TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Vinte e dois de dezembro: início do verão
   
     
 


16/12/2011

Vinte e dois de dezembro: início do verão
A equipe TopMed dá as dicas para que a nova estação seja o atalho para um ano inteiro muito mais saudável

Fim de ano é sempre tempo de reflexão. Para muitos, também é tempo de férias, festas e maior convívio com a família. E para aqueles que protelaram durante o ano inteiro a adoção de hábitos saudáveis, é o tempo ideal para dar o primeiro passo, se alimentar melhor, praticar exercícios ao ar livre, relaxar e se desintoxicar das pressões sofridas no trabalho e no trânsito.

Que tal, então, aproveitar o Verão para dar um “up grade” na qualidade de vida?

A equipe multidisciplinar TopMed, que se dedica a programas de promoção da Saúde, prevenção de riscos e doenças, dá algumas dicas para que a estação que começa nesta quinta-feira, 22 de dezembro, seja um atalho para dias naturalmente mais saudáveis e felizes.

Para a psicóloga da TopMed, Flaviana Lautenschlager, as férias são muito apropriadas para pôr a leitura em dia e desfrutar as vantagens deste hábito.
 
- Tente ler ao ar livre, à sombra, no período de maior radiação solar, das 10 às 16h.
- Além de emocionar e causar impacto, a leitura desenvolve o repertório e o vocabulário, nossa capacidade de argumentação, nosso conhecimento e campo de visão. Ler um livro também incentiva a capacidade crítica e, mesmo com todo o “esforço” aparentemente envolvido, é uma atividade muito relaxante.
 
A enfermeira da TopMed, Ana Carolina Custódio, faz um alerta em relação às queimaduras, pelo exagero na exposição ou pelo contato com águas-vivas.
 
- Se a pele apresentar vermelhidão após o banho de sol, tome bastante água e aplique cremes ou loções hidratantes na área mais sensibilizada.
- No banho, evite água muito quente. O sabonete também resseca a pele.
- Se aparecerem sintomas como dor, calafrios, febre e bolhas, além de todas as recomendações acima é importante procurar um dermatologista ou clínico geral.
- Se eventualmente alguma bolha for perfurada, não retire a pele. Ela protege a área das contaminações externas.
- Já se a queimadura for pelo contato com água-viva, procure um médico o quanto antes. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao veneno.
- Não esfregue a região queimada mesmo se der coceira, pois o atrito pode "liberar" mais veneno na pele.
- Enxague a região com água salgada ou soro fisiológico gelado para aliviar a dor. Não use pomadas ou analgésicos sem antes consultar um médico.
- A TopMed oferece a seus beneficiários o serviço Saúde 24H, através do qual é possível receber orientações, por telefone, sobre a conduta a tomar em casos como este.
 
Nutricionista da TopMed, Roberta Guterres destaca a importância da hidratação nesta época.
 
- Refrigerantes e águas saborizadas gaseificadas não hidratam. O ideal, portanto, é beber água, chás gelados, água de coco e sucos naturais, no dia-a-dia, na praia sob calor intenso, e também antes, durante e depois da prática de atividade física.
- Para quem não resiste a um sorte ou picolé, a segunda opção é mais indicada. Prefira os picolés à base de água e frutas em vez dos sorvetes, que normalmente contêm açúcares e gorduras.
- O comércio ambulante à beira-mar é cada vez mais diversificado, mas nada o impede de planejar seu lanche com antecedência. Tente levar para a praia frutas, cookies, biscoitos integrais e frutas secas, que rendem um lanche saudável, nutritivo e seguro!
- Se eventualmente não der pra levar a lancheira, entre as dezenas de opções oferecidas pelos ambulantes, dê preferência às mais saudáveis, como milho cozido, água de coco, sucos naturais e vitaminas de frutas preparados na hora. Mas lembre de ficar atento às condições de higiene do local.
 
A assistente social Samanta Conceição, da equipe TopMed, sugere a experiência do voluntariado como programa para as férias.
 
- Além de descansar e curtir a família, separe um tempo das férias para doar-se a alguém, participando de ações sociais na comunidade, sendo voluntário em alguma instituição sócio-assistencial ou, quem sabe, visitando instituições que abrigam crianças e idosos carentes.
- Doar-se é sempre um ato de amor verdadeiro, ao próximo e a si próprio, porque o carinho e atenção dados nestas situações é tão gratificante que volta na mesma medida.
 
Para a médica Renata Zobaran, diretora de marketing da TopMed, a mudança de estação sugere atenção extra com os idosos.
 
- As pessoas de mais idade são mais suscetíveis às mudanças bruscas de temperatura e ficam desidratadas com mais facilidade. Como nos idosos os mecanismos reguladores do organismo funcionam com menos eficiência, a percepção da sede e detecção de falta de água corporal ficam prejudicadas.
- A desidratação é uma situação grave, principalmente para os idosos, e pode ser provocada por altas temperaturas, pouca ventilação no ambiente, alta umidade relativa do ar ou mesmo um vestuário inadequado que provoque aumento da transpiração.
- Outros fatores que merecem atenção, pois podem aumentar o risco de desidratação, são o uso de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário, a função renal diminuída e a incontinência urinária.
- A desidratação pode causar confusão mental com sérias complicações, já que as células do cérebro estão entre as mais propensas à desidratação. A redução abrupta do líquido corporal pode provocar graves lesões também nos rins e fígado. Além disso, a pressão arterial pode cair, causando tontura e facilitando as quedas, o que agravaria ainda mais o quadro.

Fonte: Imprensa
Autor: Ana Lavratti
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br