TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
PL amplia responsabilidade de empresas sobre produtos na garantia
   
     
 


29/12/2011

PL amplia responsabilidade de empresas sobre produtos na garantia
Tramita na Câmara projeto de lei do senador Paulo Paim que aumenta o cuidado que fabricante, produtor, construtor e importador devem ter para viabilizar reparo

Tramita na Câmara projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que aumenta o cuidado que fabricante, produtor, construtor e importador devem ter para viabilizar o reparo de produtos que estão dentro da garantia.

Pela proposta (PL 2010/11), se não houver, por exemplo, assistência técnica autorizada em um município de sua área de atuação, caberá ao fornecedor imediato receber o produto defeituoso e encaminhá-lo à assistência técnica ou ao centro de reparo do fabricante.

Se houver assistência técnica, também será o fornecedor imediato quem deverá remeter o produto ao estabelecimento autorizado, ou ao centro de conserto do fabricante, sendo responsável “solidariamente” com o fabricante pelo cumprimento do prazo legal.

De acordo com o texto, o fornecedor do produto entregará imediatamente ao consumidor o protocolo contendo as instruções de remessa do produto e as orientações para seu acompanhamento e recebimento.

Tramitação

Proveniente do Senado Federal, a proposta será analisada pelas Comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Se aprovado nas comissões, seguirá para votação em Plenário.

Íntegra da proposta: PL-2010/2011

Edição - Juliano Pires

Fonte: Agência Câmara
Autor: Mariana Monteiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


Mariana  
ótimo,daí tu vai no procon de porto alegre reclamar de um produto que se inutilizou em 1 semana e tudo que eles fazem é ligar pro estabelecimento que vendeu com o rabinho entre as pernas e te responder que nada pode ser feito porque a loja tá pouco se lixando.Adianta tanta lei pra não ser executada e nenhuma punição pro comerciante?
30/12/2011 
   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br