TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Restaurantes self-service em shoppings
   
     
 


08/05/2011

Restaurantes self-service em shoppings
Proteste constatou falta de higiene em 28 estabelecimentos em São Paulo
A PROTESTE foi aos seis maiores shoppings paulistanos e verificou que de 30 restaurantes self-service apenas dois apresentavam condições adequadas de higiene e qualidade do arroz, da salada verde e da salada misturada (salpicão, maionese ou tabule). Em 28 restaurantes, os alimentos estavam contaminados com microorganismos que podem causar diarreia, dores abdominais, vômitos e febres – nos casos mais brandos de intoxicação. Apenas o All Parmeggiana, do Leste Aricanduva, e Texano Grill, do Ibirapuera, foram classificados como muito bom. O restante teve classificação ruim.
 
Foram pesquisados restaurantes dos shoppings Leste Aricanduva, Ibirapuera, Central Plaza, Interlagos, SP Market e Morumbi. A PROTESTE enviou os resultados do teste para a Coordenação de Vigilância em Saúde da Covisa, em São Paulo, que repetiu as coletas e análises feitas no Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde da Prefeitura de São Paulo e confirmou os problemas.
 
Após confirmação dos problemas nas condições higiênico-sanitárias destes restaurantes eles foram autuados pela Covisa. Em 30 amostras de arroz, seis apresentaram resultados insatisfatórios; em 30 de salada misturada, 11 tinham problemas; e em 30 de salada verde, 12 não estavam adequadas. Em todas essas amostras com problemas, foram encontrados coliformes.
 
Comer em restaurantes self-service é quase uma imposição da vida moderna. Em geral, sai bem mais em conta e permite uma alimentação mais saudável e equilibrada, em menor espaço de tempo. Mas como garantir que seja saudável diante dos resultados destes testes?
 
Por isso que a PROTESTE pediu para a Covisa atuar mais firmemente junto aos donos de restaurantes por quilo, para que sejam mais rigorosos na aplicação das boas práticas de elaboração dos alimentos. É urgente a melhoria das condições higiênico-sanitárias, em prol da saúde do consumidor.
 
Saladas têm problemas
 
O quesito salada crua foi, basicamente, o que reprovou os 28 restaurantes. Com exceção dos restaurantes Texano Grill (Shopping Ibirapuera) e All Parmegiana (Shopping Leste Aricanduva), nenhum outro conseguiu um conceito superior a "fraco". Alguns dos locais reprovados nas saladas cruas tiveram bom desempenho nas saladas misturadas (salpicão, maionese ou tabule), como foram os casos de : Planet Beer, do Shopping Leste Aricanduva; Viena Express, Super Grill e Ternero Grill, do Morumbi Shopping; Viena Express, do Shopping Ibirapuera; Divino Fogão, do Shopping Interlagos; e All Parmegiana, do Central Plaza. 
 
O Empório Parilla e Axé, ambos do Shopping Leste Aricanduva, mesmo obtendo excelente conceito nas saladas misturadas, foram reprovados no quesito arroz e na salada crua. Os casos mais preocupantes foram do Divino Fogão (do Morumbi Shopping), que foi reprovado no arroz, na salada misturada e alcançou apenas um "fraco" para a salada crua. E o Pequim 2000, do Shopping Leste Aricanduva apesar de obter conceito "aceitável" para o arroz, foi reprovado nas duas saladas.
 
Todos os restaurantes em que foram compradas as refeições: All Parmegiana do Leste Aricanduva, do Central Plaza, de Interlagos e do SP Market; Texano Grill do Ibirapuera; Axé do Leste Aricanduva; Chico Hamburguer do Leste Aricanduva; Coração Mineiro do Leste Aricanduva, do Central Plaza, do Ibirapuera; Divino Fogão do Morumbi, do Leste Aricanduva, de Interlagos, e do Central Plaza; Empório Parrilla do Leste Aricanduva e de Interlagos; Imperio Mineiro de Interlagos; Livorno do Leste Aricanduva e de Interlagos; Mania de Churrasco do Ibirapuera; Maragato Grill do Central Plaza; Mister Árabe do Leste Aricanduva; Mister Sheik de Interlagos; Pequim 2000 do Leste Aricanduva; Planet Beer do Leste Aricanduva; Salens Express do Ibirapuera; Super Grill do Morumbi;Ternero Grill do Morumbi; Viena Express do Morumbi e do Ibirapuera.

Fonte: Proteste
Autor: Vera Lucia Ramos
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br