TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Contrabando causa prejuízos irreparáveis para relojoarias e ópticas
   
     
 


08/03/2016

Contrabando causa prejuízos irreparáveis para relojoarias e ópticas
Ajorsul incentiva associados a procurarem a entidade para combater a prática ilegal e evitar a concorrência injusta com o varejista estabelecido e regularizado

O comércio de produtos oriundos de contrabando tem causado prejuízos irreparáveis para os setores de relojoaria e óptica. De acordo com o presidente da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), Celso Stürmer, a prática ilegal gera uma concorrência desleal que traz, como consequência, a diminuição da receita dos lojistas e o aumento do desemprego.

Para combater o mercado irregular, Stürmer defende que os setores se unam e busquem na Ajorsul, o apoio para organizarem um modelo de ações que inviabilize o contrabando destes produtos.

- Todos estas mercadorias ilegais que se espalham em nossas cidades representam uma concorrência injusta com o varejista estabelecido e regularizado. Enquanto a venda de produtos originários do contrabando não traz nenhum retorno para a receita pública, o comerciante legalizado é obrigado a pagar seus tributos. Isto impacta negativamente na sua receita, na do Estado e na do Município, acarretando, ainda, o crescimento do desemprego - expõe Stürmer.

O presidente da Ajorsul explica, ainda, que os produtos contrabandeados podem ser tanto piratas, o que prejudica também a saúde do consumidor, quanto legítimas. Embora o mercado irregular esteja estabelecido, crescendo cada vez mais, Stürmer destaca que, paralelamente a isto, ações de enfrentamento à prática vêm aumentando na última década.

Na terça-feira (03/03), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Contrabando. De acordo com a Associação de Combate ao Mercado Ilegal, em 2015, o Brasil deixou de arrecadar R$ 115 bilhões com o contrabando. O dado representa um crescimento de 15% em comparação com 2014.

Sobre a Ajorsul

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. É reconhecida e respeitada por entidades como o Sindiópticas/RS, Sebrae/RS, Sindipedras/RS, Sedai e a Fiergs, além dos principais órgãos públicos e privados do estado. Tem parcerias estabelecidas no âmbito nacional com entidades como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Os associados têm à sua disposição a infraestrutura, a experiência e a tradição de uma associação consolidada no mercado. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos setores representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.

Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor: Francine Malessa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Consumidor deve sempre buscar ópticas regularizadas (Marcelo Matusiak)


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br