TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Varejo gaúcho ainda mais atento às fraudes
   
     
 


13/05/2011

Varejo gaúcho ainda mais atento às fraudes
CDL Porto Alegre reuniu mais de 200 lojistas nessa 5ª feira (12), no 2º Encontro sobre Fraudes no Varejo, com a presença de painelistas especialistas no assunto
 

Um dos maiores problemas enfrentados pelo varejo atualmente são as fraudes. Além de prejuízos para os lojistas, os consumidores muitas vezes saem lesados, em decorrência, por exemplo, de clonagens e de uso de documentos falsos. Diante desta realidade, a CDL Porto Alegre reuniu mais de 200 lojistas nesta quinta-feira (12), no 2º Encontro sobre Fraudes no Varejo, com a presença de painelistas especialistas no assunto.

Um dos pontos abordados foi a expansão dos crimes informáticos, que com o crescimento do e-commerce, se tornou mais uma porta para os fraudadores. De acordo com o Delegado Marcinio Tavares Neto, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos, as fraudes eletrônicas causaram um prejuízo de R$ 500 milhões no Brasil em 2010. "Apenas 19% dos casos são denunciados, pois geralmente as instituições financeiras não informam à polícia", conta.

A dica para os lojistas é que reforcem a segurança das informações hospedadas nos seus sites, que é por este canal que os hackers retiram os dados. Para os consumidores, é necessário sistemas operacionais originais, antivírus atualizados e atenção às orientações de segurança das instituições que acessam, além de não clicarem em links ou arquivos suspeitos.

É necessário que todos fiquem atentos ao perfil dos golpistas, o que muitas vezes não é tão fácil. "Eles são prestativos, prepotentes, passam credibilidade, procuram ter mais intimidade e tem um poder de sedução que engana muita gente", acrescentou Susana Ivanosca, perita criminalista.

A CDL Porto Alegre está lançando novas ferramentas e processos que irão contribuir para o varejista analisar melhor a concessão de crédito e tomar decisões mais seguras. "Esta interação com os lojistas é fundamental para que o varejo gaúcho se unifique na busca de soluções. A CDL, atenta às necessidades de suas associadas e também preocupada com os consumidores, está sempre buscando novas formas de desenvolver e fortalecer o comércio", analisou Ricardo Guimarães, Diretor Executivo da organização.

Fonte: CDL Porto Alegre
Autor: Grazielle Araujo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br