TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
43% das mulheres não têm dificuldade em conciliar maternidade com carreira
   
     
 


09/05/2011

43% das mulheres não têm dificuldade em conciliar maternidade com carreira
Estudo mostra ainda que 34% das entrevistadas têm pouco tempo para passar com seus filhos
A participação feminina no mercado de trabalho vem aumentando a cada dia. Hoje, muitas delas são chefes no trabalho e em casa. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 42,6% das pessoas profissionalmente ativas eram do sexo feminino. E de acordo com o último levantamento Mães Contemporâneas, realizado pelo IBOPE em 2006, 51% dessas brasileiras são mães (17 milhões) e 43% delas chefes de família. Mas como será para essas mulheres conciliar a carreira com a maternidade? Essa é uma tarefa fácil ou elas se sentem culpadas por dedicar por tempo aos seus filhos? A produtividade feminina diminui quando elas se tornam mães?
 
Para saber o que pensam essas profissionais sobre a relação entre maternidade e carreira, a Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa online com 150 executivas de todo o Brasil. Das profissionais ouvidas 43% afirmam não ter nenhuma dificuldade para conciliar as duas atividades. Das demais, 34% afirmam que a maior dificuldade é ter pouco tempo para passar com seus filhos, 12% acreditam sofrer preconceito dos chefes e dos gestores por serem mães; 7% dizem que o afastamento por licença maternidade as deixou desconectadas dos negócios da empresa; e 4% delas afirmam que a dificuldade é não conseguir se focar no trabalho tanto quanto gostariam por causa dos filhos.
 
Há tempos a imagem da mulher que ficava em casa cuidando dos filhos enquanto o pai trabalhava fora não existe mais. Em alguns casos os papéis estão se invertendo e muitos homens acabam ficando em casa enquanto a mulher sai para trabalhar. Elas levaram algumas décadas até se acostumar com essa “dupla jornada”. “Pelos números da nossa pesquisa podemos observar que trabalhar e cuidar dos filhos não é dificuldade para as novas executivas, isso já está incorporado a sua rotina. Com a conquista de espaço cada vez maior no mercado de trabalho e com o destaque que elas vêm tendo como líderes de equipes elas têm se sido cada vez mais bem sucedidas”, afirma Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com Brasil.
 
Por outro lado, as empresas também mudaram seu olhar para o sexo feminino e não deixam de contratar uma funcionária por ela ser ou não mãe. Para complementar a pesquisa, a Trabalhando.com Brasil conversou com os responsáveis pelo departamento de recursos humanos de 30 empresas – de médio e grande porte – para saber a porcentagem de mães que essas empresas têm em seu quadro de funcionários. Os números não surpreendem: 50% das empresas entrevistadas têm 10% de mães trabalhando atualmente, 20% têm mais de 30% de funcionárias com filhos; 10% tem 20% e os 20% restantes têm menos de 10% funcionárias com filhos em seu quadro.
 
Sobre a Trabalhando.com Brasil
 
A Trabalhando.com, subsidiária brasileira da empresa chilena Trabajando.com, iniciou suas atividades no Brasil em novembro de 2008 com a missão de se tornar a maior comunidade virtual de trabalho do país. A Trabajando.com nasceu no Chile em 1999 e iniciou sua expansão internacional em 2008 quando se associou ao Grupo Santander por meio do Universia. Além do Brasil, a Trabajando.com tem presença no México, Argentina, Peru, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, Colômbia, Portugal e Espanha. Hoje a comunidade conta com mais de 4.5 milhões de usuários e 350 mil vagas de trabalho, sendo que o Brasil responde por cerca de 30% dessas vagas.
 
Sobre Renato Grinberg
 
É diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, especialista em carreiras, mercado de trabalho e coach de carreira. Grinberg desenvolveu sólida carreira internacional, morou oito anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando trabalhou em empresas como a Sony Pictures e a Warner Bros. Na Warner, foi selecionado para um programa de desenvolvimento de executivos onde apenas quatro profissionais eram selecionados por ano entre centenas de candidatos vindos dos mais prestigiados MBAs americanos. Concluiu seu MBA na University of Southern California – Marshall School of Business, é pós-graduado em Marketing pela University of California – Los Angeles e formado em Composição e Regência pela FAAM.

Fonte: Trabalhando.com
Autor: Flávia Ferreira
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br