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Consumidores reclamam de sites de compra coletiva
   
     
 


01/11/2011

Consumidores reclamam de sites de compra coletiva
Descontos nesses sites chegam a 90%. Compradores se queixam da demora na entrega dos produtos.

A demora na entrega de produtos comprados em sites de compras coletivas tem levado consumidores a procurar o Procon. As promessas de desconto de até 90% e a comodidade de comprar sem sair de casa são os principais atrativos desses sites. O SPTV desta terça-feira (1º) mostrou histórias de duas pessoas que se encantaram com as promoções, compraram e pagaram, mas até hoje estão esperando a chegada dos produtos.

O consultor de tecnologia de informação Carlos Limberte comproum um tablet em uma promoção. O produto que custava R$ 950 era vendido por R$ 379. “Então me chamou bastante a atenção e como era em julho, a ideia seria eu comprar para outubro para eu dar de presente pro meu filho”, diz Limberte. A promessa da empresa era entregar no dia 5 de setembro, mas a mercadoria ainda não chegou. Carlos reclamou em uma rede social e aí apareceram mais de 500 pessoas na mesma situação. A empresas, antes tão atenciosa, não respondeu mais.

“Até mais ou menos dia 16 de setembro eles estavam respondendo. A partir daí, eles passaram a não responder mais nenhum e-mail sobre esse assunto. Mesmo que eu receba nessa semana ou na outra não vai pagar o preço que é uma criança ficar perguntando, questionando um presente. Eu tive que comprar outra coisa no lugar que era o que ele queria para poder substituir. Então, vou entrar com uma ação dos danos e perdas morais”, planeja o consultor.

Emerson Marques, estudante, também comprou, pagou e não recebeu o grill. “Eu comprei no dia 16 de setembro pelo site de compras coletivas e nunca recebi o produto”, reclama. Primeiro, a empresa disse que tinha problemas no cadastro do estudante. Depois, num segundo contato, propôs um crédito de R$ 35, cinco a mais do que ele pagou para gastar no site. Ele não aceitou e respondeu que quer o grill ou o dinheiro de volta. “Se o site já não entregou esse, por que eu compraria outros? Não vejo motivos”, questiona.

Reclamações
 

O número de reclamações no Procon aumentou quatro vezes no último ano. No primeiro semestre de 2010, foram 2.781 reclamações de problemas na entrega. No mesmo período, neste ano, foram 11,302 queixas. De janeiro a julho do ano passado, 1.184 consumidores foram até o Procon porque receberam produtos comprados na internet com defeito. Em 2011, o número quase dobrou e chegou a 2.215 reclamações.

Entregas
 

Carlos recebeu o produto logo depois que a reportagem foi feita, mas disse que o tablet veio com defeito e menor que o combinado. O site de compras coletivas Groupon, onde as compras foram feitas, pediu desculpa para os dois clientes e disse que eles vão ser procurados. Se eles não quiserem o produto, vão receber todo o dinheiro de volta.

Fonte: G1 (SP)
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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