TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Monitoramento eletrônico é ferramenta importante em prol da segurança
   
     
 


06/10/2009

Monitoramento eletrônico é ferramenta importante em prol da segurança
Equipamentos modernos e vigias inibem ações de assaltantes

Empresas, condomínios e casas que tem um monitoramento eletrônico instalado e controlado através de uma central conseguem inibir 50% das ações de assaltantes. “Através de investigações, já foi comprovado que a maioria dos roubos nasce com informações privilegiadas que saem de dentro do próprio local e são repassadas a bandidos por empregados, prestadores de serviços, familiares, amigos, parentes, etc. São informantes que conhecem a rotina e as ferramentas de prevenção da vítima. Se não há um sistema de prevenção, o risco é muito maior, pois os assaltantes normalmente preferem vitimas mais vulneráveis, com risco menor. O sistema de segurança, além de alertar as centrais de ocorrências de risco instantaneamente, também tem um efeito inibidor que as tecnologias geram em pessoas que pretendem vitimar alguém”, explica o especialista em segurança Walter Uvo.

O monitoramento eletrônico é um projeto de segurança sob medida feito por empresas especializadas. “Tudo depende do tamanho e do local a ser vigiado. Normalmente instalamos um painel de alarme, onde são conectados todos os sensores e dispositivos de segurança. Quando a pessoa sai de casa ou do estabelecimento, ele ativa o sistema de alarme, a partir desse momento, se qualquer sensor ou dispositivo detectar uma intrusão, o painel de alarme toca a sirene no local e envia as informações para uma central 24 horas”, conta Walter. Que há alarmes e sensores todo mundo sabe, mas, muitas pessoas ainda têm dúvida de como funciona uma central de monitoramento. “A central controla e monitora os alarmes, câmeras e rastreadores instalados em casas, condomínios e empresas. O sistema funciona como um vigia 24 horas e como não pode parar ou falhar precisa de geradores de energia, no-break, links de internet redundantes, entre outros. Atrás de toda essa tecnologia há funcionários 24 horas atentos. Os softwares recebem o evento dos painéis de alarme e os encarregados da central, seguem os procedimentos definidos. Cada tipo de evento tem uma prioridade diferente como chamar a polícia, encaminhar um agente, informar os donos ou responsáveis pelo local, entre outros”, detalha.

Mas, será que o monitoramento é 100% eficaz? “Infelizmente não existe um sistema de segurança imbatível. Até bancos, que geralmente possui o que há de mais moderno e avançado para prevenção de assaltos, são vitimas frequentes de bandidos. Afinal, o melhor plano de saúde do mundo não evita que você fique doente, nem o melhor seguro de carro, não evita que o motorista bata, mas a sua parte você está fazendo. O sistema de segurança é a mesma coisa, instalar equipamentos e contratar monitoramento é buscar uma tranqüilidade maior em termos de segurança”, afirma Walter.

Fonte: Estilo Press
Autor: Euracy Campos
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br