TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Free shops em cidades gêmeas na fronteira
   
     
 


31/10/2011

Free shops em cidades gêmeas na fronteira
Comissão de Finanças e Tributação aprovou proposta na semana passada

Arquivo/ Gustavo Lima  
Jerônimo Goergen  
Jerônimo Goergen restringiu autorização às cidades gêmeas de municípios estrangeiros  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (26) proposta que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em cidades caracterizadas como gêmeas de municípios estrangeiros, cujos centros urbanos estão fundidos.

A legislação atual (Decreto-lei 1455/76) autoriza a existência desses estabelecimentos apenas em determinadas áreas de portos e aeroportos.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), ao Projeto de Lei 6316/09, do deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta original autorizava os free shops em rodovias federais localizadas em toda a faixa de fronteira do País.

O substitutivo também proíbe a venda, nessas lojas, para pessoas jurídicas e cria um regime de tributação diferenciada – o Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN) – para adequar a proposta à legislação nacional.

Para Jerônimo Goergen, a medida deve aumentar a oferta de emprego “tanto na indústria, quanto no comércio, pois certamente aumentará a demanda por produtos manufaturados”. Além disso, segundo ele, a proposta atrairá mais turistas para o Brasil. “Será estimulado especialmente o turismo de compras, da mesma forma que turistas brasileiros são levados à fronteira atraídos pelos baixos preços oferecidos pelos vizinhos que adotam tal modelo”, argumentou.

Tramitação
 

A proposta, que tramita de forma conclusiva, já foi aprovada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
Edição – Daniella Cronemberger

Fonte: Agência Câmara
Autor: Carolina Pompeu
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


Cristiano Bagé/RS/Tchê 
Como já dizia uma antiga máxima: "Se você não consegue ir contra seus inimigos, junte-se à eles" - Já que o estado não consegue controlar e TRIBUTAR o que entra em suas fronteiras, junte-se a eles facilitando o comércio e o recolhimento de taxas. Ainda vai chegar o dia que a roubalheira vai ser tanta, que vamos ser incentivados a ter mais filhos para sustentar essa corja.
02/11/2011 
   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br