TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Projeto dá direito de consumidor receber de volta valor pago a mais por energia elétrica
   
     
 


01/03/2011

Projeto dá direito de consumidor receber de volta valor pago a mais por energia elétrica
Projeto é do deputado Eduardo da Fonte, do PP de Pernambuco, presidente da extinta CPI das Tarifas de Energia

Decreto Legislativo Apresentado pelo Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP-PE)  
O Congresso pode obrigar a Agência Nacional de Energia Elétrica a exigir das concessionárias do setor a devolução aos consumidores do dinheiro que tiver sido pago a mais nas contas de luz.

Presidente da extinta CPI das Tarifas de Energia, o deputado Eduardo da Fonte, do PP de Pernambuco, apresentou projeto de decreto legislativo (PDC 10/11) que susta a decisão da Aneel que negou o direito dos consumidores ao ressarcimento relativo a contas de luz de 2002 a 2009.

“É um decreto importante para o nosso país, para que sejam respeitados os direitos do povo brasileiro. Porque constatamos na CPI das Contas de Luz que havia um erro enorme na metologia de reajuste das tarifas das contas de luz. Esse erro foi corrigido, mas os valores pagos a mais pelos consumidores brasileiros não foram devolvidos. Esse cálculo vai ser feito pela Aneel e auditado pelo Tribunal de Contas da União.”

Há dois anos, os integrantes da CPI tentam fazer com que a Aneel exija das concessionárias o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente, sem sucesso.

O deputado Eduardo da Fonte está confiante de que o projeto vai tramitar com rapidez no Congresso, permitindo que o Legislativo dê à sociedade uma resposta mais rápida que um eventual processo no Judiciário.

“Através do Judiciário levará muito tempo, mas através do decreto legislativo é a forma mais rápida, transparente e segura para que o povo brasileiro tenha seus direitos respeitados.”

Eduardo da Fonte estima que as concessionárias tem a devolver entre R$ 7 e R$ 15 bilhões. Mas o deputado Fernando Ferro, do PT de Pernambuco, alerta que obrigar as concessionárias a ressarcir todo esse valor pode trazer desequilíbrio a um setor importante da economia.

Ele sugere um caminho alternativo para evitar esse problema.

“Pode, dependendo da situação, com essa devolução, criar um problema de ordem financeira muito grande para o setor. Então, realmente é preciso verificar a consistência do seu montante e, a partir daí, buscar as negociações possíveis. Talvez isso possa significar, em vez de um ressarcimento, seja uma redução no próximo reajuste. Me parece que é muito mais lógico do que se imaginar que essas pessoas vão receber esse dinheiro. Me parece que isso é inviável de ser realizado. Como vai identificar esse pagamento? Chamar um a um para devolver esse dinheiro? De que maneira vai ser feito isso?”

O projeto de decreto legislativo que busca devolver aos consumidores valores pagos a mais na conta de luz aguarda distribuição às comissões da Câmara.

Fonte: Rádio Câmara
Autor: Alexandre Pôrto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br