais abundante e menos aproveitado que temos hoje não são os minérios, petróleo, aviões e café, são as pessoas idosas”, acrescentou. Após a palestra, houve uma mesa de debate e apresentações de trabalhos resultantes de pesquisas ou trabalhos práticos.

Nesta quinta-feira (29/09), Alonso ministrará a palestra “O contexto das pesquisas sobre envelhecimento no Brasil”. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) e Sesc São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 784) e pelos telefones (51) 3456-2013 e (51) 3592-2129. Confira abaixo a programação de amanhã, bem como o currículo dos palestrantes e debatedores.

Sobre o Sesc – Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios. Todas as 497 cidades recebem atividades sistemáticas da instituição em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

Seminário Sesc de Envelhecimento – “A revolução da longevidade”

Data: 28 e 29 de setembro
Local: Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Programação:

29/09 (quinta-feira)
9h – Palestra “O contexto das pesquisas sobre envelhecimento no Brasil”
Dr. Fábio Alonso (professor da Universidade Federal Fluminense e presidente da Associação Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento)
10h15 – Intervalo
10h35 – Mesa de debate “Envelhecimento e o contexto social contemporâneo”
Dr. Fábio Alonso (UFF-RJ)
Dra. Verônica Bohm (UCS)
Jussara Rauth (presidente do Conselho Estadual do Idoso-RS)
12h30 - Intervalo
13h45 – Mesa de debate “Envelhecimento e consumo”
Dra. Cleide Moretto (UPF)
Dra. Caroline Stumpf Buaes (UFRGS)
Dr. Cristiano Heineck Schmitt (PUCRS)
15h30 – Espaço para diálogo com o público
16h – Intervalo
16h20 – Apresentação de trabalhos
17h30 – Encerramento

Palestrantes:


Dr. Fábio Roberto Bárbolo Alonso

É presidente da Associação Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UERJ, Mestre em Sociologia e Direito pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF) e Doutor em Demografia pela UNICAMP. Professor e pesquisador, atua em pesquisas dedicadas ao envelhecimento populacional e também participa de instituições da sociedade civil e governamentais voltadas à proteção e qualidade de vida do idoso. É professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo atividades de docência e pesquisa na área de Métodos Quantitativos.

Debatedores:

Dra. Verônica Bohm

Possui graduação em Psicologia pela UCS e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Atualmente é professora da UCS, do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha e da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Organizacional e do Trabalho e Envelhecimento Humano.

Ms. Jussara Rauth

Presidente do Conselho Estadual do Idoso-RS, possui graduação em Serviço Social pela PUCRS. É associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, na qual prestou concurso para obtenção do título de Especialista em Gerontologia. Concluiu o mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade pela Feevale.

Dra. Cleide Moretto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UPF, mestrado em Economia pela UFRGS e doutorado em Teoria Econômica pela USP. Professora titular III da UPF, líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Trabalho (Giest), docente do programa de pós-graduação em Envelhecimento Humano e em Ciências Ambientais. Editora da “Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano”. Pesquisa nas áreas de desenvolvimento socioeconômico e economia do trabalho ou economia dos recursos humanos, atuando principalmente com os temas ensino superior, desenvolvimento sustentável, mercado de trabalho, setor informal, saúde do trabalhador e envelhecimento humano.

Dra. Caroline Stumpf Buaes

Possui graduação em Psicologia pela UPF, graduação em Licenciatura em Psicologia pela UFRGS, especialização em Gerontologia Social pela PUCRS, mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS. Já trabalhou como docente na área de Didática nos cursos de Licenciatura da UFRGS. Atuou como docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano em Santa Maria e da Faculdade Meridional em Passo Fundo. Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao consumo e endividamento a partir da interface entre psicologia, educação e envelhecimento.

Dr. Cristiano Heineck Schmitt

Advogado, Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS, pós-graduado pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul (Ajuris), membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB/RS e do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, diretor do Instituto Brasilcon, professor de Direito da PUCRS, autor de livro e de artigo jurídicos.

Fonte: Usina de Notícias
Autor: Daniela Heck
Revisão e edição: Danielle Castro
Autor da foto: Claiton Dornelles


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br