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Varejo registra alta de 6,53% nas vendas do Dia das Mães, diz CNDL
   
     
 


10/05/2011

Varejo registra alta de 6,53% nas vendas do Dia das Mães, diz CNDL
Resultado veio acima da projeção inicial da entidade, de crescimento de 6%
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apurou alta de 6,53% nas vendas do varejo na semana que antecedeu o Dia das Mães, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado veio acima da projeção inicial da entidade, de crescimento de 6%, e refere-se à variação registrada entre 2010 e 2011.
 
O índice foi calculado com base nas vendas entre o último sábado de abril e o primeiro de maio, véspera do Dia das Mães. Em 2010, o indicador havia registrado variação positiva de 9,43% no período, conforme dados do SPC Brasil.
 
Segunda melhor data para o varejo no ano, a alta das vendas no Dia das Mães refletiu o bom momento do consumo interno, o que reforça o otimismo dos comerciantes para as próximas datas festivas de 2011, como Dia dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal. “Ainda que o cenário interno esteja bastante adverso, com aumento de juros e pressão inflacionária, o brasileiro tem mantido sua intenção de consumo, até porque passou bastante tempo apenas presenteando com lembrancinha”, avalia o economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
 
Segundo explicou, as vendas se concentraram nos segmentos de vestuário e calçados, além de perfumaria, jóias e semijóias. O gasto médio com presentes ficou em torno de R$80,00, conforme previsão inicial da entidade.
 
Enquete
 
O otimismo do varejo também foi verificado por meio de uma enquete que foi ao ar na segunda quinzena de abril no site da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A consulta mostrou que 52% dos lojistas esperavam vender até 10% a mais no Dia das Mães deste ano, enquanto que 28% esperavam uma alta superior a 10% nas vendas em relação ao resultado de 2011.
 
Lojistas que previam queda de até 10% nas vendas somaram 4% dos consultados, e os que apostam em retração superior a 10% totalizaram 8%. Pessoas que não esperaram aumento ou queda nas vendas somaram outros 8%.

Fonte: In Press Porter Novelli
Autor: Deco Bancillon
Revisão e edição: André Lacasi

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