TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Smartphone por que você ainda vai ter um?
   
     
 


12/07/2009

Smartphone por que você ainda vai ter um?
Porque, cada vez mais, eles reúnem as características de um notebook no tamanho de um celular – e com preços em queda

Murillo Constantino/ag. istoé

Os setores ligados à tecnologia apresentam uma impressionante capacidade de se reinventar. Ao menor sinal de estagnação nas vendas, um novo produto, um design mais arrojado ou uma tecnologia revolucionária funcionam como uma poderosa vitamina para esses mercados. Foi assim com as TVs de tela plana, que surgiram quando os antigos aparelhos de tubo já não seduziam os consumidores. Foi assim também com os notebooks, responsáveis pelo revigoramento nas vendas de computadores pessoais. Agora, chegou a vez dos telefones celulares. Timidamente a princípio, e com mais vigor nos últimos dois anos, os chamados smartphones passaram a mobilizar os maiores esforços dos fabricantes de aparelhos de telefonia móvel.

Nenhum deles está alheio a essa onda. Há menos de um mês, a Apple lançou, com o estardalhaço de sempre, a nova versão do iPhone, o 3GS - e vendeu um milhão de unidades em dois dias. A Palm vem provocando uma agitação inédita entre os consumidores com o Pre, um aparelho aclamado pelo público e pela crítica, que pode recolocar a empresa no palco da telefonia móvel. Até mesmo marcas como LG, Samsung e Sony Ericsson, reticentes em incluir esse tipo de equipamento em seu portfólio, se renderam à pressão do mercado e lançaram seus modelos de smartphones. Há um bom (e velho) motivo para que tantos fabricantes se movimentem ao mesmo tempo na direção dos smartphones: parece que os consumidores já não podem viver sem esses equipamentos. Quem tem, não larga. Quem não tem, sonha em ter. "O sonho do consumidor é carregar no bolso um aparelho que ofereça as funções de um notebook. E isso o smartphone já faz", afirma Edwin Estrada, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Apple.

Os números comprovam forte migração dos usuários rumo a esses modelos. De acordo com o instituto de pesquisa Gartner, as vendas globais de telefones móveis caíram 9,4% entre janeiro e março de 2009, para 269,1 milhões de unidades, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, as vendas mundiais de smartphones no primeiro trimestre cresceram 12,7%, com 36,4 milhões de aparelhos comercializados. No Brasil, a comercialização de smartphones aumentou 11% no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano anterior, enquanto o mercado em geral desabou 37%, segundo a Anatel. De acordo com a empresa de pesquisa GfK Retail and Technology, os smartphones já representam 3% das vendas totais de aparelhos celulares no País e são responsáveis por aproximadamente 8% do faturamento da categoria - ou seja, são produtos de maior valor agregado, o que estimula o investimento das empresas nesse segmento.

Ninguém sabe ao certo quando surgiu o primeiro smartphone. Há quem fale que foi há dez anos. Outros garantem que seu nascimento ocorreu há apenas quatro anos. Mas há uma espécie de consenso em relação à data e à hora em que ele se tornou um produto de massa. No dia 29 de junho de 2007, quando o iPhone chegou ao mercado, o termo smartphone foi incorporado pela primeira vez ao vocabulário de pelo menos dois milhões de pessoas - contando apenas as que compraram o telefone da Apple num primeiro momento.
Nunca o lançamento de um celular causara tanto alvoroço. O efeito iPhone propagou uma corrida inédita de consumidores em busca dos recém-descobertos celulares inteligentes. Em 17 de novembro de 2008, outro estímulo para a compra desses aparelhos veio da boca de um dos homens mais populares do mundo. Naquele dia, Barack Obama comprou uma boa briga pública para defender seu aparelho de telefone. "Não vou me separar dele, se for eleito", garantiu o então candidato. O aparelho conquistou diversas personalidades do mundo da política e dos negócios (leia os depoimentos ao longo da reportagem).

