O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP). Ele diz que o sistema financeiro brasileiro é um dos mais competitivos e lucrativos, mas costuma ocupar o topo do ranking de reclamações do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e dos Procons.
“O desrespeito aos usuários do sistema financeiro é flagrante: nos altos preços das tarifas e juros, no tempo nas filas, na discriminação aos cidadãos de menor poder aquisitivo, na insegurança nas agências e na exposição de dados pessoais a estranhos, via terceirização dos serviços. A verdade é que essa inclusão dos consumidores, pertencentes principalmente às classes C e D, não é feita com a garantia e clareza da informação”, afirma Santiago.
Outras reclamações correntes, segundo dados oficiais, são as cobranças indevidas, o não recebimento de cópia dos contratos firmados, os custos abusivos dos contratos e o desconto de serviços não consumidos.
Convidados
Devem ser convidados representantes do Banco Central, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Ministério Público do Consumidor.
A data do seminário não foi definida.