TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CDL Porto Alegre: vendas de Natal vão superar R$ 1,2 bi na capital do RS
   
     
 


13/12/2011

CDL Porto Alegre: vendas de Natal vão superar R$ 1,2 bi na capital do RS
Pesquisa da CDL Porto Alegre indica que consumidores devem comprar, em média, até 7 presentes

Uma economia estabilizada e o pleno emprego são os responsáveis pelo otimismo do porto-alegrense neste Natal. A pesquisa "Hábitos de Consumo para o Natal", realizada pela Rohde&Carvalho com exclusividade para a CDL Porto Alegre, identificou que cada consumidor pretende dar em média sete presentes. Os que devem gastar R$ 50 representam 48,2%, enquanto que 33,3% investir entre R$50 e R$100. Com isso, o comércio da Capital deverá movimentar R$ 1,296 bilhão, um total 8% superior ao verificado no mesmo período de 2010. "Vamos vivenciar mais um Natal com indicadores significativamente atraentes. Há indicadores, como a redução do IPI de alguns produtos, que sustentam este otimismo", comenta Vilson Noer, presidente da entidade.

Conforme dados apresentados na pesquisa, que entrevistou 400 pessoas na segunda quinzena de novembro, nos principais pontos de comércio da Capital, filhos (46,3%) e marido/esposa (37,8%) lideram as preferências para quem será presenteado.

Ainda de acordo com o estudo, os itens mais procurados para presentear devem ser: roupas (60,8%), brinquedos (38%), calçados (21,8%) e perfumaria (18%). No entanto, quando os entrevistados são questionados sobre o que gostariam de ganhar, o ranking muda apenas no item brinquedos: roupas (21,3%), calçados (12,8%), perfumaria (9,5%) e livros (6,3%). Se consideradas apenas as mulheres respondentes, os produtos preferidos são roupas, calçados, bijuterias e acessórios, enquanto que os homens indicam perfumaria, bebidas, livros, eletrônicos e artigos esportivos.

Do total das compras, 58,4% deverão ser feitas à vista - dinheiro 61,7% e cartões de débito 37,8% lideram as indicações, enquanto 44,4% a prazo. O percentual de compras à vista subiu na comparação com 2010, onde a opção foi indicada por 44,8% dos entrevistados. Conforme o levantamento, 74,6% dos entrevistados indicaram que as promoções fariam antecipar as compras no ponto de venda, sendo que 58,8% costumam ir ao Centro da Capital em busca de melhores ofertas no Natal.

Os dados indicam ainda que 43,9% vão comprar itens de marcas conhecidas, sendo que 45,7% preferem shopping centers e 43,9% lojas de rua. Para 56% dos pesquisados o principal problema do Natal são as lojas lotadas. Algumas curiosidades foram apontadas na pesquisa: i) para 68,8% dos entrevistados, saber que uma empresa se preocupa com questões sociais estimula a comprarem seus produtos; ii) 61,1% acabam comprando presentes para si quando saem para comprar presentes de Natal; iii) Para 53,6%, a decoração das lojas é determinante para as compras de Natal.

Fonte: CDL Porto Alegre
Autor: Grazielle Araujo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br