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Procon/RJ: reclamações agora podem ser feitas pelo celular, tablet e computador
   
     
 


27/03/2014

Procon/RJ: reclamações agora podem ser feitas pelo celular, tablet e computador
Lançamento aconteceu na sede da Seprocon, onde a secretária Cidinha Campos apresentou novo serviço

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) lançou nesta quinta-feira (27/03) o aplicativo web 'Meu Procon-RJ', mais um canal da população com o Procon-RJ. Agora, os consumidores fluminenses podem fazer suas reclamações pelos seus smartphones e tablets ou pelo computador. O lançamento aconteceu na sede da Seprocon, onde a secretária Cidinha Campos apresentou o novo serviço. “Desenvolvemos esse aplicativo em três meses em parceria com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro).Com essa ferramenta e a queixa via site, expandimos nosso atendimento e o consumidor poderá reclamar de onde estiver”, explicou Cidinha.

Prático e funcional, o aplicativo web ‘Meu Procon-RJ’ poderá ser acessado nos celulares e tablets por meio do linkmeuprocon.rj.gov.br, pelo Facebook da autarquia (www.facebook.com/ProconRJ), e também via Q.R. Code. Feita a reclamação pelo web APP, os consumidores receberão imediatamente um número de protocolo referente à sua queixa, que poderá ser acompanhada na internet através do link www.procononline.rj.gov.br, onde também poderão efetuar reclamações.

Além de poder fazer reclamações, o aplicativo web 'Meu Procon-RJ' vai ajudar a responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores. Isso permitirá desafogar o atendimento do disque Procon-RJ 151, feito atualmente por 23 atendentes - todos concursados. Hoje, o contato do consumidor com o órgão é feito tanto pelo telefone 151 quanto presencialmente, nos seis postos do órgão espalhados pelo Grande Rio.

“Em 2013, foram mais de um milhão de ligações para o 151. Cerca de 40% das pessoas que ligam só querem tirar dúvidas. Ter esta nova opção, para tirar dúvida pela internet ou pelo celular, vai facilitar a vida de muita gente”, salientou Cidinha.

Equipes uniformizadas com camisas alusivas ao aplicativo web do Procon-RJ (com o link de acesso e o Q.R. Code do web APP estampados nelas) estarão divulgando o novo serviço para o público em pontos-chave do estado a partir deste fim de semana, tirando as dúvidas da população e auxiliando as pessoas a acessarem o web APP. Serão afixados cartazes em estações de trem, barcas, metrô, além de terminais rodoviários, bem como distribuídos folhetos explicativos para que a população tome conhecimento do novo serviço e de como funciona.

O ‘Meu Procon-RJ' funcionará nos principais sistemas operacionais que rodam em smartphones e tablets (IOS, Androide Windows Phone). O layout da nova ferramenta se adapta a qualquer dispositivo mobile, o que amplia, consideravelmente, a sua aplicabilidade. Como se trata de um aplicativo web, ele não é baixado de nenhuma loja virtual como apple store, google ou similares, mas acessado pelo link meuprocon.rj.gov.br, o que facilita bastante para o consumidor.

O web APP do Procon-RJ oferece ainda um campo sobre regras do comércio eletrônico e outro com os endereços e telefones dos postos de atendimento presencial do Procon Estadual.

Acompanhamento das queixas pelo site

O moderno sistema de reclamação via site do Procon-RJ permitirá também o acompanhamento e gerenciamento de todas as reclamações, pela autarquia, possibilitando uma comunicação mais fácil com os consumidores e as empresas reclamadas, além da geração de gráficos e relatórios sobre os mais diferentes tipos de queixas.

Estiveram presentes ao lançamento do aplicativo web do Procon-RJ, o subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Woltair Simei; o presidente do Proderj, Paulo Coelho; o presidente do Procon-RJ, João Oliveira, entre outras autoridades.

Fonte: Procon Rio de Janeiro
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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