TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mais 3,8 mil policiais irão reforçar a segurança no Estado
   
     
 


05/10/2009

Mais 3,8 mil policiais irão reforçar a segurança no Estado
Todas regiões gaúchas irão ganhar pelo menos 50 novos soldados para atuar no policiamento ostensivo e de prevenção

O efetivo da Brigada Militar (BM) será reforçado a partir de 5ª feira, 8, quando 3,8 mil policiais aprovados em concurso se formarão no Rio Grande do Sul. Todas as regiões gaúchas irão ganhar pelo menos 50 novos soldados para atuarem no policiamento ostensivo e de prevenção. "Estamos buscando resolver um dos problemas da segurança pública, que é o efetivo", disse a governadora Yeda Crusius, durante o programa Conversa com a Governadora, veiculado pela Rádio e TV Piratini.

Na área da segurança pública, a governadora frisou que já foram nomeados, desde 2007, mais de mil agentes em todas as instituições – como a Polícia Civil e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Lembrou ainda que a BM chegou a ter 22 mil policiais e que o número foi reduzido ao longo dos anos, até atingir 14 mil. No edital do concurso, o Estado previa a contratação de 3 mil novos policiais militares. Mas, conforme Yeda, dos 22 mil inscritos para as provas, mais de 3,8 mil estavam aptos à função. "Fomos olhar no Orçamento e na capacidade de pagamento e decidimos que faríamos a contratação de todos eles", contou.

A governadora destacou que a nomeação de um número tão expressivo de servidores para a Brigada Militar é algo que não se conhecia na história do Rio Grande do Sul. "Isso é buscar resolver um dos problemas da segurança pública, aquele que mais toca à cidadania, que é ter agentes da BM à disposição", afirmou. De acordo com Yeda, o aumento do efetivo deve ser acompanhado por medidas que vão desde o treinamento dos policiais até a aquisição de equipamentos como viaturas e coletes à prova de bala.

Sobre o Colégio Tiradentes, anunciou que até o final de 2010 o Rio Grande do Sul contará com mais oito instituições de ensino da BM. "É o efetivo em todas as áreas, não apenas no ostensivo, mas na melhora da educação", comemorou. Em setembro, a governadora autorizou a contratação de 300 novos soldados temporários no serviço ativo da BM. Com a chegada dos policiais – que não vão onerar o Estado com aposentadorias –, os servidores de carreira serão liberados para atividades de policiamento ostensivo e outras com maior responsabilidade funcional.

Cidadão Seguro

O reforço no policiamento faz parte do projeto de Recuperação dos Efetivos do Programa Estruturante Cidadão Seguro. Até 2010, serão investidos no programa R$ 462 milhões através de seis projetos. Entre eles, está a renovação da frota de veículos, que prevê a compra de 2 mil veículos zero quilômetro, até o próximo ano, para os órgãos da Segurança Pública. O governo do Estado já adquiriu mais de 1,6 mil novas viaturas.

Fonte: Site do Estado
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br