TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Seminário apresenta oportunidades de negócios na África do Sul, Angola e Egito
   
     
 


05/10/2009

Seminário apresenta oportunidades de negócios na África do Sul, Angola e Egito
Gerente de Planejamento e Gestão da Apex Brasil foi palestrante de abertura do evento na CIC

Com grande adesão iniciou na manhã desta segunda-feira (5) o 8º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha, uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços de Caxias do Sul (CIC), que ocorre até às 17 horas no auditório da entidade. O evento “África do Sul, Angola e Egito: uma nova oportunidade” contou com a presença de diversos diretores da CIC e mais de 120 pessoas inscritas. “A cada dia que passa o intercâmbio do Brasil com esses países aumenta consideravelmente. O Seminário pretende chamar a atenção das empresas para esses mercados potenciais”, salientou o presidente da CIC, Milton Corlatti.

O gerente de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Produção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jackson De Toni, falou na abertura do evento sobre o trabalho da Agência que é responsável por fazer a ligação entre o setor público e o privado. “O desafio da Apex é promover a internacionalização das empresas brasileiras, aumentar o número das empresas exportadoras, consolidar mercados existentes, abrir novos mercados para produtos e serviços brasileiros e agregar valor à pauta de exportação brasileira”, destacou o palestrante.

De Toni lamentou que poucas empresas conhecem a atuação da Apex, que possui estudos importantes e consistentes sobre mercados internacionais. Segundo ele uma série de dados podem ser encontrados no site da Agência: www.apexbrasil.com.br. De acordo com ele, entre 2003 e 2008 as importações na África deram um salto de 170% o que justifica o olhar diferenciado sobre o continente em expansão. Outro dado valioso para os investidores é que o Egito possui somente 5% de espaço de terras cultiváveis, o que sinaliza demandas de agronegócio e processamento de alimentos. “A Angola é um dos países que mais cresce no mundo e vive um momento de consolidação do sistema democrático muito propício para negócio. A África do Sul, único país representante da África no G-20, possui um programa governamental de inclusão e fomento. O Egito é considerado um país jovem, 30% dos habitantes têm menos de 14 anos e 98% dessas crianças estão na escola, isso significa mão-de-obra qualificada, e o país também faz parte do G-20”, informou Jackson De Toni.   

O palestrante ressaltou ao final que a Apex está à disposição de todos para modificar a cultura exportadora do Brasil, que na sua opinião, está muito aquém se comparado com outros países de mesmo porte ou até menores.

A reunião-almoço que terá início às 12h também faz parte da programação do 8º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha e contará com a palestra da analista de Comércio Exterior da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Amélia Regina Mussi Gabriel.

Programação da tarde
 
12h - Reunião-almoço com a analista de Comércio Exterior da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Amélia Regina Mussi Gabriel.
14h15 - Case Marcopolo na África do Sul e Angola, com o membro do Conselho de Administração da Marcopolo Mauro Gilberto Bellini.
15h20 - Case Marcopolo no Egito, com o diretor de Estratégia e Desenvolvimento da Marcopolo, Rubem Antonio Bisi.  
17h - Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
Autor: Marta Sfreddo e Greice Demoliner Tedesco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br