TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pagamento por boleto eletrônico já tem a adesão de 70 bancos
   
     
 


12/07/2009

Pagamento por boleto eletrônico já tem a adesão de 70 bancos
Informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
SÃO PAULO - O DDA (Débito Eletrônico de Boleto) já teve a adesão de cerca de 70 instituições bancárias, segundo informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), por meio de sua assessoria de imprensa.

A ferramenta, apresentada no último 18 de junho, estará disponível a partir de outubro deste ano em todo o País, sendo que o consumidor brasileiro será o primeiro em todo o mundo a contar com o novo sistema de cobrança.

Por meio do DDA, será possível acessar e pagar pela internet, por telefone e caixa eletrônico os boletos de contas como as de condomínio, escola e planos de saúde, sem precisar recebê-los impressos, onde quer que esteja.

Como irá funcionar?
Quem quiser utilizar o novo serviço, deverá se cadastrar como sacado eletrônico nos bancos em que possui conta. A partir daí, será possível visualizar eletronicamente todos os boletos de cobrança em nome do consumidor, além daqueles que não estão no nome do cadastrado, mas são de sua responsabilidade, como a mensalidade da faculdade de um filho, por exemplo.

Embora o DDA só entre em vigor em 19 de outubro, desde o dia 22 do mês passado, já é possível que o correntista comunique ao seu banco que quer fazer parte do novo sistema, e, se a instituição já estiver cadastrada, utilizar a ferramenta, assim que ela estiver disponível.

Diferentemente do débito eletrônico, com o serviço, a opção de pagamento do boleto continua do cliente. O não pagamento de um boleto eletrônico, por sua vez, tem as mesmas consequências do atraso de um boleto em papel.

Vale lembrar que, em um primeiro momento, a arrecadação de tributos, como IPTU, IPVA, assim como as contas de srvios (luz, água, gás e telefone), não poderão ser pagas pelo novo sistema.

Fonte: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br