Um dos maiores problemas enfrentados pelo varejo atualmente são as fraudes. Além de prejuízos para os lojistas, os consumidores muitas vezes saem lesados, em decorrência, por exemplo, de clonagens e de uso de documentos falsos. Diante desta realidade, a CDL Porto Alegre reuniu mais de 200 lojistas nesta quinta-feira (12), no 2º Encontro sobre Fraudes no Varejo, com a presença de painelistas especialistas no assunto.
Um dos pontos abordados foi a expansão dos crimes informáticos, que com o crescimento do e-commerce, se tornou mais uma porta para os fraudadores. De acordo com o Delegado Marcinio Tavares Neto, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos, as fraudes eletrônicas causaram um prejuízo de R$ 500 milhões no Brasil em 2010. "Apenas 19% dos casos são denunciados, pois geralmente as instituições financeiras não informam à polícia", conta.
A dica para os lojistas é que reforcem a segurança das informações hospedadas nos seus sites, que é por este canal que os hackers retiram os dados. Para os consumidores, é necessário sistemas operacionais originais, antivírus atualizados e atenção às orientações de segurança das instituições que acessam, além de não clicarem em links ou arquivos suspeitos.
É necessário que todos fiquem atentos ao perfil dos golpistas, o que muitas vezes não é tão fácil. "Eles são prestativos, prepotentes, passam credibilidade, procuram ter mais intimidade e tem um poder de sedução que engana muita gente", acrescentou Susana Ivanosca, perita criminalista.
A CDL Porto Alegre está lançando novas ferramentas e processos que irão contribuir para o varejista analisar melhor a concessão de crédito e tomar decisões mais seguras. "Esta interação com os lojistas é fundamental para que o varejo gaúcho se unifique na busca de soluções. A CDL, atenta às necessidades de suas associadas e também preocupada com os consumidores, está sempre buscando novas formas de desenvolver e fortalecer o comércio", analisou Ricardo Guimarães, Diretor Executivo da organização.