Foi o mais forte sinal de que o smartphone caminhava celeremente para se tornar um produto de consumo. A entrada de novos players nesse mercado contribuiu para o surgimento de uma categoria de smartphones com preços mais acessíveis. Um Blackberry chegou a custar no Brasil R$ 2,7 mil. Hoje, encontra-se um modelo por R$ 1,5 mil. No passado, o que diferenciava um celular de um smartphone era basicamente sua função de envio de e-mails e acesso à internet. Pelo seu tamanho e complexidade de manuseio, o público-alvo desses aparelhos era o segmento corporativo e os fascinados por tecnologia. Hoje, além de um telefone compacto, um smartphone pode substituir as funções de um tocador de música, uma câmera digital, um GPS e até um computador portátil, o que atraiu a atenção do consumidor final. A chegada do iPhone ao mercado foi decisiva para essa transformação.

A Apple revolucionou ao lançar o primeiro aparelho com tela touchscreen, com uma interface amigável - funções que conquistaram de imediato o consumidor e que foram copiadas pelas concorrentes. "O iPhone ajudou a massificar o mercado de smartphones", reconhece Rodrigo Byrro, gerente de produtos da HTC América Latina. "Nossas vendas cresceram assustadoramente depois que ele entrou no mercado." De fato, o iPhone tornouse a grande referência entre os smartphones e o produto a ser copiado. "As cópias do iPhone significam um elogio para nós", diz Estrada, da Apple. "Mas o que diferencia um equipamento do outro é o software, a alma do smartphone, e neste quesito somos imbatíveis." No segmento da tecnologia, no entanto, não existem sistemas imbatíveis. Foi o que provou a Palm.

Eles querem ser telefone
Duas gigantes corporativas, a Microsoft e a Sony, planejam fabricar smartphones. Por enquanto, nenhuma delas confirma a informação. Veja como seriam os aparelhos, de acordo com os analistas

 

PlaystationPhone
O telefone inteligente da Sony será uma extensão do seu game portátil, o PSP. A ideia da fabricante é criar uma equipe ainda em julho para iniciar o desenvolvimento do novo equipamento. Tudo indica que o celular será fabricado pela Sony Ericsson - joint venture firmada entre as duas empresa em 2001

ZunePhone
O primeiro smartphone da Microsoft será uma evolução do Zune, tocador de música da companhia. O aparelho pode rodar ainda jogos em 3D, que seriam compatíveis com o console da Microsoft, o Xbox. Mas a companhia nega. "O Windows Mobile já atinge muitos usuários de smartphones e um único aparelho não vai atender a todas as necessidades do consumidor", afirma Celso Winik, gerente-geral da área de mobilidade da Microsoft no Brasil
 


Roberto Jayme/Photonews

 

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central
"Sou usuário desde a década de 90. A ferramenta mais importante para mim nestes aparelhos é o e-mail wireless. Ele me permite manter o ritmo de trabalho normalmente no carro, em aeroportos, hotéis e restaurantes. É um ganho substancial de eficiência e de mobilidade. Além disso, o acesso em tempo real ao noticiário e aos mercados também é uma vantagem importante. Com o uso disciplinado, ele não tem o caráter invasivo do telefone. Eu abro quando tenho disponibilidade para tal. Mas, quando problemas técnicos deixam o aparelho inoperante, o nível de eficiência do trabalho cai substancialmente."

Daniela Dacorso/ag. istoé

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro
"Sou dependente do meu Blackberry. Não vivo sem ele. Uso o smartphone para despachar em todos os momentos do meu dia a dia e não apenas nas viagens a Brasília, ao interior do Rio de Janeiro ou ao Exterior. Acesso o banco de dados, respondo a emails, falo com meus secretários e os cumprimento pelas ações tomadas. Sou tão viciado nisso que, às vezes, minha esposa esconde o aparelho para que eu possa ter uma vida pessoal. O problema é que o Joaquim Levy, nosso secretário da Fazenda, não deixa. Ele também é viciado no seu smartphone e está sempre me bombardeando com números e informações novas. Felizmente, números positivos."

