TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Problemas de visão em crianças pode acarretar em dificuldades no aprendizado e comportamento
   
     
 


17/03/2016

Problemas de visão em crianças pode acarretar em dificuldades no aprendizado e comportamento
Em casos onde há necessidade de utilização de óculos, a escolha do profissional e estabelecimento é fundamental para garantir qualidade e evitar traumas psicológicos

Dificuldades no aprendizado e mudanças no comportamento das crianças são os principais problemas relacionados ao comprometimento da visão. O vice-presidente da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), técnico óptico e optometrista, Eduardo Machado, explica que estes fatores podem desencadear deficit de atenção, dificuldade de ver, constrangimento e introversão. Ele cita ainda acidentes como quedas ou esbarrões, que também precisam ser levados em conta.

Para identificar possíveis problemas de visão, Machado comenta que o método mais eficaz seria a realização de um teste de acuidade visual (grau de aptidão do olho) antes de cada ano letivo, na própria escola. Porém, como não há estrutura e oferta destes exames, cabe aos pais e professores observar a criança.

- Deve ser analisado o comportamento quanto à distância de leitura, se existe diferença em enxergar conforme o local que senta na sala de aula, desempenho escolar, queixas de dor de cabeça ou nos olhos, por exemplo - complementa o optometrista.

Já no caso de bebês e crianças pequenas, é necessário mais atenção, preocupação e conhecimento. Machado explica que neste período, o olho ainda está em desenvolvimento e, devido a isto, é normal o defeito refrativo (problemas na visão).

- Nesta situação, apenas um profissional mais habilitado poderá avaliar problemas maiores, identificando alguma disfunção motora ou patológica através de procedimentos como testes de fundo de olho e fisiológico - esclarece Machado.

O vice-presidente da Ajorsul informa que o tratamento somente acontecerá com o diagnóstico de problemas que não sejam apenas refrativos, cabendo a profissionais específicos esta conduta. Em casos onde há necessidade de utilizar óculos, a adaptação levará em conta a personalidade da criança e a sua idade.

- O ideal é que a criança tenha a sorte de adquirir os óculos com um profissional de vendas que saiba conduzir a aquisição sem criar traumas psicológicos. A própria necessidade fará com que a criança utilize-os, porém, se não for bem orientada a escolher o que gosta para se sentir bem e como se comportar com as brincadeiras dos colegas, pode ter certa dificuldade em aceitar o uso. Também é necessário que a armação esteja bem ajustada e em harmonia com a criança - expõe Machado.

Durante a aquisição dos óculos é necessário prestar mais atenção ao tipo de lente a ser usada. De acordo com o optometrista, crianças devem usar lentes resistentes e com tratamento de proteção aos raios ultravioletas. O conjunto de armação e lentes deve trazer conforto, sem incomodar com o peso ou machucar em algum local. Machado informa ainda que a criança deve ser orientada a cuidar de seu óculos com a limpeza adequada e como guardá-lo quando não estiver em uso.

Sobre a Ajorsul

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. É reconhecida e respeitada por entidades como o Sindiópticas/RS, Sebrae/RS, Sindipedras/RS, Sedai e a Fiergs, além dos principais órgãos públicos e privados do estado. Tem parcerias estabelecidas no âmbito nacional com entidades como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Os associados têm à sua disposição a infraestrutura, a experiência e a tradição de uma associação consolidada no mercado. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos setores representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul. 

Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor: Francine Malessa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Marcelo Matusiak


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br