TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Os 63 anos de independência do Estado de Israel
   
     
 


11/05/2011

Os 63 anos de independência do Estado de Israel
Vereador Cecchim homenageia data em sessão solene na Câmara Municipal de Porto Alegre

Cecchim entre Poziomyck (E) e Milititsky (D)

Na tarde desta terça-feira, 10.05.11, o vereador Idenir Cecchim homenageou os 63 anos de independência do Estado de Israel.
 
A sessão solene teve início às 15h, e contou com a presença do Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Jarbas Milititsky, do Diretor Executivo da Federação Israelita-RS, Albert Poziomyck, do presidente do Conselho Geral da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Henry Chmelnitsky, do representante do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jaime Pittermann, do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz. Além de rabinos, professores e alunos do Colégio Israelita, do Centro Hebraico, também de representantes de outras entidades judaico-israelitas.
 
 
Leia o discurso na íntegra

"Quero iniciar minha fala contando uma conversa que tive com meu colega de secretariado, também Vereador de Porto Alegre, meu amigo de muitos anos, ISAC ANHORN, que já enfermo me fez um pedido: 
 
“Cecchim, você que está fazendo o Camelódromo, queria que fizesse uma coisa que pra mim é muito importante, organize o nosso Mercado do Bom Fim.”
 
Querido Isaac, hoje eu posso dizer que o Mercado do Bom Fim está restaurado bonito e bem freqüentado.
 
No dia de hoje, 10 de maio de 2011, 05 de YAR de 5771, pelo calendário hebreu, celebramos os 63 anos do Estado de Israel. 
 
Após exatos 1878 anos de exílio forçado, desde quando tropas romanas destruíram o Segundo Templo e acabaram com a soberania judaica sobre Jerusalém, até o dia 14 de maio de 1948, quando Ben Gurion leu a Declaração de Independência, o povo judeu viveu uma diáspora em que, com raras exceções, foram vítimas da intolerância e da perseguição, que culminou com o genocídio praticado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. 
 
Nos escombros dos PROGROMS e do Holocausto, este povo conseguiu reunir força e talento, para retornar ao seu lar histórico e ali criar uma das sociedades mais dinâmicas, democráticas e avançadas do mundo.
 
Declarada a Independência, 7 países vizinhos invadiram a jovem nação, que enfrentou meses de uma guerra desigual, mas que foi vencida pela determinação e convicção de que não há outro lar nacional para os judeus, senão o Estado de Israel.
 
Paralelamente aos avanços sociais e científicos, este jovem país recebeu imigrantes de mais de 100 nacionalidades, que tem em comum sua cultura, religião e a saga de permanecerem unidos, desde a Idade Antiga.
 
A população de Israel cresceu de 600 mil para 7 milhões de habitantes nestes 63 anos, oferecendo a estas pessoas, padrão de vida de sociedades desenvolvidas.
 
Além disso, em 3 ocasiões (1956, 1967 e 1973) Israel teve que enfrentar novas guerras, com nações maiores e muito mais populosas.
 
Os enormes desafios na segurança, não impediram Israel de se tornar uma das referências mundiais em manejo de água, agricultura e tecnologia. Suas cidades e campo vibram os avanços modernos.
 
A Universidade Hebraica de Jerusalém, criada, entre outros, por Albert Einstein, hoje ostenta um nível acadêmico comparável às melhores instituições do mundo, o que se comprova pela obtenção de 7 prêmios Nobel, para seus pesquisadores, nos últimos 10 anos.
 
A produção artística, cultural, o desenvolvimento da nanotecnologia, a pesquisa na área médica, a tolerância, a liberdade de expressão e a democracia, são características deste pequeno país que, embora siga enfrentando enormes riscos a sua segurança mantem sua sociedade aberta e plural.
 
A convite da Federação Israelita do RS, tive o privilégio de representar o prefeito Fogaça na missão comercial a Israel, onde fizemos as tratativas para a ampliação da Empresa Elbit em Porto Alegre, uma das maiores do mundo em Tecnologia e Defesa.
 
Hoje, temos a alegria de ver a expansão da Elbit através da AEROELETRONICA, gerando empregos e renda para nossa cidade.
 
Tive a honra de ser o portador do convite para o prefeito de Haifa vir à POA, e aqui o recebemos numa visita oficial, iniciando o processo de irmanamento entre POA e Haifa.
 
Desde esta longínqua Porto Alegre, no sul do Brasil, enviamos nossas maiores saudações ao povo de Israel e, deste Brasil pacífico, nossos desejos de que as negociações entre judeus e árabes, levem ao entendimento, convivência e à paz, tão sonhada por todos.
 
E para finalizar cito o maior escritor judeu do Brasil:
 
"Sou parte de uma longa corrente humana formada desde os tempos bíblicos até nossos dias, a corrente do judaísmo. Reconheço-me nos milhões de seres humanos com quem partilho a condição judaica; sofri com aqueles que foram perseguidos, morri com aqueles que foram exterminados, mas orgulho-me daqueles que deram a sua contribuição à humanidade, nas artes, nas ciências, na literatura, na política.”
Moacyr Scliar
 
Shalon e Obrigado".
 
Veja mais fotos na galeria. (clique aqui)

Fonte: Vereador Idenir Cecchim
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br