TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cidades com área de risco poderão ser obrigadas a ter plano diretor
   
     
 


10/05/2011

Cidades com área de risco poderão ser obrigadas a ter plano diretor
Elas devem elaborar e aprovar um plano diretor, no prazo de cinco anos, como forma de evitar desastres provocados por ocupação irregular do solo
[Foto: Fernanda Freire/bioDiversa (A utilização desta foto foi autorizada apenas para uso da Agência Senado)]

A proposta (PLS 23/11), que altera o Estatuto das Cidades, é do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e deverá ser votada na quarta-feira (11) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em caráter terminativo. O projeto tem parecer favorável do relator, senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Lindbergh entende que a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e várzeas de rios, não ocorre apenas nas grandes cidades, mas também nas pequenas, que não são obrigadas a aprovar um plano diretor de ordenamento territorial.

Para o senador, o combate à ocupação irregular do solo é o principal instrumento de prevenção de tragédias como a ocorrida na região serrana do estado do Rio de Janeiro, no início deste ano. O senador acredita que um plano diretor de conteúdo simplificado conteria a ocupação das áreas de risco em cidades menores.

O relator Ciro Nogueira considera inconcebível que áreas sensíveis possam ser ocupadas sem qualquer planejamento, colocando em risco não apenas seus moradores, mas também os vizinhos e a população em geral. Ele assinala que, apesar disso, ainda há amplas áreas do território nacional que não dispõem de plano urbanístico, o que as deixa vulneráveis a uma ocupação predatória do solo.

- A rigor, toda a ocupação do território nacional deveria ser planejada, mediante a aprovação de planos diretores municipais, orientados por planos estaduais e federais de ordenamento territorial - afirma no relatório.

Fonte: Agência Senado
Autor: Ricardo Icassatti
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br