A inovação é hoje percebida como um grande elemento de transformação de ideias para as empresas. É fundamental como elemento de sobrevivência e competitividade. Foi com este tema que o consultor e sócio da INDEXtech, Hipárcio Stoffel, tratou sobre "Gestão Estratégica da Inovação", ontem, 27, no Almoço do Varejo, evento promovido pela CDL Porto Alegre, no Plaza São Rafael.
De acordo com Stoffel, a inovação pode ser aplicada desde um micro e pequeno negócio a organizações de médio e grande porte, sejam elas de mercado local, regional, nacional ou internacional.
Pensando a inovação como um processo, ela se transforma em um esforço sistemático e proativo, tornando uma fábrica de ativos para a organização. Para que haja sucesso, comenta Stoffel, é preciso de um método e um processo claros de como estimular e capturar ideias. "A gestão da estratégia é a grande fonte da inovação e o posicionamento competitivo da Organização é essencial para a inovação", disse.
Conforme o consultor, as dimensões da gestão estratégia da inovação são liderança, estratégia, pessoas, método e ambiente. Ele também argumentou como a inovação é vista pelo cliente. Segundo ele, as ações devem passar pela expectativa, ou seja, atender o que é esperado, um preço bom e competitivo, atendimento diferenciado e funcionalidade do produto, além da experiência do consumidor, sendo essa ferramenta essencial. "A experiência, na visão do cliente, é uma forma de criar uma rede, uma identidade com a marca e deve estar de acordo com o modelo de negócio e a estratégica da empresa", constatou.
Stoffel ressaltou a importância de criar uma cultura inovadora na empresa para ser inserida no mercado. "Romper o modelo de negócio, trazer a inovação para o consumo", completou. Conforme o especialista, orientar a inovação para o produto consiste em recriar a regra do mercado a partir de uma nova composição de oferta. Isso pode se caracterizar por um negócio genuinamente novo ou a reconstrução de um já existente.
Segundo o presidente em exercício da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, a palestra foi rica em conteúdo. "Hipárcio falou de um tema fundamental e conseguiu traduzir tópicos muito ricos. Ele demonstrou que a inovação deve sim fazer parte do planejamento estratégico de toda a empresa", salientou.
A próxima edição do Almoço do Varejo será realizada no dia 25 de outubro, com o tema "Gestão de pessoas: mudanças e perspectivas do mercado de trabalho no varejo para 2012". No palco estão os diretores de RH, Clarisse Costa, das Lojas Renner e Francisco Batista, da Colombo, e a gerente de RH da Paquetá, Sabrina Lisbôa Marques.