Esquecida numa espécie de purgatório há anos, a empresa voltou ao jogo meses atrás com o lançamento do Pre. Um dos grandes responsáveis por essa virada foi Jon Rubinstein, atual CEO da companhia. Rubinstein é conhecido como o pai do iPod, da Apple. O executivo deixou a empresa para assumir a presidência da Palm em 2007. Com sua mais nova cria, o Pre, equilibrou o mercado. “Neste momento, a RIM tem a linha mais completa de smartphones e a Apple tem a melhor solução global, levando em conta a AppStore e o iTunes, mas a Palm tem o melhor aparelho”, afirma Rob Enderle, analista do Enderle Group. O grande diferencial do Pre é a sua proximidade com o sistema de um computador convencional. Primeiro aparelho do mercado baseado na plataforma WebOS, o equipamento permite a conexão de até cinco aplicativos ao mesmo tempo sem tornar o sistema lento. “A promessa de conectividade móvel é muito antiga, mas até agora ninguém tinha conseguido trazer ao celular a mesma experiência que o usuário tem usando um PC”, afirma Marcelo Zenga, diretor de marketing da Palm no Brasil.

As vendas iniciais do smartphone nos EUA fizeram com que a fabricante registrasse um prejuízo inferior ao esperado no quarto trimestre fiscal. Graças ao Pre, as ações da companhia dispararam mais de 16%. A Palm vendeu mais de 150 mil unidades até o momento – um número considerável para um smartphone que não é o iPhone. A taiwanesa HTC também teve seu momento de glória ao lançar o primeiro celular inteligente com a plataforma Android, do Google. A quarta maior fabricante de smartphones do mundo conseguiu uma pequena vantagem competitiva com o G1. “Ano após ano, a HTC tem se superado e parece ser a única fabricante que será bem-sucedida, independentemente do sistema operacional que vencer no mercado: o da Microsoft ou o do Google”, afirma o analista Enderle. A HTC é uma das poucas empresas que não mantêm nenhuma exclusividade no uso de plataformas móveis.

Frederic Jean Samir Baptista

Horacio Lafer Piva, ex-presidente da Fiesp

“Parei de usar meu notebook. Viajo apenas com o smartphone. Nele carrego parte de minha história, cultura, dados e acessos. É uma extensão minha que retiro apenas aos sábados e domingos, quando substituo por um aparelho mais simples, sem o diabólico teclado. Atualmente uso um Nokia E 71. Ansioso e sempre na expectativa, aguardo o Palm Pre chegar.”

Mauricio de Sousa, cartunista e pai da Turma da Mônica

“Uso a mesma arma que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou para ganhar as eleições do ano passado. Tenho um aparelho BlackBerry que carrego para todos os lugares e no qual aprovo todas as histórias em quadrinhos e consigo acompanhar os projetos em qualquer país do mundo. Nem lembro como fazia antes disso surgir.”

Valmir Fernandes, presidente da Cinemark Internacional

“Com o BlackBerry eu me transformei em um chefe onipresente, 100% "plugado" no negócio. Após um ajuste de expectativas com minha esposa, ela compreendeu que o tempo que eu fico no smartphone nos dias de folga acaba por me deixar menos estressado durante a semana e faz com que o trabalho flua com mais tranquilidade na segunda-feira.”

A explosão de vendas e a entrada de novos fabricantes provocaram uma baixa generalizada de preços dos smartphones. Além disso, os subsídios concedidos pelas operadoras colocaram os principais produtos na mesma faixa de preço. O design também não é mais um divisor de águas. O iPhone impôs um modelo central. A partir daí, são pequenas variações, como resolução da câmera digital, teclado e tela touchscreen e funções multimídias (leia o quadro “Smartphones – escolha o seu”). Assim, para conquistar a preferência do consumidor, as fabricantes passaram a investir em serviços. “Esse mercado já é uma commoditie. A única forma de se diferenciar é agregar serviços aos aparelhos”, garante Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil. “Só assim se mantém um negócio sustentável.” A aposta em aplicativos foi uma tendência encabeçada pela Apple, com o lançamento da AppStore. Em nove meses de existência, a loja de aplicativos online registrou mais de um bilhão de downloads de ferramentas. No primeiro trimestre do ano, a BlackBerry também entrou no rentável universo dos aplicativos. Em apenas dois meses de AppWorld, mais de 17 mil aplicativos foram criados por desenvolvedores parceiros da marca. “Nosso modelo de negócios usa a proporção 80-20: 80% do valor cobrado dos usuários vai para o desenvolvedor e 20% é utilizado pela RIM para cobrir custos operacionais”, explica Rick Constanzo, diretor de operações na América Latina da RIM. Só a ferramenta de acesso à rede social Facebook teve mais de dez mil downloads. “Isso nos ajuda a vender mais aparelhos”, afirma Jeff McDowell, vice-presidente de alianças globais da RIM. Esse movimento passou a ser seguido por outras empresas, como o Google, a Palm e a Microsoft. A Windows Marketplace, por exemplo, foi inaugurada recentemente e já conta com 20 mil aplicações para celulares com o Windows Mobile. Outra estratégia usada por algumas empresas é a oferta de conteúdo embarcado nos celulares. A Nokia, líder mundial em smartphones, com 43,7% de participação, à frente da RIM, lançou recentemente o sistema Comes with music, que permite o download de músicas ilimitado por um ano.

