TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Segurança nos condomínios
   
     
 


03/05/2011

Segurança nos condomínios
O que é e como utilizar corretamente a clausura
 

Ultimamente, a ousadia dos assaltantes têm colocado em risco os moradores de muitos condomínios, até mesmo os que contam com equipamentos de segurança.

Segundo especialistas, o grande fator de vulnerabilidade dos condomínios diz respeito a desatenção dos próprios moradores e a resistência de adaptação por parte dos próprios condôminos as medidas restritivas de acesso, especialmente em relação a visitantes, entregadores e prestadores de serviços. No entanto, é preciso encarar esses procedimentos como um mal necessário, pois os criminosos se aproveitam justamente de momentos de desatenção ou desleixo na segurança para agir.

O portão da garagem é o ponto mais vulnerável do condomínio. A lentidão dos portões aliada ao grande espaço disponível facilita a ação de assaltantes. O ideal é uso de dois portões, conhecidos como clausura, onde o segundo só abre depois que o primeiro fechou. Se o objetivo é proteger o acesso e vigiá-lo ao máximo, o ideal é que o condomínio tenha o mínimo de entradas possíveis. A guarita, preferencialmente blindada, deve ficar entre o portão de veículos e o de pedestres.

Também é fundamental oferecer treinamento aos porteiros, principalmente em relação ao manejo e funcionamento dos equipamentos de segurança. Os funcionários da portaria jamais devem abandonar seu posto para prestar serviços particulares a condôminos. Também nunca devem ir até o portão para atender estranhos, possibilitando imobilização por arma de fogo. Ao atender estranhos, deves-se sempre manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.No caso de entrega de encomenda, o morador deve comparecer à portaria.

Uso correto da clausura

O significado de clausura é “recinto fechado” ou “estado ou condição de quem não pode sair do claustro”. Em matéria de segurança, o termo clausura foi criado para designar o espaço entre dois portões onde um visitante fica retido até que sua identificação seja confirmada e antes de ter acesso à área interna do condomínio. Esse é um eficiente procedimento de segurança que se obtém simplesmente com a instalação de um segundo portão consecutivo ao primeiro, que através de sistemas elétricos comuns, não podem ser abertos simultaneamente. A ideia é bem simples: o próximo portão só é aberto quando o anterior estiver fechado. Entretanto, seu uso tem gerado dúvidas por parte de síndicos e moradores. Confira abaixo os erros mais comuns referentes ao uso da clausura:

NA GARAGEM

Errado: Não usar sistema de intertravamento (sistema responsável por não permitir que os dois portões abram ao mesmo tempo) e suspender o sistema em horários de pico, para melhorar o trânsito dos automóveis.

Correto: O sistema nunca deve ser desligado e os portões não devem ser abertos simultaneamente.

Errado: Permitir a entrada de carros de visitante cheios.

Correto: Se o condomínio permite a entrada autorizada de visitantes pela garagem, o ideal é que apenas o motorista entre pela garagem e os demais passageiros pela portaria.

NA PORTARIA

Errado: Não querer que familiares ou visitantes esperem pela liberação da entrada, passar pela clausura quando há desconhecidos ali dentro (o certo é esperar a pessoa ser liberada a entrar e depois entrar ou sair por ali) ou deixar os dois portões da clausura abertos.

Correto: Todos os visitantes devem aguardar a liberação da entrada, nunca deve-se entrar na gaiola com estranhos e os portões devem permanecer fechados;

PARA ENTREGAS (Portarias sem passa-volumes)

Errado: O porteiro permitir que o entregador aguarde a chegada do morador dentro da clausura.

Correto: O entregador deve aguardar do lado de fora e entrar somente quando o morador entrar na clausura e fechar o portão interno. Entretanto, segundo especialistas consultados, esse ainda não é o procedimento ideal para condomínios sem passa-volumes. O ideal é evitar o contato físico com o entregador fazendo com que este deixe a encomenda dentro da clausura e saia para então o morador pegar a entrega e deixar o pagamento.

PARA ENTREGAS (Portarias com passa-volumes)

Errado: Morador ou porteiro ter contato físico com entregador.

Correto: Se o condomínio possui passa-volumes, esse deve ser usado sempre devido à sua eficácia quanto à segurança do condomínio. A entrega deve ser feita com o entregador fora do condomínio. O volume é passado pelo dispositivo, que ainda permite que o porteiro assine algum tipo de protocolo, se for necessário.

DICAS

É recomendado que haja, na clausura, um banco para que as pessoas possam esperar sentadas pela autorização da entrada. Uma parte coberta oferece abrigo para a chuva. Para a construção da clausura são indicados materiais fortes, como grades grossas para passar no portão. Vidro não é recomendado. Câmeras de segurança também são bem-vindas nas clausuras já que ajudam o porteiro identificar visualmente o visitante.

Fonte: Condomínio de Notícias – Número 14, Abril de 2011
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br