TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Reencontro com a história marca inauguração do Memorial Casa João Goulart
   
     
 


04/10/2009

Reencontro com a história marca inauguração do Memorial Casa João Goulart
Propriedade que pertenceu à família do ex-presidente fica em São Borja

Familiares, amigos, conterrâneos e admiradores de João Goulart reuniram-se na última 5ª feira, 1º, na casa que pertenceu à família do ex-presidente, em São Borja, para a inauguração do memorial dedicado ao político que faleceu no exílio, em 1976, deixando como principal legado a defesa da democracia e a luta pelas reformas de base no Brasil.

O Memorial Casa João Goulart resulta de um projeto patrocinado pela AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia e financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), através do sistema Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O imóvel da família Goulart em São Borja, construído em 1927 e tombado como patrimônio histórico gaúcho em 1994, foi totalmente restaurado para abrigar um acervo que mostra a trajetória pública e pessoal do líder trabalhista, num investimento de cerca de R$ 976 mil.

"Foi uma iniciativa comprometida com a memória do Rio Grande do Sul, o que representa uma das funções mais nobres da cultura. Será um espaço de convivência e, principalmente, de aprendizado", disse a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal.

"Estamos sensibilizados e emocionados com a abertura deste memorial. É a realização de um grande sonho da comunidade de São Borja", declarou o prefeito do município, Mariovane Weiss.

"Mais do que a restauração de um patrimônio histórico, este trabalho representa o resgate da memória do Brasil. Além de ser um museu dedicado a um dos grandes estadistas do país, o projeto representa uma alternativa de incremento turístico e econômico na região", destacou o diretor-geral da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira.

Após o desenlace da fita inaugural, a comunidade pode conhecer as instalações do memorial, que conta com quatro salas expositivas, três salas com reconstituição de ambientes através do mobiliário original da casa e pinturas decorativas descobertas durante o processo de restauro e uma sala de vídeo. Os espaços expositivos reúnem painéis com textos e imagens e vitrines de documentos e objetos relacionados à vida do ex-presidente.

Além do memorial, a casa abriga uma seccional do Instituto João Goulart de Brasília, a sede da Associação de Amigos do Memorial João Goulart e os escritórios do Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja. As instalações também comportam salas de oficinas de artesanato e exposição de produtos artesanais feitos na região (sob chancela da EMATER/RS), loja, cafeteria e sanitários. A loja irá comercializar para o público visitante camisetas, postais e um catálogo sobre o memorial, visando a auto-sustentabilidade do projeto.

O memorial é situado na Avenida Presidente Vargas, onde também está localizada a casa do ex-presidente Getúlio Vargas, compondo o chamado Corredor Cultural de São Borja, que atualmente recebe cerca de 10 mil turistas por ano. O projeto recebe apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE), da Prefeitura de São Borja, do Instituto João Goulart e da Emater/RS. A realização é da Lahtu Sensu e da Cida Planejamento Cultural.

Horário de Funcionamento: De terça-feira à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos domingos, das 10 às 12h e das 14h às 17h. Informações e agendamento: (55) 3431 - 5730.

Fonte: Dinâmica Comunicação Empresarial
Autor: Juçara Tonet Dini e Basílio Sartor
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br