Nem todas as fabricantes de celular identificaram de imediato a categoria de smartphones como um negócio vencedor. É o caso das sul-coreanas Samsung e LG, segunda e quinta maiores do mercado mundial de celulares, respectivamente. Agora, estão correndo atrás do tempo perdido. Ambas lançaram recentemente aparelhos bem parecidos com o iPhone, da Apple. Mas no Brasil a LG tem uma grande vantagem. Todo processo produtivo dos seus celulares é feito no País. “Boa parte desse segmento se deve a produtos importados. O uso da nossa planta local nos permite trazer ao mercado produtos mais competitivos”, afirma Rodrigo Ayres, gerente de marketing e inteligência para celulares da LG. A Sony Ericsson também saiu em desvantagem, mas promete lançar em breve um smartphone com câmera digital de 12 megapixels, a maior definição existente no mercado. “Queremos trazer ao telefone uma experiência única em entretenimento”, afirma Everton Caliman, gerente de produto da Sony Ericsson.

34,6 milhões de smartphones foram vendidos no mundo no primeiro trimestre de 2009 – crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2007

Há ainda um enorme espaço para o crescimento dos smartphones no mercado. Mesmo assim, uma nova reviravolta deve ocorrer em breve. Nela, os smartphones devem se tornar cada vez mais parecidos com os notebooks, com funções e capacidade semelhantes aos dos computadores pessoais. Isso explica por que gigantes do mundo da computação, como Intel e Dell, já se aproximam desse segmento. A Intel anunciou recentemente que está trabalhando em microprocessadores de baixa potência voltados para os celulares inteligentes. “Uma revolução no mercado de smartphones está prestes a acontecer”, disse recentemente à DINHEIRO Oscar Clarke, presidente da Intel no Brasil. O novo sistema promete baixar o consumo de energia e aumentar a potência do processador, garantindo aos smartphones uma performance inédita até hoje. A Intel já trabalha com a Nokia e com a LG para aumentar o desempenho de seus equipamentos portáteis. Outras companhias também estão de olho nesse mercado, como a Microsoft e a Sony. (Leia o quadro “Eles querem ser telefone”). Além disso, de acordo com analistas de mercado, até o final do ano a Dell vai entrar no segmento de smartphones. A empresa estaria trabalhando para desenvolver os aparelhos com a Chi Mei Communications, uma subsidiária de capital fechado da Hon Hai, gigante da eletrônica de Taiwan. O lançamento deve acontecer primeiro no mercado chinês, o maior do mundo em número de clientes, seguido por lançamentos nos EUA e na Europa. Trata-se de uma aposta arriscada, dizem especialistas. “É fácil entender o interesse das fabricantes de computadores por esse segmento. No entanto, a migração tem seus riscos”, alerta Ramon Llamas, analista sênior do IDC. Para ele, é preciso ter em mente que o mercado de telefonia não tem nada a ver com o de computadores pessoais. “A distribuição, os órgãos reguladores, a abordagem e a plataforma são completamente diferentes”, afirma. Nada, porém, que vá inibir a corrida das fabricantes para tomar um pedaço de um mercado em franca expansão – afinal, o smartphone tornou-se objeto de desejo do consumidor e, em algum momento, todos carregarão um em seu bolso.

Smartphones – escolha o seu Há dois anos, o mercado de smartphones era voltado apenas para o segmento corporativo ou para um público especializado em tecnologia. Hoje, quase todas as fabricantes de celulares já oferecem aparelhos voltados para o consumidor final. Conheça alguns produtos disponíveis no mercado e suas principais características


 


Fonte: ISTOÉ Dinheiro
Autor: Roberta Namour
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br