TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pernod Ricard Brasil anuncia venda de Almadén para Miolo Wine Group
   
     
 


06/10/2009

Pernod Ricard Brasil anuncia venda de Almadén para Miolo Wine Group
Com aquisição, grupo de empresas comprador torna-se líder de mercado de vinhos finos no País

Sempre atenta a novas oportunidades que possam aumentar a sua performance no País e ao redor de todo o mundo, a Pernod Ricard – multinacional co-líder mundial em destilados e vinhos – anunciou hoje, 6,, que acaba de assinar o contrato de venda da sua marca Almadén para as Vinícolas Miolo e Lovara e o empresário gaúcho Raul Anselmo Randon, que integram a Miolo Wine Group – uma das empresas mais importantes do segmento de vinhos no mercado nacional. A negociação prevê, além da comercialização dos direitos da marca, o vinhedo e a unidade fabril, ambos localizados em Santana do Livramento (RS).

O processo deverá ser totalmente concluído até o final de dezembro deste ano, quando oficialmente a Miolo Wine Group passa a ter o controle sobre os direitos da marca, produção, engarrafamento e distribuição dos produtos, incluindo ainda o gerenciamento da fábrica e vinhedo. “Com essa transação, temos a certeza de que a Miolo dará continuidade ao trabalho que vem sendo feito e incrementará os investimentos para elevar o patamar de excelência de Almadén no mercado brasileiro de uma forma estratégica. O fato de a Miolo ser uma empresa nacional focada e consolidada em vinhos finos nos assegura que a marca se tornará ainda mais forte, crescendo em todo o País”, afirma o presidente da Pernod Ricard Brasil, Bryan Fry.

Com a aquisição, a Miolo Wine Group se torna líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras. A produção total será de 12 milhões de litros de vinhos, e o faturamento, de R$ 100 milhões. O grupo também passa a ser o maior proprietário nacional de vinhedos próprios, com 1.150 hectares, todos de uvas viníferas conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira). “Com o negócio, a Miolo Wine Group passa a ser líder nacional na venda de vinhos finos entre as produtoras brasileiras, detentora de um portfólio com mais de 100 rótulos e 530 funcionários. Com a aquisição, vamos antecipar em seis anos nossa meta traçada no planejamento estratégico da empresa para 2018”, afirma o CEO da Miolo Wine Group, Marcelo Toledo.

A meta da empresa é duplicar a participação da Almadén no mercado brasileiro de vinhos nos próximos dez anos. Para atingir o objetivo, os novos proprietários planejam investir R$ 12 milhões iniciais em marketing, vinhedos, mecanização, tecnologia e na modernização da estrutura de enoturismo semelhante a do Vale dos Vinhedos. A empresa irá manter os 106 postos de trabalho direto e, na medida em que for aumentando a operação, deverá gerar novos empregos.

A Almadén será uma empresa independente, mas terá as mesmas orientações técnicas dos demais projetos do grupo. Os sócios já pertenciam à Miolo Wine Group, responsável pela operação comercial de todos os projetos. A Miolo e a Lovara são sócias na Vinícola Ouro Verde junto com a espanhola Osborne e possuem seus projetos no Vale dos Vinhedos e na Serra Gaúcha. Raul Randon, conhecido empresário do segmento de transportes e auto peças, ingressou na vitivinicultura em 2002 a partir de um projeto conjunto com a Miolo para a produção do vinho RAR na região dos Campos de Cima da Serra. “Decidimos expandir as operações ligadas à vitivinicultura por acreditar ser um setor inovador e com grande potencial de crescimento, no qual o Brasil começa a despontar, não só aqui, mas também em outros países”, afirma Randon.

A compra da Almadén integra a estratégia da Miolo Wine Group de avançar nos mercados nacional e internacional de vinhos finos na mesma velocidade da evolução da qualidade de seus produtos, resultado de investimentos de mais de R$ 120 milhões nos últimos dez anos já reconhecidos por uma série de importantes premiações, como a divulgada recentemente pela revista Decanter, que destacou quatro vinhos do grupo. “A Almadén é muito tradicional e respeitada pelos brasileiros. Nosso objetivo será agregar a esta marca nossa filosofia na elaboração de vinhos”, afirma o enólogo e diretor técnico da Miolo, Adriano Miolo.

Além da liderança no mercado nacional de vinhos finos conquistada com a compra da Almadén, a empresa é líder das Américas na produção de espumantes pelo método champenoise e a 3ª maior produtora de espumantes do Brasil. Três anos após ingressar no mercado de brandies a partir da parceira com a espanhola Osborne, também já é líder neste segmento.

Lançada em 1984, Almadén é a marca mais tradicional do mercado brasileiro e pioneira no conceito de vinho varietal. Líder no segmento de vinhos finos nacionais há mais de duas décadas continua a mais lembrada pelos consumidores em diversas pesquisas.

Unidade fabril Santana do Livramento

Com capacidade de armazenamento de mais de 8 milhões de litros, em tanques de inox, e cerca de 63 mil litros, em barris de carvalho, a fábrica de Livramento possui uma linha de engarrafamento capaz de produzir 700 caixas/hora. É triplamente certificada por meio do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade Segurança e Meio Ambiente (ISO 9001:2004, ISO 14.001:2004 e OHSAS 18.001:2007). Emprega 106 funcionários e é uma das maiores vinícolas da América Latina. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção das linhas de vinhos Almadén Reserva Especial, Almadén Sunny Days, Almadén Clássicos e espumantes Almadén.

Vinhedo

Almadén é a única grande vinícola brasileira que produz 100% das uvas que emprega na elaboração dos seus vinhos e cultiva suas próprias mudas, sendo pioneira na região da Campanha Gaúcha, onde a Miolo Wine Group já detém o projeto Fortaleza do Seival Vineyards. Localizados em Santana do Livramento, por onde passa o paralelo 31, aos pés do Cerro de Palomas, os vinhedos são privilegiados com invernos de frio intenso e verões com mais de cem dias de sol. Atualmente, Almadén possui 1.200 hectares de terreno, sendo 575 de área cultivada, que abrigam variedades como Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Riesling, Chardonnay, Ugni Blanc, Gewurztraminer, Gamay, Sauvignon Blanc, entre outras. Tem capacidade de produção anual de cerca de 6 milhões de quilos de uvas viníferas. O vinhedo emprega, entre os meses de fevereiro e março, 150 safristas e 30 pessoas para realizar a poda, entre agosto e setembro.

Fonte: Brodeur Assessoria de Comunicação
Autor: Juliana Jordão
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br