TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
"Mudança nas regras do cheque é vitória para o lojista", diz CNDL
   
     
 


04/05/2011

"Mudança nas regras do cheque é vitória para o lojista", diz CNDL
Normas adotadas pelo CMN são formas de prevenir o mau uso do cheque, uma importante conquista para o lojista brasileiro
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) avalia que as normas adotadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) como forma de prevenir o mau uso do cheque são uma importante conquista para o lojista brasileiro, que poderá ter mais tranquilidade em aceitar esse meio de pagamento em suas vendas daqui em diante.
 
Atualmente, os cheques ainda representam cerca de 15% dos pagamentos feitos no País, e movimentaram, só em 2010, R$ 1,029 trilhão em 1,12 bilhão em folhas compensadas, segundo dados do Banco Central.
 
A CNDL participou ativamente das discussões em audiência pública para formulação dessa nova regulação das operações com cheques, e reforça que várias das reivindicações feita pelos lojistas foram atendidas pelo CMN na resolução aprovada na última quinta-feira.
 
Entre elas, a norma que proíbe a sustação voluntária do cheque por suspeita de roubo ou furto, que antes podia ser feita sem que o cliente fosse obrigado a apresentar boletim de ocorrência. “Isso fortalece o cheque e reduz o risco contraordem (devolução por falta de fundos)”, diz o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, que também cita que, agora, o cliente que fizer um falso boletim de ocorrência responderá também por falsa comunicação de crime.
 
Pellizzaro Junior também comemora a decisão de obrigar os bancos a imprimirem nas folha de cheque a data em que o talonário foi expedido pela instituição financeira. “Foi uma medida muito feliz, porque reduz o volume de cheques devolvidos por aquelas pessoas que, ao saberem que estavam com problemas, iam ao banco pegar diversas folhas de cheque com o objetivo de passar muito tempo dando calote na praça.”
 

Fonte: In Press Porter Novelli
Autor: Deco Bancillon
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br