TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Melhorias no atendimento
   
     
 


04/05/2011

Melhorias no atendimento
Procon/RS e concessionárias de energia debateram, na manhã dessa terça-feira (3), melhorias no atendimento aos consumidores

Proposta pelo Procon, a reunião foi motivada pela demora no atendimento e no restabelecimento da energia elétrica após o temporal ocorrido em diversos municípios do Estado durante o feriadão de Páscoa.

Depois de quase duas horas de reunião, o Procon propôs algumas ações para facilitar o atendimento dos consumidores, que tiveram o aval das concessionárias. Uma delas será o monitoramento mensal, por parte do Procon, do serviço prestado, independentemente de temporais. "Hoje, não há o cumprimento do atendimento", alertou o diretor estadual do Procon, Cristiano Aquino, referindo-se à legislação que protege os consumidores.

Também fazem parte das medidas uma maior divulgação, pelos meios de comunicação, do prazo para o restabelecimento da energia e das ações das empresas para resolver os problemas, em caso de temporais, bem como o uso de ferramentas alternativas (mensagens SMS e Twitter) para informar aos consumidores. A formação de um comitê permanente para discutir melhorias nos serviços foi outra sugestão apresentada. Todas as medidas serão incluídas em um documento elaborado pelo Procon e que será encaminhado às concessionárias para análise.

Durante o encontro, os dirigentes das concessionárias admitiram dificuldades para atender os consumidos em dias de temporais devido à grande demanda e falta de informação. A AES Sul, por exemplo, recebeu em quatro dias - feriado de Páscoa - mais de 77 mil ligações. Em dias normais, segundo o diretor operacional da empresa, Eduardo Girardi, a média é de 12 mil ligações no mesmo período. "Esse último evento foi um impacto muito grande, muito além do que imaginávamos", afirmou Girardi, acrescentando que o call center não teve condições de atender a todas as solicitações.

Já o diretor de distribuição da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Rubem Cima, admitiu que na primeira hora do corte no fornecimento de energia é difícil, para a empresa, informar sobre os problemas que causaram a interrupção. Além disso, Cima disse que nesses casos, o call center não comporta o atendimento. "Também reconhecemos que as pessoas tentam e não conseguem ligação", afirmou o diretor da CEEE, acrescentando que só no dia 23, a concessionária recebeu 31 mil ligações. Segundo ele, a empresa está providenciando o uso de torpedo para ajudar no repasse de informações aos consumidores.

O diretor executivo da Rio Grande Energia (RGE), Luís Henrique Ferreira Pinto, por sua vez, afirmou que "nenhuma empresa do setor elétrico lucra com o desligamento". Ele informou que a concessionária tem feito investimentos para melhorar e qualificar os serviços prestados, mas que, às vezes, é difícil chegar a alguns locais, principalmente, no meio rural para dar uma resposta mais rápida à solicitação do cliente.

A exemplo da RGE, a AES SUL e a CEEE informaram que estão fazendo investimentos para melhorar o atendimento e a comunicação com os clientes. Representante do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, a dona de casa Edy Mussoi sugeriu que as concessionárias façam um melhor aproveitamento dos meios de comunicação para levar informações à população. "O consumidor quer mesmo é ser informado", afirmou ela.

Também participaram da reunião representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública.

Fonte: Governo do Estado do RS
Autor: Gabriel Gabardo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br