TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Líder empresarial Hermes Gazzola ministrou palestra sobre responsabilidade social
   
     
 


23/11/2013

Líder empresarial Hermes Gazzola ministrou palestra sobre responsabilidade social
Empresário frisou a importância estratégica das associações empresariais para o fortalecimento da rede Parceiros Voluntários no Estado

Em sua palestra em Pelotas (RS), Hermes Gazzola frisou a importância estratégica das associações empresariais para o fortalecimento da rede Parceiros Voluntários no Estado e o quanto é fundamental que os presidentes dessas instituições transmitam aos seus sucessores essa estratégia. O empresário propôs que a responsabilidade social não é custo, não é perda de tempo, mas sim um investimento, e que de fato traz resultado. “Eu sou exemplo vivo de quem soube utilizar a responsabilidade social como um alavancar para o futuro, de maneira séria, e por isso hoje eu estou aqui”.

Nascido em Vila Maria, no interior do Estado, Hermes Gazzola encantou os convidados com a sua trajetória empresarial, que iniciou em um restaurante familiar em Porto Alegre, onde um dia um de seus clientes foi pagar no caixa e convidou seu pai a abrir um restaurante dentro de sua empresa. Seu Chico respondeu “eu não dou conta nem de esse, como vou abrir outro?” Hermes prontamente contestou: “eu cuido”. E com o apoio de sua mãe, começou a firma Hermes Gazzola, servindo 30 refeições diárias. Anos mais tarde a empresa se transformou na Puras, e ganhou mercado do Rio Grande do Sul ao Amazonas.

Gazzola propôs que as empresas se insiram na rede da ONG Parceiros Voluntários com trabalho organizado. “As entidades não precisam só de dinheiro, precisam de gente com experiência gerencial, conhecimentos e disponibilidade de tempo. O desenvolvimento sustentável só acontece quando a empresa e a comunidade crescem juntos”, ressaltou. O líder empresarial destacou ainda que “uma empresa são as pessoas. Quem trabalha conosco é a nossa solução. E por isso tem que valorizar as equipes, dar condições para que elas trabalhem felizes”, destacou.

Hermes Gazzola comentou também sobre sua inserção no voluntariado. “Há 15 anos tive a sorte de conhecer a presidente da Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter. Foi ela quem me mostrou a importância de trabalhar em rede e colocou para mim uma outra visão do empreendedorismo sustentável. E isso se tornou um dos pilares dos valores da minha empresa”, lembrou.

A presidente da ONG Parceiros Voluntários na cidade de Pelotas e da Associação Comercial, Patrícia Guimarães, destacou que “é um bom momento para aprendermos como podemos transformar nossas empresas por meio da responsabilidade”, disse. Além de Hermes Gazzola, estavam na comitiva da Parceiros Voluntários em sua visita a Pelotas, o vice-presidente de Finanças da Parceiros Voluntários, Geraldo Toffanello, o vice-presidente de Responsabilidade Social da ACIS de Sapucia do Sul, José Carlos Groth, do diretor de responsabilidade social da ACIS São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, e Guilherme Borba, da ONG Parceiros Voluntários.

Comitiva conversou com a prefeitura sobre o estímulo à responsabilidade social

Durante o dia, a comitiva participou de uma reunião com a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), e de Justiça Social e Segurança (SJSS), além de membros do Sindicato dos Contadores e a Associação Comercial. No encontro foi debatida a necessidade de sensibilizar e mobilizar empresários, poder público e contadores para a responsabilidade social.

Hermes Gazzola disse que as empresas possuem um compromisso com a comunidade onde estão inseridas. “É preciso entender seu sentido de pertencer. Se eu estou em uma cidade, os problemas desse local também são meus”, frisou. Hoje, na cidade de Pelotas, a ONG Parceiros Voluntários conta com 40 organizações sociais conveniadas, duas escolas com Tribos, 530 voluntários ativos, e 14 empresas cadastradas, mas apenas uma ativa.

Geraldo Toffanello lembrou que as empresas podem direcionar 2% do seu imposto de renda para a responsabilidade social, enquanto que a pessoa física pode deduzir 6%, e que o trabalho dos contadores é muito importante para a consolidação desse trabalho. “Se as pessoas físicas e jurídicas não direcionam esses valores do seu Imposto de Renda para responsabilidade social, esse dinheiro vai para verbas extraordinárias, e não sabemos em quais fins o governo vai aplicá-lo”, ressaltou. A vice-prefeita demonstrou disposição em realizar parceria com a ONG Parceiros Voluntários para sensibilizar o empresariado local.

A Comitiva da ONG Parceiros Voluntários em Pelotas ressaltou que a instituição, em 16 anos de atividade, possui diversas tecnologias sociais à disposição dos empresários. Essas metodologias, amplamente testadas, são passíveis de serem replicadas e customizadas. Um exemplo, é o curso Gestão para a Sustentabilidade: Desenvolvimento de Liderança desenvolvido para o SEBRAE nacional e implantado nos estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Outro exemplo é a Formação de Comitês Internos de Voluntariado nas Empresas e o Curso Educando para a Transparência, que foi criado em 2008 com o patrocínio do BID/FUMIN e Petrobras, cujos resultados estão registrados no livro ONG – Transparência como Fator Crítico de Sucesso, obra lançada por Maria Elena Pereira Johannpeter e pela historiadora Naida Menezes. O trabalho foi levado a 76 Organizações Sociais gaúchas.

Fonte: Neiva Mello
Autor: Neiva Mello
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Eduardo Beleske


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br