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Oi ultrapassa os 60 milhões de clientes e consolida sua atuação nacional
   
     
 


26/10/2009

Oi ultrapassa os 60 milhões de clientes e consolida sua atuação nacional
Investimento da empresa em 2009 chega a R$ 3,2 bilhões

A Oi – empresa de controle 100% nacional – consolidou a sua posição como maior companhia de telecomunicações do Brasil ultrapassando a marca de 60 milhões de clientes no terceiro trimestre deste ano. A companhia registrou a entrada de 7,5 milhões de novos usuários no período de 12 meses encerrado no fim de setembro, ampliando sua base para cerca de 60,5 milhões de clientes, crescimento de 14,2% em relação à base pro forma de setembro de 2008. Desse total, 21,4 milhões estavam em telefonia fixa, 34,8 milhões em telefonia móvel e 4,1 milhões em banda larga fixa. Os números estão consolidados com os da Brasil Telecom, adquirida em janeiro de 2009.

A telefonia móvel e a banda larga continuam sendo as principais alavancas de crescimento, representando 64,4% das unidades geradoras de receita, devido principalmente ao bom desempenho das operações em São Paulo, onde a Oi estreou em outubro do ano passado e já supera 10% de participação de mercado, chegando a quase 4,5 milhões de clientes.
 
De janeiro a setembro deste ano, a Oi obteve receita bruta de R$ 34 bilhões, 4,7% acima à de igual período do ano passado. Nos nove primeiros meses, o Ebitda recorrente (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 7,5 bilhões. No terceiro trimestre, o Ebitda consolidado recorrente chegou a R$ 2,6 bilhões, com margem recorrente de 35,1%.
 
“Outro ponto importante é que a maior parte das sinergias esperadas para 2009 com a integração da Oi e da Brasil Telecom já foi obtida. Nossa estimativa é de que essas sinergias geraram até agora um impacto positivo de aproximadamente R$ 400 milhões no caixa da empresa”, diz o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Alex Zornig.
 
A Oi registrou no terceiro trimestre deste ano lucro líquido de R$ 64 milhões. No acumulado de nove meses, o resultado líquido ainda está impactado por distorções fiscais temporárias em razão da amortização do ágio relativo à aquisição do controle acionário da Brasil Telecom, bem como das operações em São Paulo.
 
“Desde setembro do ano passado, acrescentamos quase oito milhões de clientes à base do Oi Móvel, mantendo o foco na rentabilidade. Isso nos permitiu obter resultado positivo no trimestre mantendo um padrão elevado de investimentos tanto na banda larga como na telefonia móvel”, acrescenta Zornig.
 
Investimentos – No terceiro trimestre de 2009, a Oi investiu R$ 1,3 bilhão, 43,1% superior do que no trimestre anterior, sendo 54% na telefonia fixa, principalmente nos serviços de banda larga, e 46% para a telefonia móvel, voltados para expansão e qualidade da rede. O investimento acumulado até setembro foi de R$ 3,2 bilhões.
 
Os investimentos na telefonia fixa foram 53,3% superiores ao total registrado no trimestre anterior, basicamente em função dos maiores investimentos nos serviços de banda larga, principalmente, na expansão de cobertura e na ampliação da capacidade da plataforma. 

Endividamento – Ao fim de setembro, a dívida líquida da empresa era de R$ 21,1 bilhões, contra R$ 21,6 bilhões do fim de junho. A redução se explica, principalmente, pela geração de caixa no trimestre, que permitiu amortizar algumas parcelas da dívida. Além disso, a valorização do real frente às outras moedas no período reduziu o custo da pequena parcela da dívida ainda exposta à variação cambial.

Fonte: Comunicação Oi
Autor: Políbio Figueiredo Braga, Marcela Zaiden e Laura Fontoura
Revisão e edição: Renata Appel

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