TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Lavínia Martins, sócia da Finplan, apresenta dicas de como organizar as finanças
   
     
 


25/02/2011

Lavínia Martins, sócia da Finplan, apresenta dicas de como organizar as finanças
“Após identificar as receitas e despesas, você deve montar um orçamento com a previsão de receitas e os gastos que pretende fazer nos próximos meses”, afirma a especialista

"O primeiro passo para organizar as finanças pessoais é montar o fluxo de caixa em uma planilha, que é a identificação de suas receitas e despesas. Isso sempre trabalhando com a base mensal. Você pode sim usar grandes números, identificados por meio do seu extrato bancário", afirma Lavínia Martins, sócia da consultoria financeira FinPlan.

Segundo Lavínia, a fatura de cartão de crédito é um meio de pagamento e você deve considerar separadamente cada um dos gastos pagos com o cartão para compor o valor despendido em cada grupo de gastos (alimentação, vestuário, transporte, lazer etc).
 
Dessa forma é possível identificar os hábitos de consumo, se a sua receita cobre as suas despesas mensais, se há capacidade de poupança ou não. Nesse caso, pode-se verificar onde é possível cortar gastos para gerar um superávit orçamentário que lhe permita equilibrar receitas e despesas. Com isso, será possível gerar uma sobra para poupar para realizar seus sonhos de consumo no futuro e garantir a sua aposentadoria.
 
Após identificar as receitas e despesas, você deve montar um orçamento com a previsão de receitas e os gastos que pretende fazer nos próximos meses (normalmente fazemos a projeção para 1 ano), lembrando de incluir nessa planilha IPTU, IPVA, seguro do carro, outros seguros e mensalidades e todas as suas despesas fixas mensais (água, luz, telefone, aluguel, combustível, estacionamento etc), declara Lavínia Martins.
 
Assim também será possível prever se a receita será suficiente para cobrir os gastos fixos ou se será necessário cortar alguma coisa, identificando e escolhendo onde cortar os gastos. Lembre-se de que não se vive apenas com gastos fixos; preveja também valores para gastar com lazer, vestuário, férias, presentes,etc.
 
De acordo com Lavínia Martins, é importante sempre pensar em adequar seu estilo de vida à sua renda, para que você seja feliz com o que o seu dinheiro permite consumir. Quando você faz a planilha, consegue enxergar a fotografia de sua vida financeira e cria o hábito de controle. Esse hábito ajudará a ter disciplina e, com o tempo, você fará melhores escolhas para o uso do seu dinheiro, deixará de realizar compras por impulso e passará a pensar melhor sobre cada gasto.
 
A preparação do orçamento é o momento de pensar nos seus sonhos e objetivos para o futuro, dando cara e finalidade para sua poupança. Isso ajuda a criar o hábito de poupar porque você visualiza um objetivo e torna a poupança um evento prazeroso, pois sabe que é a atitude que a ajudará a viabilizar seus sonhos.
 
A previsão de gastos futuros permite que você inclua seus sonhos no orçamento e faça com que eles caibam no seu bolso, tornando a probabilidade de realização deles maior, mais fácil e sem sustos. Depois disso, cada vez que você entrar em uma loja vai parar para pensar duas vezes se aquele produto realmente é importante para você ou se essa compra poderá de alguma forma afetar o valor que você se comprometeu a guardar para realizar a sonhada viagem de férias para o exterior, por exemplo.
 
Com relação ao dinheiro "de bolso" (saques em dinheiro), ele precisa ser controlado se representar um dispêndio muito alto no seu fluxo de caixa, caso contrário ele é a folga financeira que lhe permitirá usufruir de um cotidiano saudável e agradável, consumindo um cafezinho ou chopp com os amigos ou pagando o estacionamento no shopping ou restaurante, conclui Lavínia Martins.

Fonte: Assessoria FinPlan
Autor: Rodney Vergili e Juliana Tancler
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br